Pular para o conteúdo principal

Destaques

A terceira semana sem fumar cigarro

Como era difícil criar hábitos positivos. Havia acabado de passar da terceira semana sem fumar cigarro e ainda sentia certo desconforto. Seja para bem ou para mal, descobrira que mesmo após anos, algumas pessoas continuavam lutando contra a vontade de fumar, ou seja, era muito mais difícil do que parecia. Na tentativa de substituir comportamentos negativos por mais saudáveis, se via diante da necessidade de se desapegar um pouco da nostalgia e voltar a se focar mais no momento presente. Havia tomado mais do que o suficiente sua dose de nostalgia e agora estava preparado para continuar seguindo em frente. Era chocante o quanto o cigarro havia segurado comportamentos e ao abandoná-lo, comportamentos que antes estavam sob controle, agora pareciam soltos. Precisava de um detox das redes sociais, como quem sabia que fumar fazia mal. Precisava voltar a focar em si mesmo, deixando o passado de uma vez por todas para trás. Era no momento presente que ia celebrando as pequenas conquistas. Para ...

Entropia da Vida


Perder-se para se encontrar... Encontrar-se para depois se perder... O ciclo eterno da insatisfação humana repete-se durante nossa vida toda. Às vezes é preciso quebrá-lo ou pelo menos tentar. Um pouco de estabilidade não seria tão ruim.

Alcançar o equilíbrio me lembra as aulas de química, nas quais os professores falavam sobre a tal da entropia. Era preciso um aumento da desordem, caos, para então atingir um grau de equilíbrio. É impossível manter a harmonia e mais difícil ainda saber sempre o que nós queremos, mas refletir, evitar as armadilhas da vida e saber dizer não são atitudes fundamentais.

Não seria ótimo se nós pudéssemos desfrutar apenas dos bons momentos ou dos dias em que sentimos como se estivéssemos no controle das nossas vidas? Infelizmente ou felizmente, após alcançada a estabilidade ou a felicidade, estado transitório, esta dá espaço a um terreno de dúvidas, incertezas e miséria.

Chega um momento da nossa vida, ou melhor, vários, em que nos questionamos sobre o que temos feito e sobre nossas escolhas no campo pessoal e profissional. Freud dizia que o homem não conseguia afastar a insatisfação, somente enganá-la, portanto acredito que às vezes é preciso engolir suas perguntas, caso contrário elas podem te enlouquecer.

Saudade? Nostalgia? O passado sempre fará parte da nossa história e é ele que define o seu presente, mas é preciso viver o hoje. "Entender o passado, para compreender o presente e poder prever o futuro". Não importa o quanto você tente voltar atrás, você nunca vai conseguir reviver o que já aconteceu, talvez reproduzí-lo, mas como o reflexo de um espelho, a imagem será sempre virtual.

É necessário parar de culpar o tempo, a distância, o amor utópico, o outro, e pensar o quanto somos responsáveis pelo começo e pelo fim de cada um de nossos relacionamentos. Fechar os olhos já não é o mais sensato quando você prefere viver algo real e livre de fantasias. É tempo de queimar as máscaras. As cicatrizes já não trazem vergonha e mostram quem você realmente é.

Mais lidas da semana