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Suspensão do X (antigo Twitter): Bluesky se torna refúgio para milhões de brasileiros

Com a suspensão do X (antigo Twitter) no Brasil , duas redes sociais serviram de refúgio para os usuários brasileiros: a Thrends e a Bluesky , sendo que a última está se destacando e entre os aplicativos mais baixados por ter um formato mais parecido com o antigo Twitter. Jornais, jornalistas, artistas, escritores, leitores, produtores de conteúdo, páginas de fofocas e cultura e contas de fãs de artistas (fandom) estão entre os que se inscreveram na Bluesky, ajudando a diminuir a abstinência deixado pelo X e a sensação de deserto de informações, já que a plataforma não era usada só para questões políticas e entretenimento, mas também para consumir conteúdos jornalísticos e informações em tempo real. Enquanto alguns estão desanimados e com preguiça de recomeçar, tentado encontrar os seguidores em comum que tinham no X, há quem esteja animado com a possível atualização, na qual estariam disponíveis o uso de vídeos e os assuntos do momento – curiosamente, há quem esteja contente sem a o

Confira artes de capas de álbuns musicais criadas por estudante de Publicidade


Martin Martinelli e sua irmã. Crédito: Acervo Pessoal.
Conectado nas mídias sociais você consegue achar algumas coisas bem interessantes compartilhadas por amigos e fan pages. Quando conheci as fan arts de capas de álbuns de músicas feitas pelo estudante de publicidade Martin D'Estefani Martinelli, de Campo Grande (MS), foi paixão à primeira vista.

Já imaginou como seria a capa daquela música que você adora, mas não se tornou single? As artes feitas por Martin são tão boas que às vezes você fica sem saber se elas são as originais ou não.

Confira a entrevista com Martin D'Estefani Martinelli:

Crédito: Martin D'Estefani Martinelli
Ben Oliveira: Há quanto tempo você cria suas fan arts?
Martin D'Estefani Martinelli: Eu já tinha feito algumas capas por brincadeira, para treinar no Photoshop. Nada muito especial. Até que em 2010 eu descobri um site chamado Coverlandia, onde as pessoas enviavam capas feitas por elas. Comecei a tentar algumas coisas e fui viciando.

Ben Oliveira: Como funciona o processo de criação das capas?
Crédito: Martin D'Estefani Martinelli
Martin: O processo de criação é meio estranho. Geralmente eu estou ouvindo alguma música e penso "Ah, vou fazer uma capa para ela - ou para o álbum." Eu procuro sempre seguir o padrão de cada álbum, dá pra perceber que para as capas da era "Loud" da Rihanna eu uso a mesma paleta de cores, fontes e logos do álbum e dos singles originais. Justamente para ficar padronizado, já que algumas pessoas gostam de usá-las no iTunes, no lugar das capas oficiais. Às vezes eu vejo alguma foto e penso que ela combina com alguma música, aí eu tento fazer alguma coisa com ela. A elaboração das capas ficou muito mais fácil depois que descobri os "design packs", que são pacotes feitos por fãs que incluem fotos em HQ e UHQ, fontes, logos e até texturas usadas para cada álbum. Mas ainda assim já tive que recortar muitas logos e procurar fontes e fotos em boa qualidade quase impossíveis pela internet.

Ben Oliveira: Qual foi a sua fan art favorita até hoje?
Crédito: Martin D'Estefani Martinelli
Martin: Eu gosto muito da capa para "Cheers (Drink to That)", da Rihanna, da segunda versão de "Push" da Avril Lavigne,  "Turning Tables" da Adele e a de "Doo-Wops & Hooligans" do Bruno Mars. Foram capas que eu saí da minha "zona de conforto" e gostei do resultado.

Ben Oliveira: Já tem em mente qual será a próxima capa? Pode nos contar?
Martin: A próxima capa é sempre um mistério, já que eu decido na hora. Mas estou ansioso para fazer alguma coisa para o álbum novo da Madonna, "M.D.N.A.", mas ainda tenho que esperar fotos de divulgação do álbum para tentar alguma coisa. O mesmo vale para o "Trespassing" do Adam Lambert.

Curtiu? Veja mais imagens no Flickr do Martin D'Estefani Martinelli!

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