Pular para o conteúdo principal

Destaques

Sobre Reler Livros

Reler um livro era como tocar um tecido que você já usou várias vezes, como se fosse pela primeira vez. A textura parecia diferente; o cheiro não era o mesmo; Era impossível não imaginar na palavra que circulava pela mente: diferente.  E por que esperar pelo impossível igual? O leitor não era o mesmo. Um intervalo de tempo considerável havia se passado. O personagem que costumava ser o favorito talvez agora seja outro. O texto que escreveria a respeito do livro talvez jamais fosse igual. Era um diferente leitor, um diferente livro, uma diferente interpretação. Ler pelo mero prazer era diferente de ler pensando na resenha que escreveria em seguida. Escolher o livro de forma aleatória era diferente de já tê-lo em mente. Reler era diferente de ler, mas sobretudo, era uma nova forma de leitura: os detalhes que antes não chamavam a atenção, agora pareciam brilhar nas páginas. Não estava no mesmo lugar em que estava quando o leu pela primeira vez. Sua pele não era a mesma, tampouco seu céreb

Autismo: Pensamento crítico e charlatanismo

O autismo tem um problema muito sério de tratamentos sem comprovação científica, muitos sem nenhuma base científica. Não existem casos de 'ex-autistas'. Sair do espectro é um termo inventado. Um autista 'fora do espectro', como alguns profissionais estão considerando, seriam autistas com 'menos dificuldades sociais' e eles já existem: são autistas camaleões e/ou com altas habilidades.


O que vocês não sabem: em outros países, conforme o acompanhamento, a pessoa que 'saiu do espectro' pode perder seus direitos e os autistas que 'não parecem autistas' e as pessoas que só descobrem na vida adulta que estão no espectro autista (possível autodiagnóstico tardio) têm uma dificuldade gigantesca de conseguir o diagnóstico formal (papel) e os direitos. Informem-se. Não estou dizendo para evitar tratamentos sérios, estou pedindo cautela e um olhar mais investigativo/científico e menos pautado nos relatos emocionais de outras pessoas/familiares de autistas.

Muita gente saberia se entrasse em contato com autistas camaleões/adultos. A gente aprende a se camuflar, mas existe um limite e um preço para isso: o esgotamento que pode ir desde horas e dias, até semanas e meses. Dependendo da questão sensorial, ficamos mais sensíveis do que éramos, como se fosse uma espécie de 'regressão temporária' (o termo não é adequado, mas é um esgotamento mesmo, Burnout).

Esse esgotamento está associado à depressão e à ansiedade e eventualmente ao suicídio: um assunto pouquíssimo discutido no Brasil (já avisei várias vezes: as discussões aqui estão ultrapassadas perto de outros países). O suicídio de autistas crianças e adultos deveria ser mais abordado, assim como a questão ética de tratamentos.

Por que sempre bato na tecla da leitura aqui? Tem muita informação que espalham em grupos fechados no WhatsApp, grupos do Facebook e até nas páginas de internet por profissionais sem nenhuma credibilidade. Os números de redes sociais confundem as pessoas.

Não tenham preguiça de aprender. Não se limitem a conteúdos produzidos em português. Grande parte das denúncias aos tratamentos falsos são feitos por órgãos internacionais. No Brasil, há um trabalho bem fraco de fiscalização de profissionais antiéticos e tratamentos falsos. Para que um tratamento seja comprovado, ele precisa ser repetido e dar resultado em várias pessoas. 'Tratamentos secretos', muitas vezes, se resumem a isso: profissionais querendo seu dinheiro / alguém lucrando com a venda de algum produto.

E sobre os livros? Todo livro é bom? Não. Qualquer pessoa pode publicar um livro, independente das credenciais. Existem livros que foram removidos em outros países, mas ainda circulam no Brasil sobre 'cura do autismo'. O autismo é uma condição para a vida. Desconfie sempre que ouvir alguém dizendo sobre o assunto.

