Pular para o conteúdo principal

Destaques

Scoop: Jornalistas da BBC e uma entrevista polêmica com príncipe Andrew

Quando um escândalo internacional envolvendo a Família Real estoura, uma jornalista tenta ser a primeira a conseguir uma resposta do príncipe Andrew para a BBC. Scoop é um filme de 2024 sem grandes surpresas para quem acompanhou a cobertura midiática da época, que mostra a importância do jornalismo não se silenciar quando se faz relevante. Um caso que havia sido noticiado há nove anos sobre a amizade de Andrew e Jeffrey Epstein estoura com a prisão do milionário e suicídio. Enquanto jornais de diferentes partes do mundo fizeram cobertura, o silêncio de príncipe Andrew no Reino Unido incomoda a equipe de jornalismo, que tenta persuadi-lo a dar uma entrevista. Enquanto obtém autorização para fazer a entrevista, a equipe de jornalismo mergulha nas informações que a Família Real não gostaria que fossem divulgadas sobre as jovens que faziam parte do esquema de tráfico sexual e as vezes em que príncipe Andrew estava no avião particular de Epstein. O filme foca mais na equipe de jornalismo do

Turismo em Bonito (MS) é promovido através das mídias sociais


*Texto: Ben Oliveira

O Estado de Mato Grosso do Sul possui belezas naturais e atrai turistas do mundo todo por conta da preservação da natureza. Entre os destinos turísticos mais visitados do Estado estão o Pantanal e o município de Bonito e região, que atraem visitantes por conta do turismo rural, ecoturismo e turismo de aventura.

Os meios de hospedagem e atrativos turísticos do Estado têm utilizado as mídias sociais para promoverem o destino, através da divulgação de notícias, textos, fotos e vídeos e da interação com os usuários que já conhecem, e consequentemente, acabam divulgando para os conhecidos que ainda não visitaram o destino e os que desejam visitar a região, mas estão à procura de mais informações e motivos para visitar.

Página do Bonito HI Hostel no Facebook possui mais de 30 mil curtidas de usuários. Foto: Reprodução
Segundo a Relações Públicas, Marcia Ceschini, uma das formas de divulgar um destino turístico, passeio ou hospedagem seria tornando o lugar conhecido e destacando os diferenciais nas redes sociais, além da promoção nas plataformas. Outras sugestões dadas pela profissional são as parcerias com agências de viagem, aplicativos, anúncios em jornais e revistas, ações de marketing de experiência, nas quais os hóspedes se surpreendem e divulguem o que vivenciaram. "Em vários casos só a atuação do digital não resolve. É preciso um plus de comunicação, principalmente ao se tratar de um lançamento", explica Marcia Ceschini.

Por meio das mídias sociais a Relações Públicas explica que é possível fidelizar quem já conhece o destino, atrair novos visitantes e criar relacionamento com os clientes, funções que já estão sendo realizadas por algumas empresas voltadas ao mercado de turismo em Bonito (MS).

Confiabilidade

Maria Laura na Lagoa Misteriosa, um dos atrativos turísticos
divulgados pelo Facebook. Foto: Acervo Pessoal.
Sócia-proprietária e gerente de marketing do Bonito HI Hostel, Maria Laura Campos acredita que quando bem gerenciadas, as mídias sociais podem contribuir para que o destino seja cada vez mais reconhecido nacionalmente e internacionalmente, como confiável e transparente. "Faz com que as pessoas confiem que Bonito é mesmo aquilo que elas estão vendo, que elas estão ouvindo falar, e o principal, faz com que as pessoas sintam a experiência de estar em Bonito, de viver as emoções de estar em Bonito. O destino torna-se uma marca de amor para aquele que está interagindo", argumenta Maria Laura.

Quando questionada sobre a importância das ações nas mídias sociais, a gerente de marketing explicou que elas podem potencializar o marketing boca-a-boca e gerar confiança no consumidor. "O consumidor confia muito mais no que o amigo dele contou  do que em uma publicidade feita pela empresa", ressalta.

Expertise

Um dos sucessos dos perfis  de empreendimentos do segmento de turismo nas mídias sociais se dá por conta da pesquisa na internet dos consumidores antes da efetuação de compras.  Todavia, Maria Laura lembra que esta atuação não é barata, pois exige do profissional de marketing um conhecimento específico,  análise de métricas, monitoramento e tempo.

A página do Bonito HI Hostel no Facebook conta com mais de 30 mil seguidores, sucesso obtido por conta da interação dos usuários. Além da interação nas redes sociais, outras ações realizadas pelo meio de hospedagem acontece com inflenciadores de opinião, ou seja, blogueiros da área de turismo. A fórmula do albergue está dando certo, pois segundo Maria Laura, semanalmente são recebidas diversas consultas de visitantes que desejam se hospedar e visitar Bonito.
Gráfico no Facebook possibilita analisar a quantidade de publicações, alcance e interação dos usuários. Foto: Reprodução.

Relacionamento

Para a Gerente de Vendas do Grupo Rio da Prata, empresa que possui três atrativos turísticos em Bonito e Jardim, no Mato Grosso do Sul, Carina Freitas, as mídias sociais podem contribuir para um relacionamento entre empresa e consumidor e a entender o comportamento de um público. "As mídias sociais têm um papel importante de criar e compartilhar conteúdo de qualidade e como isso vem influenciando no comportamento de compra do consumidor, criando uma maior interação e confiança, pois os clientes confiam mais na opinião e indicação de amigos do que em pesquisas de satisfação", argumenta.

Blogs, reformulação de sites e criação de perfis nas mídias sociais são algumas das ações realizadas pelo Grupo Rio da Prata desde 2008, que além de divulgar os passeios de ecoturismo, contribuem com a promoção do destino Bonito. "Além dessas ações específicas, desde esse período trazemos blogueiros para Bonito com o intuito deles divulgarem suas experiências nas redes sociais. Também criamos sites institucionais e contratamos jornalistas com objetivo principal de colocar o destino Bonito nas prateleiras das Operadoras e Agências de Turismo, além de despertar o desejo dos internautas pela região", conta Carina Freitas.

Por meio dos perfis dos passeios no Facebook é possível conferir a interação dos visitantes que deixam comentários sobre suas experiências e opiniões sobre o atendimento, bem como podem tirar dúvidas sobre os preços, disponibilidade de reservas e atividades oferecidas.

Ambas entrevistadas acreditam que as críticas nas mídias sociais não podem ser ignoradas e quando bem elaboradas podem gerar resultados positivos. "O gestor das páginas deve agir de forma transparente. As críticas jamais podem ser apagadas a não ser que o usuário utilize palavras de baixo calão. A empresa deve responder ao usuário de forma educada para resolver o problema. No meu caso tento contornar a situação na própria mídia, mas recomenda-se também que o gestor tente levar a “crítica” para meios privados de comunicação", ensina Maria Laura.

Comentários

Mais lidas da semana