Pular para o conteúdo principal

Destaques

5 Motivos para assistir Uma Dose Diária de Sol

Setembro Amarelo já está quase chegando ao final e em breve teremos o Janeiro Branco . Para quem gosta da temática de saúde mental , independente se é familiarizado ou não com dramas coreanos, vale a pena assistir a série Uma Dose Diária de Sol (Daily Dose of Sunshine) , lançada em 2023 e disponível na Netflix . Quando uma enfermeira é transferida para a ala psiquiátrica, ela descobre que há muita coisa a aprender sobre o ambiente, os colegas de profissão e até sobre si mesma. A abertura a algo novo acaba a fazendo entender melhor como as coisas são diferentes de uma enfermaria tradicional, a importância de ter empatia, mas também de estabelecer limites por causa da fadiga por compaixão e   da própria saúde mental. O kdrama venceu o prêmio de Melhor Drama na Blue Dragon Series Awards, aumentando ainda mais a importância de uma produção coreana sobre saúde mental com potencial de furar a bolha da Dramaland e conquistar telespectadores pelo mundo inteiro. A atriz que interpretou a protag

Cultura da Convergência

Autor do livro Cultura da Convergência, Henry Jenkins explica que a convergência é um processo que já está acontecendo e se refere às transformações tecnológicas, mercadológicas, culturais e sociais.

Segundo o autor, a convergência pode ser observada desde a produção até o consumo coletivo. Ainda de acordo com Jenkins, esta produção coletiva está transformando o funcionamento das religiões, educação, direito, política, publicidade e setor militar. Esta convergência pode ser observada nos meios de comunicação, como os celulares e computadores que conseguem converger diferentes formatos midiáticos, como texto, áudio e vídeo.

Não se sabe até onde o processo de convergência continuará acontecendo, portanto não há um ponto final. As transformações são tão instantâneas e constantes, que o que é novidade hoje, amanhã já pode estar velho.

A produção do que é consumido também é transformada, com a criação de diferentes produtos para a indústria de entretenimento, como filmes, músicas, jogos, brinquedos, quadrinhos e outros sobre uma mesma obra. São diferentes formas de contar a mesma história.

As empresas de mídia estão aprendendo com os consumidores a produzirem conteúdos que sejam interessantes. Se antes os consumidores tinham um comportamento passivo e ocupavam papéis separados, hoje eles participam de forma ativa interagindo com os produtores. Um dos exemplos são os sites de notícias, nos quais os leitores podem mandar notícias, em seções específicas para leitor-repórter, deixarem suas opiniões e até mesmo mandarem sugestões de pautas.

Em época de convergência, o conhecimento de um é insuficiente, e o conhecimento coletivo construído a partir de diferentes pedaços, idéias e conhecimentos pode formar algo maior e melhor tanto na área do entretenimento e em áreas importantes.

Referência bibliográfica

JENKINS, Henry. Cultura da Convergência. São Paulo: Aleph, 2009.

Comentários

Mais lidas da semana