Depoimentos emocionais não substituem evidências científicas. Documentários, filmes, vídeos e livros sempre devem ser vistos com um olhar crítico. A pessoa que produziu sempre vai puxar para a ideologia dela: se ela enxerga o autismo como doença ou se ela vê como diferença neurológica.

Nos EUA, existem livros sobre autismo que são proibidos em lojas, mas não são proibidos de serem produzidos (liberdade de expressão). São livros perigosos. O mesmo acontece com produtos e tratamentos falsos. Eles são proibidos, mas sempre dão um jeito de burlar a fiscalização. No país em que se imita tudo, você não ficaria surpreso de descobrir que algumas mentiras chegaram por aqui com tudo, né?

Celebridades que não são da área de saúde, vez ou outra espalham boatos sobre tratamentos e cura de seus filhos. Se existisse uma cura, vocês não acham que iam esconder, né? Ou que um ou outro profissional completamente desconhecido no mundo ia ter a resposta e esconder da comunidade científica? Parem de acreditar em teorias de conspiração contra a indústria da farmácia/vacinas etc. Vamos 'acordar para a vida'? Muita gente precisando de um choque de realidade. Mais aceitação, menos negação.

Ainda sobre tratamentos falsos e sem comprovação científica, os profissionais que oferecem sempre se enrolam para mostrar evidências científicas. Ou mostram estudos completamente desatualizados que já foram derrubados, como a relação com a vacina (uma das mentiras mais espalhadas sobre o autismo).

Para finalizar: existem profissionais que perdem a licença em outros países, mas continuam atuando pela internet. Não atuam clinicamente, mas espalham informações falsas. Também existem casos de pais que já perderam a guarda dos filhos por tratamentos falsos e perigosos, incluindo prisões em casos de colocar a vida da pessoa em perigo. Estejam avisados.

Quanto mais vulnerável e mais sem conhecimento sobre um assunto, você está mais suscetível a ser manipulado por quem quer seu dinheiro. Não é fácil ser autista em um país que 'parou no tempo e muitos profissionais não entendem do assunto', tampouco ser familiar. Mas tenham consciência de que esses problemas não são exclusivos do Brasil e as informações falsas viajam numa velocidade mais rápida do que as informações sérias, simplesmente porque as pessoas querem acreditar no que elas querem acreditar. A fragilidade faz isso.

A única maneira de combater isso é investindo em conscientização, educação, pesquisas sérias, formação séria e reciclagem de profissionais da área da saúde (muita gente que nem sabe o que é autismo/Síndrome de Asperger) e LEITURA. Não dá para fugir da leitura, sinto muito. Recomendo também estudar outro idioma, assim vocês não ficam sabendo atrasados dos estudos, pesquisas e denúncias feitas.

Substância não trata autismo: Algumas pessoas perdem parte do intestino, há corrosão dos órgãos internos e até mortes

MMS (a “Solução Mineral Milagrosa”) e o autismo 
***

Viver sem ler é perigoso; te obriga a crer no que te dizem...

Desculpa o que vou dizer, mas todo santo dia eu vejo problemas na comunidade autista brasileira relacionados à falta de leitura. Se vocês lessem mais, não seriam tão enganados. Estou sem paciência com vocês, pois já indiquei várias leituras.

Pessoas caindo em mentiras, tratamentos falsos e sem comprovação científica, "não parece autista", 'Fulano se curou do autismo' e tantas outras questões. É chato repetir as mesmas coisas, mas se querem realmente aprender sobre autismo, vão ter que se esforçar e aprender a questionar.

Quanto menos conhecimento, mais manipulável. Para quem quer o seu dinheiro, essa é a melhor coisa do mundo :)

Não sei se é por ingenuidade ou o quê, mas se vocês acham que algum brasileiro achou a cura do autismo e escondeu da COMUNIDADE INTERNACIONAL, vocês estão bem enganados. Esses problemas acontecem no mundo inteiro, mas no Brasil tem como principal causa a falta de leitura.

