Pular para o conteúdo principal

Destaques

Heartstopper: Filme LGBTQIA da Netflix entra em fase de produção

Em pleno mês do Orgulho LGBTQIA , Alice Oseman e a Netflix anunciaram que já começaram as produções do filme de Heartstopper , obra que deve encerrar o universo de Nick e Charlie e seus amigos. Segundo stories publicado pela Alice Oseman, já estão no segundo dia de produção. Há algo simbólico em uma obra como Heartstopper começar a ser produzida no mês do Orgulho LGBTQIA tanto pelo elenco, como pelos personagens representarem cada uma das letras. A notícia deixou os fãs animados. Alguns ainda estão tristes com a notícia de que não será uma quarta temporada, mas um filme. No entanto, de forma geral, o público de fãs de Heartstopper está animado para esta nova jornada. Com personagens secundários tão interessantes, como os principais, há um clima de curiosidade de como o filme vai conseguir abordar tudo. E, claro, um dos focos principais será como Nick e Charlie irão lidar com novos desafios e se vão continuarem juntos. “Nós estamos de volta! A produção começou oficialmente do filme fina...

Escolas de jornalismo ensinam 10 maneiras de usar as mídias sociais

Achei um post interessante no Mashable sobre como as escolas de jornalismo têm ensinado sobre as mídias sociais, escrito por Vadim Lavrusik, em 2009. Decidi traduzir algumas partes, sintetizar e compartilhar aqui no blog. Apesar de já fazer parte da realidade, acredito que no Brasil, poucas instituições de ensino estão trabalhando essa temática dentro das graduações, e o conhecimento sobre o bom uso das mídias sociais pode fazer muita diferença no mercado de trabalho.

Para Lavrusik, com o começo da criação de cargos especiais para administrar as ferramentas de mídias sociais dentro das organizações jornalísticas, as escolas de jornalismo estão começando a reconhecer a necessidade de integrarem as mídias sociais dentro dos seus currículos. "Não significa que as aulas serão no Facebook ou Twitter, os quais vários estudantes já conhecem muito bem. Significa que os professores estão investigando como essas ferramentas podem ser aplicadas para enriquecer a arte da reportagem, produção de notícias e contar a história da melhor maneira possível", explica.

Abaixo seguem 10 formas ensinadas pelas escolas de jornalismo aos estudantes para usar as mídias sociais:

1- Promovendo conteúdos

As mídias sociais estão levando leitores para os sites de notícias e em muitos casos aumentando o tráfico. Isto não acontece somente por meio das contas utilizadas pelas organizações jornalísticas, mas as de seus escritores que tuítam, postam, compartilham e enviam links para os conteúdos da empresa. Cada escritor tem uma rede social, e usando as ferramentas de mídias sociais para promover e distribuir conteúdos, ocorre um aumento do número de leitores potenciais do artigo compartilhado.

2- Entrevistando

Embora sejam muitas vezes desaprovadas, as entrevistas feitas por e-mail tornaram-se regularmente usadas por repórteres. O mesmo conceito pode ser alcançado através de uma mensagem ou chat do Facebook, Google Talk, Seesmic, Skype.

3- Selecionar notícias e pesquisar

O poder de busca em tempo real está fornecendo aos jornalistas informações atualizadas sobre os últimos desenvolvimentos de qualquer novidades, tendências e acontecimentos, em todo o mundo.

4- Selecionar e construir uma lista de contatos

Além de conseguir informações de contato por meio dos perfis, é possível utilizar para procurar fontes ou tuítar questões relacionadas às reportagens.

5- Publicação com Ferramentas Sociais

Há várias ferramentas de mídias sociais que os jornalistas podem utilizar para publicar informações, e esta variedade é algo que os professores de jornalismo devem encorajar os estudantes a explorarem. Publicar por meio das ferramentas de mídias sociais pode ser tão simples quanto atualizar os leitores ou seguidores do Twitter durante uma notícia de última hora ou a construção de um site de notícias todo centrado em torno da conectividade e conversas do Facebook sobre notícias locais.

6- Integração entre blogs e websites

Muitos sites de notícias estão incorporando blogs em suas doses diárias de conteúdos e conversas com os leitores. Também pode ser usado para cobrir eventos.

7- Construção de comunidade e conteúdo rico

Construção de uma comunidade por meio do envolvimento das pessoas e discussão de assuntos importantes para a comunidade. De certa forma, as redes sociais são a nova página editorial, rica em opiniões e idéias.

8- Marca Pessoal

As redes sociais podem ser usadas para construir uma marca pessoal que pode ajudar os estudantes a conseguirem um emprego após a universidade.

9- Ética: lembre-se, você é ainda um jornalista

O reitor de assuntos estudantis da Columbia Graduate School of Journalism, Sree Sreenivasan explica que os estudantes devem ter cautela, pois o que um usuário posta, compartilha ou produz nas mídias sociais refletem no seu julgamento pessoal.

10- Experimente

Se uma ferramenta não está satisfazendo suas necessidades, tente outra ferramenta que funcione melhor. Os estudantes de jornalismo que experimentam as ferramentas podem aprender a usá-las e assim, aplicá-las quando entrarem no mercado de trabalho.

Confira o artigo na íntegra

Mais lidas da semana