Pular para o conteúdo principal

Destaques

Scoop: Jornalistas da BBC e uma entrevista polêmica com príncipe Andrew

Quando um escândalo internacional envolvendo a Família Real estoura, uma jornalista tenta ser a primeira a conseguir uma resposta do príncipe Andrew para a BBC. Scoop é um filme de 2024 sem grandes surpresas para quem acompanhou a cobertura midiática da época, que mostra a importância do jornalismo não se silenciar quando se faz relevante. Um caso que havia sido noticiado há nove anos sobre a amizade de Andrew e Jeffrey Epstein estoura com a prisão do milionário e suicídio. Enquanto jornais de diferentes partes do mundo fizeram cobertura, o silêncio de príncipe Andrew no Reino Unido incomoda a equipe de jornalismo, que tenta persuadi-lo a dar uma entrevista. Enquanto obtém autorização para fazer a entrevista, a equipe de jornalismo mergulha nas informações que a Família Real não gostaria que fossem divulgadas sobre as jovens que faziam parte do esquema de tráfico sexual e as vezes em que príncipe Andrew estava no avião particular de Epstein. O filme foca mais na equipe de jornalismo do

#CBJA - Palestrante explica os Desafios da Rio+20

Ladislau Dowbor em palestra durante
o IV Congresso Brasileiro de Jornalismo Ambiental
Foto: Ben Oliveira
No dia 17 de novembro de 2011 aconteceu no Rio de Janeiro, na Puc-Rio, o IV Congresso Brasileiro de Jornalismo Ambiental. Doutor em Ciências Econômicas pela Escola Central de Planejamento e Estatística de Varsóvia, Polônia, Ladislau Dowbor fez a palestra de abertura com o tema Desafios da Rio+20, onde comentou as crises e oportunidades em tempos de mudança.

Professor titular no departamento de pós-graduação da PUC/SP e da Universidade Metodista de São Paulo, e consultor para agências das Nações Unidas, governos e municípios, Ladislau Dowbor falou sobre os impactos do ser humano no planeta. Aquecimento global, explosão populacional, evolução do PIB, desmatamento, entre outros fatores foram argumentados pelo palestrante.

Para Dowbor, os impactos do aquecimento global são catastróficos, mesmo que muitos pesquisadores digam que não há como comprovar que a Terra está aquecendo e que é assunto de debate.

De acordo com Dowbor, com o aumento do número de pessoas, aumenta-se o consumo. "Hoje somos 7 bilhões de pessoas", falou o palestrante. A pressão sobre o planeta fica evidente e é necessário começar a pensar de maneira inteligente no que estamos comprando, consumindo e seus processos.

Apesar do PIB estar evoluindo, Dowbor chama a atenção para o fato de que esse mede o ritmo de uso de recursos, não mede os resultados e a consequente redução de estoques. "Essa melhoria material da nossa vida é limitada para a qualidade de vida", ressaltou. Apesar do aumento do PIB, o palestrante contou que as pesquisas de satisfação de vida se mantêm estáveis ou declináveis.

"O PIB foi criado nos anos 30, universalizado nos anos 40 e hoje não nos serve mais para medir riquezas", justificou. Cerca de 2/3 da população mundial tem acesso a somente 6% do PIB. Segundo o palestrante, um modelo de produção e consumo para elites.

Os presentes na palestra foram levados a uma reflexão sobre como estamos utilizando os recursos ou o planeta poderá não aguentar este ritmo e a importância dos comunicadores usarem com inteligência a capacidade de informar e educar para ajudar a reverter este processo.

Comentários

Mais lidas da semana