Não existe cura para o autismo, mas existe para o preconceito e ignorância: LEITURA.

Brasil, Brasil... Vamos acordar para a vida?

Quando não respeitarem as obrigações éticas, médicos podem ser denunciados ao Conselho Regional de Medicina



Indicações de leitura sobre o assunto:

No Canadá, pai perde a guarda dos filhos por negar tratamentos sérios e oferecer tratamentos sem comprovação: https://nationalpost.com/news/canada/father-loses-custody-of-boys-after-refusing-to-stop-trying-to-cure-their-autism-through-homeopathy

Amazon remove livros que prometiam cura do autismo: http://www.portalsingularidades.com.br/2019/03/18/amazon-livros-cura-autismo/

Casal protesta contra promessa de cura para o autismo: https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2015/10/24/interna_cidadesdf,503774/casal-protesta-contra-promessa-de-cura-para-o-autismo.shtml

Livro Autismo (Volkmar e Wiesner): Pontos positivos e negativos http://www.benoliveira.com/2019/03/livro-autismo-volkmar-e-wiesner-pontos-positivos-negativos.html

Beware of Non-Evidence-Based Treatments: https://autismsciencefoundation.org/what-is-autism/beware-of-non-evidence-based-treatments/

A Autoridade de Normas Publicitárias (ASA - Advertising Standards Authority) publicou um alerta para que 150 homeopatas que operam no Reino Unido parem de alegar que podem curar o autismo: https://www.bbc.com/news/health-47666939

Empresas sob fogo por tratamentos falsos para autismo e paralisia cerebral: https://www.disabilityscoop.com/2018/10/22/companies-fake-treatments/25645/

Aviso de perigo: As tão chamadas curas e intervenções controversas (atualizado no dia 22 de março de 2019): https://www.autism.org.uk/about/what-is/causes/cures.aspx

Médico dos EUA que lançou moda da vitamina D recebe dinheiro da indústria: Estudos têm mostrado que a substância não traz os benefícios alardeados por Michael Holick: https://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2018/08/medico-dos-eua-que-lancou-moda-da-vitamina-d-recebe-dinheiro-da-industria.shtml 

Cápsulas de ômega-3 não trazem benefícios à saúde, dizem cientistas: https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Saude/noticia/2018/07/capsulas-de-omega-3-nao-trazem-beneficios-saude-dizem-cientistas.html

No meio do frenesi anti-vacina, Amazon remove livros promovendo cura do autismo: https://www.usatoday.com/story/tech/news/2019/03/13/amazon-removes-books-claiming-autism-cures-amid-anti-vax-frenzy/3151059002/

Aviso da Administração de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos da América (FDA) sobre Autismo: Cuidado com Terapias e Produtos Potencialmente Perigosos https://www.fda.gov/ForConsumers/ConsumerUpdates/ucm394757.htm

Pais tentam curar autismo com alvejante no Reino Unido. Seis famílias estão sendo acusadas pela Justiça de dar alvejante para seus filhos com autismo tomarem: https://emais.estadao.com.br/noticias/comportamento,pais-tentam-curar-autismo-com-alvejante-no-reino-unido,70002181590

Terapia caseira antiautismo à base de dióxido de cloro traz riscos. Solução é usada por via oral e retal e lesiona intestino; pais geralmente não reportam uso: https://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2018/04/terapia-caseira-antiautismo-a-base-de-dioxido-de-cloro-traz-riscos.shtml

Alerta é divulgado no Reino Unido depois de mãe tratar filho autista com produto tóxico. No Canadá, um idoso foi internado em uma unidade de terapia intensiva por causa de uma reação ao produto: https://revistacrescer.globo.com/Voce-precisa-saber/noticia/2015/11/alerta-e-divulgado-no-reino-unido-depois-de-mae-tratar-filho-autista-com-produto-toxico.html

