Pular para o conteúdo principal

Destaques

Murder By The Coast: Documentário espanhol da Netflix sobre casos de jovens assassinadas traz dilemas éticos

Murder By The Coast (Homicídio na Costa do Sol/El caso Wanninkhof - Carabantes) é um ótimo documentário de crimes para quem deseja entender os impactos do julgamento antecipado pela imprensa sobre casos mal investigados, influenciando a opinião pública, quando só existem indícios, mas nenhuma prova. Lançado pela Netflix em 2021, o filme espanhol foi dirigido por Tània Balló e roteirizado por Gonzalo Berger . Em mais de 20 anos, muita coisa mudou no mundo. Mas há outras que ainda servem como ótimo exemplo de erros e acertos, especialmente no que diz respeito aos casos criminais, opiniões públicas, preconceitos e faltas de evidências. O documentário traz o caso da adolescente Rocío Wanninkhof que foi assassinada em 1999 e na ansiedade para encontrar um culpado, diante da falta de informações concretas, tudo toma um rumo que se fossem contar, poderiam jurar que se trata de um enredo de ficção. Os depoimentos de profissionais envolvidos ou que estudaram o caso só enriquecem o documentári

Cobrança de conteúdo online é abordada em entrevista com repórter do New York Times


No dia 09 de julho de 2012 o articulista da Folha de São Paulo, Nelson de Sá realizou uma entrevista com o repórter e colunista de mídia do New York Times, David Carr. Durante a entrevista foram abordadas as questões do conteúdo online pago, queda na publicidade e busca por novas fontes de renda.

David Carr comentou durante a entrevista sobre a queda de publicidade nos jornais e entre as consequências apontadas estão a perda de potência em reportagem e do nível de jornalismo que havia.

Segundo o jornalista, apesar desta crise ainda não ter chegado ao Brasil e a publicidade continuar crescendo, saber de antemão os riscos possibilitará uma reação mais rápida do que aconteceu nos Estados Unidos.

Confira a entrevista na íntegra no site do Observatório da Imprensa: http://observatoriodaimprensa.com.br/news/view/_ed702_cobrar_conteudo_online_e_reacao_a_menos_publicidade

Comentários

Mais lidas da semana