Pular para o conteúdo principal

Destaques

Sobre Reler Livros

Reler um livro era como tocar um tecido que você já usou várias vezes, como se fosse pela primeira vez. A textura parecia diferente; o cheiro não era o mesmo; Era impossível não imaginar na palavra que circulava pela mente: diferente.  E por que esperar pelo impossível igual? O leitor não era o mesmo. Um intervalo de tempo considerável havia se passado. O personagem que costumava ser o favorito talvez agora seja outro. O texto que escreveria a respeito do livro talvez jamais fosse igual. Era um diferente leitor, um diferente livro, uma diferente interpretação. Ler pelo mero prazer era diferente de ler pensando na resenha que escreveria em seguida. Escolher o livro de forma aleatória era diferente de já tê-lo em mente. Reler era diferente de ler, mas sobretudo, era uma nova forma de leitura: os detalhes que antes não chamavam a atenção, agora pareciam brilhar nas páginas. Não estava no mesmo lugar em que estava quando o leu pela primeira vez. Sua pele não era a mesma, tampouco seu céreb

Ficha Limpa e Eleições 2012 são tema de palestra de juiz

Texto: Ben Oliveira.

Nesta quinta-feira, 27 de setembro, o 5º Seminário de Direito para Jornalistas contou com uma palestra do Juiz Presidente da Associação dos Magistrados de Mato Grosso do Sul (AMAMSUL), Dr. Olivar Augusto Roberti Coneglian, na qual ele abordou o tema Ficha Limpa e Eleições 2012. O evento foi realizado no Plenário do Tribunal do Júri de Campo Grande (MS).

Juiz Olivar Coneglian esclareceu dúvidas sobre o Ficha Limpa e as eleições deste ano.
Foto: Ben Oliveira.

Sobre o jornalismo, o juiz Olivar Coneglian comentou que é uma função difícil e de responsabilidade, agradecendo a todos os profissionais e acadêmicos da área presentes no seminário. "O jornalista deve saber alguns termos técnicos, mesmo que eles não sejam retransmitidos, para poder traduzir a informação para população", acredita.

Se a imprensa tem alguma influência nos processos judiciais? O juiz Olivar Coneglian argumentou que sim, mas com certos limites, já que através dos meios de comunicação de massa é possível sentir o que a população deseja.

Segundo o juiz, entre os principais responsáveis pela aprovação da Lei Ficha Limpa estão a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, além, é claro, da imprensa e instituições religiosas.

Apesar de ter sido aprovada em 2010, a Lei da Ficha Limpa não se aplicou às eleições daquele ano,  pois foi criada 116 dias antes da eleição e o Supremo Tribunal Federal votou que a mesma deveria ter um ano de criação antes do processo eleitoral para poder ser imposta.

O palestrante ainda comentou que as opiniões no Supremo Tribunal Federal se dividem sobre a Lei da Ficha Limpa, sendo considera constitucional pela maioria e de violação de alguns direitos por outros.

"A Lei da Ficha Limpa veio para evoluir a democracia", explicou o juiz Olivar Coneglian que também ressaltou que como qualquer leia, esta deve levar um tempo para se adaptar.

Comentários

Mais lidas da semana