Mãe que se recusa a vacinar filho é presa; entenda a polêmica: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-41515442

A FDA alerta sobre tratamentos falsos de autismo: https://www.acsh.org/news/2017/04/17/fda-warns-about-fake-autism-treatments-11143

As falsas curas para o autismo que podem ser mortais. Um ativista está lutando contra os perigosos venenos vendidos aos pais online que alegam tratar a condição: https://www.theguardian.com/society/2016/jul/13/fake-cures-autism-prove-deadly

Mais de 120 homeopatas estão tentando 'curar' o autismo no Reino Unido. Envolve supostamente desintoxicar crianças das vacinas e antibióticos responsabilizados pela condição: https://www.theguardian.com/society/2018/apr/27/more-than-120-homeopaths-trying-to-cure-autism-in-uk

Os perigos dos tratamentos controversos de autismo: https://www.theatlantic.com/health/archive/2016/09/fringe-therapies-spectrum/501023/

A ciência desmascara as teorias do autismo, mas isso não dissuade os crentes da antivacina: https://theconversation.com/science-debunks-fad-autism-theories-but-that-doesnt-dissuade-believers-38270

É apresentado como uma cura para o câncer e autismo - mas esta investigação revela os horrores do MMS. Apesar de conter produtos químicos potencialmente venenosos, MMS - solução mineral 'milagrosa'- ainda está amplamente disponível: https://www.chroniclelive.co.uk/news/health/its-touted-cure-cancer-autism-14476296

Autismo: Tabu, desinformação e reciclagem profissional: http://www.benoliveira.com/2019/03/autismo-tabu-desinformacao-e-reciclagem.html

Espectro Autista: Reflexão sobre conscientização do autismo http://www.benoliveira.com/2019/03/espectro-autista-reflexao-sobre-conscientizacao.html

Dia Internacional da Síndrome de Asperger: A Invisibilidade no Espectro Autista: http://www.benoliveira.com/2019/02/dia-internacional-da-sindrome-asperger.html

'Só descobri que tinha autismo depois de adulta': https://www.bbc.com/portuguese/geral-43549847

Dia Mundial do Autismo: meninas autistas podem estar deixando de receber tratamento por falta de diagnóstico correto: https://www.bbc.com/portuguese/geral-47779342

Estudo citado para culpar o autismo em desenhos animados de TV não existe: https://www.washingtonpost.com/politics/study-cited-for-blaming-autism-on-tv-cartoon-does-not-exist/2018/02/19/b5a67ada-159f-11e8-930c-45838ad0d77a_story.html?noredirect=on&utm_term=.4068ffaa68f2

A indústria do autismo: A ciência desacreditada, tratamentos obscuros e lucros crescentes por trás de tratamentos alternativos de autismo: https://www.texasobserver.org/autism-inc-the-discredited-science-shady-treatments-and-rising-profits-behind-alternative-autism-treatments/

Como detectar terapias falsas para o autismo: http://iautistic.com/treatment/how-to-detect-fake-autism-therapies/

Movimento antivacina é incluído na lista de dez maiores ameaças à saúde em 2019: https://oglobo.globo.com/sociedade/saude/movimento-antivacina-incluido-na-lista-de-dez-maiores-ameacas-saude-em-2019-23413227

Crianças autistas não se beneficiam de dietas e suplementos especiais, estudo mostra: https://www.forbes.com/sites/tarahaelle/2017/05/26/autistic-children-dont-benefit-from-special-diets-and-supplements-study-shows/#5dfe89627cc4

5 Métodos falsos/pseudociência de tratamento do autismo: https://www.appliedbehavioranalysisedu.org/5-pseudo-science-myths-about-treating-autism/

Vacinas não causam autismo: o mais amplo estudo do tema sai na Dinamarca. Especialistas avaliam 600.000 crianças e concluem que a imunização tríplice viral não causa o transtorno do neurodesenvolvimento:  https://brasil.elpais.com/brasil/2019/03/05/ciencia/1551783023_370147.html

Terapias alternativas de risco para o autismo têm pouca base na ciência: https://www.chicagotribune.com/lifestyles/health/chi-autism-treatments-nov22-story.html

Suicida-se médico que desencadeou campanha contra vacinas. Jeff Bradstreet iniciou a campanha por ter um filho autista, que considerava ter ficado assim devido a uma vacina ministrada quando tinha 15 meses: https://www.dn.pt/globo/interior/suicidase-medico-que-desencadeou-campanha-contra-vacinas-4650139.html

O que aconteceu aos dois médicos que associaram as vacinas ao autismo? O britânico Andrew Wakefield e o norte-americano Jeff Bradstreet associaram as vacinas ao autismo. O primeiro foi proibido de exercer e o segundo ter-se-á suicidado: https://observador.pt/2017/04/18/o-que-aconteceu-aos-dois-medicos-que-associaram-as-vacinas-ao-autismo/

A epidemia de suicídio entre pessoas autistas: https://aspergereautismobrasil.wordpress.com/2017/04/11/a-epidemia-de-suicidio-entre-pessoas-autistas/

Uma história de horror: autismo e MMS: https://aspergereautismobrasil.wordpress.com/2016/05/06/uma-historia-de-horror-autismo-mms-e-o-protocolo-cd/

Autismo: Campanha Internacional de Autistas Tirando a Máscara: http://www.benoliveira.com/2018/07/autismo-campanha-internacional-autistas-tirando-mascara.html

Autismo: O Perigo do Protocolo MMS/CDS: https://aspergereautismobrasil.wordpress.com/2015/10/17/autismo-o-perigo-do-protocolo-mmscds/

Veja por que as autoridades procuraram os escritórios do doutor Bradstreet, o controverso 'especialista' em autismo: https://www.forbes.com/sites/emilywillingham/2015/07/09/government-search-of-autism-doctor-bradstreets-office-related-to-experimental-autism-treatment/#7d6c395bb07e

Quais são as causas e existe uma 'cura'? – National Autistic Society, do Reino Unido: https://www.autism.org.uk/about/what-is/causes.aspx

Guia com orientações sobre abordagem humanizada do autismo na mídia (em inglês) – Autistica: https://www.autistica.org.uk/about-us/media-communications-guide

Loja online está repleta de livros que defendem "tratamentos" cientificamente não comprovados e potencialmente fatais: https://www.wired.co.uk/article/amazon-autism-fake-cure-books

A ligação ilusória entre vacinas e autismo: Como um estudo inventado mudou a disposição das pessoas para vacinar: https://www.psychologytoday.com/us/blog/the-baby-scientist/201902/the-illusory-link-between-vaccinations-and-autism

Entrevista com Dr. Stephen Barrett, fundador do Quackwatch (um site que alerta as pessoas sobre tratamentos falsos e charlatanismo): https://asatonline.org/research-treatment/interviews/interview-with-dr-stephen-barrett-quackwatch-founder/

Imunização na Era das Notícias Falsas - O que os pediatras precisam fazer (Academia Americana de Pediatria): https://www.aap.org/en-us/aap-voices/Pages/Immunization-in-the-Era-of-Fake-News.aspx

Comissão de Westminster sobre autismo relata intervenções perigosas: https://network.autism.org.uk/content/westminster-commission-autism-reports-harmful-interventions

Como a indústria do charlatanismo prejudica crianças autistas: https://www.psychologytoday.com/us/blog/reclaiming-childhood/200906/how-the-quack-industry-harms-autistic-children

Curas milagrosas ou charlatanismo moderno? As clínicas de células-tronco se multiplicam, com resultados dolorosos para alguns pacientes: https://www.washingtonpost.com/national/health-science/miracle-cures-or-modern-quackery-stem-cell-clinics-multiply-with-heartbreaking-results-for-some-patients/2018/04/29/80cbcee8-26e1-11e8-874b-d517e912f125_story.html

Há agora 8.000 revistas científicas falsas em todo o mundo, dizem os pesquisadores: Pesquisadores de instituições de alto perfil estão caindo nesses golpes: https://motherboard.vice.com/en_us/article/xwwb8n/there-are-now-8000-fake-science-journals-worldwide-researchers-say

Dra. Fraude denuncia revistas científicas falsas: http://observatoriodasauderj.com.br/dra-fraude-denuncia-revistas-cientificas-falsas/

Quebrando a bolha de notícias médicas falsas: https://www.pennmedicine.org/news/news-blog/2018/november/hed-breaking-through-the-medical-fake-news-bubble

O que são revistas científicas predatórias?: https://www.periodicosdeminas.ufmg.br/o-que-sao-revistas-cientificas-predatorias/

Por que a fraude científica prejudica as pessoas?: https://www.statnews.com/2016/03/18/scientific-fraud/

Falsa psiquiatra, Zholia Alemi é presa após morte de paciente: https://www.bbc.com/news/uk-england-suffolk-46345487

FDA adverte sobre terapias com células-tronco: https://www.fda.gov/ForConsumers/ConsumerUpdates/ConsumerUpdatesEnEspanol/ucm585637.htm

Desinformação preocupa mais do que grupos 'antivacina', diz epidemiologista: https://g1.globo.com/bemestar/noticia/2019/04/17/desinformacao-preocupa-mais-do-que-grupos-antivacina-diz-epidemiologista.ghtml

Grande parte das notícias de saúde no Facebook são fake ou contém informações erradas, diz estudo: https://www.istoedinheiro.com.br/grande-parte-das-noticias-de-saude-no-facebook-sao-fake-ou-contem-informacoes-erradas-diz-estudo/

Conspiração anti-vacinas: fake news propagam-se nas redes sociais à velocidade da luz: https://poligrafo.sapo.pt/saude/artigos/conspiracao-anti-vacinas-fake-news-propagam-se-nas-redes-sociais-a-velocidade-da-luz

Saúde é a área mais afetada pelas fake news, diz especialista francesa: http://br.rfi.fr/ciencias/20190108-saude-e-area-mais-afetada-pelas-fake-news-diz-especialista-francesa

Dia da Mentira: Conheça as 5 Maiores Enganações da Medicina: https://pebmed.com.br/dia-da-mentira-1o-de-abril-conheca-as-5-maiores-mentiras-da-medicina/

A mania sem glúten está fora de controle. Aqui estão 8 fatos para combater a loucura:
https://www.vox.com/2015/4/30/8517749/gluten-free-diet-nutrition-celiac-disease

Pseudociência de autismo no NY Post: https://theness.com/neurologicablog/index.php/autism-pseudoscience-in-the-ny-post/

Jenny McCarthy e antivacinação são um fator de mestria para o medo e o culto da falsa equivalência: Ao dar aos negadores da ciência um fórum público, os meios de comunicação implicitamente toleram suas reivindicações como legítimas: https://www.thenation.com/article/jenny-mccarthys-vaccination-fear-mongering-and-cult-false-equivalence/

O nutricionista deve assumir inteira responsabilidade por informações prestadas ao público: https://www.nutricore.com.br/nutricionistas-nas-redes-sociais-evite-punicoes-do-cfn/

Cuidado con las terapias y los productos potencialmente peligrosos que dicen tratar el autismo (em espanhol): https://www.fda.gov/ForConsumers/ConsumerUpdates/ucm394949.htm

O Estranho Caso da MMS: http://cronicaautista.blogspot.com/2012/06/mms.html

Os promotores de falsas terapias contra o autismo: desta forma eles se aproveitam dos pais: tratamentos supostos prometem soluções milagrosas contra o transtorno do espectro do autismo, mas eles são geralmente caros, sem evidências científicas e até prejudiciais: https://www.elconfidencial.com/tecnologia/ciencia/2018-05-27/promotores-falsas-terapias-autismo-desamparo_1568922/

Como a fraude em artigos afeta a atividade científica: https://www.ufrgs.br/blogdabc/como-fraude-em-artigos-afeta-atividade/

Gurús, falsos psicólogos, terapias en entredicho… La dificultad de tratar los problemas de la mente: https://elpais.com/elpais/2019/04/01/buenavida/1554139702_925534.html

A ciência explica por que caímos em fake news: https://super.abril.com.br/blog/como-pessoas-funcionam/a-ciencia-explica-por-que-caimos-em-fake-news/

Ministério Público irá consultar Conselho de Medicina em ações judiciais de saúde: Entidades esperam embasar decisões de promotores e combater exercício ilegal da Medicina:
https://gauchazh.clicrbs.com.br/saude/noticia/2019/04/ministerio-publico-ira-consultar-conselho-de-medicina-em-acoes-judiciais-de-saude-cju37ajxn00z601mwn2byza1d.html

Conselho Federal de Medicina: Como funciona: http://etica-medica.info/conselho-federal-de-medicina-cfm.html

Como faço uma denúncia no Conselho de Medicina?: https://www.crmpr.org.br/Como-faco-uma-denuncia-no-Conselho-de-Medicina-43-150.shtml

Água mortal à venda na internet: https://www.cmjornal.pt/sociedade/detalhe/agua-mortal-a-venda-na-internet

Se uma pessoa está transmitindo informações que seriam privativas de um nutricionista, isso é contravenção penal e encaminhamos a denúncia para o Ministério Público Federal dar continuidade ao processo: https://emais.estadao.com.br/noticias/bem-estar,novo-codigo-de-etica-dos-nutricionistas-proibe-divulgacao-de-fotos-antes-e-depois-de-pacientes,70002361997

Contra o fanatismo antiglúten: Existem motivos para deixar de comer glúten se você não for celíaco? O pesquisador Alan Levinovitz denuncia a demonização de determinadas comidas: https://brasil.elpais.com/brasil/2016/07/11/ciencia/1468236864_763015.html 

Produtos sem glúten e sem lactose disparam nas vendas. Nutricionistas alertam para riscos: https://www.publico.pt/2019/03/04/sociedade/noticia/nutricionistas-alertam-riscos-produtos-gluten-lactose-1864093

Mulher de Chicago promove "tratamento milagroso" controverso: Os críticos dizem que o tratamento, que inclui o dióxido de cloro químico, é perigoso:  https://www.nbcchicago.com/investigations/Chicago-Woman-Offers-Controversial-Miracle-Treatment-for-Autism-304056871.html

Pais enfrentam prisão após criança desenvolver raquitismo a partir da dieta vegana. Ela nunca tinha sido vacinada: https://www.patheos.com/blogs/withoutacrystalball/2018/12/child-develops-rickets-vegan-diet/

Um cientista no país das maravilhas: http://ceticismoeciencia.blogspot.com/2015/08/um-cientista-no-pais-das-maravilhas.html

Quanto custa um milagre? MMS e cura: http://www.rivotrip.com/2019/04/21/quanto-custa-um-milagre-mms-e-cura/

Como denunciar irregularidades na enfermagem?: http://ba.corens.portalcofen.gov.br/como-denunciar-irregularidades-na-enfermagem_31974.html

Em busca de confirmar nossas próprias certezas: https://revistagalileu.globo.com/blogs/olhar-cetico/noticia/2014/01/em-busca-de-confirmar-nossas-proprias-certezas.html

Semana da Medicina Naturopata e o problema do charlatanismo endêmico, como a terapia do ozônio: https://www.forbes.com/sites/brittmariehermes/2016/10/13/naturopathic-medicine-week-endemic-quackery-ozone-therapy/#79f88fea46a2

Ozonioterapia'não tem benefício e pode causar a morte: alerta Ministério da Saúde da Malásia: https://www.thesundaily.my/archive/ozone-therapy-has-no-benefit-could-cause-death-health-ministry-ATARCH443216

Coordenadora do Setor de Imunização alerta para Fake News de Saúde e Movimento Antivacina: http://www.radiocacula.com.br/noticias/saude/coordenadora-do-setor-de-imunizacao-alerta-para-fake-news-e-movimento-antivacina

Ciência USP #10: A volta do sarampo: https://jornal.usp.br/podcast/ciencia-usp-10-a-volta-do-sarampo/

Fake news na ciência: https://universoracionalista.org/fake-news-na-ciencia/

Anvisa libera declaração e vídeo sobre MMS: http://www.rivotrip.com/2019/04/27/anvisa-solta-declaracao-em-video-sobre-mms/

Autismo: como tratamentos heterodoxos podem prejudicar os vulneráveis: http://scienceblogs.com.br/odiva/autismo-como-tratamentos-heterodoxos-podem-prejudicar-os-vulneraveis/

MMS, substância que promete "curar" autismo, volta a preocupar especialistas: https://revistacrescer.globo.com/Criancas/Saude/noticia/2019/05/mms-substancia-que-promete-curar-autismo-volta-preocupar-especialistas.html

Médico que receitava remédios só para lucrar é condenado: Crise dos opioides nos EUA:  https://www.bbc.com/news/business-48143094?ns_mchannel=social&ns_source=facebook&ns_campaign=bbcnews&ocid=socialflow_facebook&fbclid=IwAR1PZad12j4F8zlBvtCs6K8mXYQ49BO-omXBhxap_1YmwnmAGe4pPom9UN4

A importância de diferenciar ciência e pseudociência na elaboração de política pública: https://www.huffpostbrasil.com/carlos-orsi/a-importancia-de-diferenciar-ciencia-e-pseudociencia-na-elaboracao-de-politica-publica_a_23487991/

Não existe comprovação científica para o MMS: https://recordtv.r7.com/jornal-da-record/videos/remedio-que-promete-a-cura-do-cancer-e-classificado-como-corrosivo-pela-anvisa-07052019

Alerta mundial contra a falsa ciência: http://br.rfi.fr/europa/20180719-alerta-mundial-contra-falsa-ciencia

Falsa ciência e pós-ciência?: http://www.comciencia.br/falsa-ciencia-e-pos-ciencia/

CRM vai processar médicos que cobrarem por ozonioterapia em MT: http://www.gazetadigital.com.br/editorias/cidades/crm-vai-processar-medicos-que-cobrarem-por-ozonioterapia-em-mt/543967

Ozonioterapia e as oxigenações indevidas de condutas médicas: http://medicinabaseadaemevidencias.blogspot.com/2018/07/ozonioterapia-e-as-oxigenacoes.html

Requisitos para qualificação do crime de exercício ilegal da medicina: https://www.saudeocupacional.org/2018/03/exercicio-ilegal-da-medicina-o-crime-e-o-principio-da-razoabilidade.html

Nove em cada dez 'influencers' de saúde não sabem do que estão a falar, revela um estudo: http://visao.sapo.pt/visaosaude/2019-05-18-Nove-em-cada-dez-influencers-de-saude-nao-sabem-do-que-estao-a-falar-revela-um-estudo

Delegado pede que pais não tenham medo de denunciar quem vende MMS: https://www.gazetaonline.com.br/noticias/cidades/2019/05/delegado-pede-que-pais-nao-tenham-medo-de-denunciar-quem-vende-mms-1014183143.html

O analfabetismo científico no Brasil: http://portal.sbpcnet.org.br/noticias/pisaquebrao-analfabetismo-cientifico-no-brasil/

Homeopatas americanos dizem que conseguem curar autismo e prevenir sarampo: https://tvi24.iol.pt/sociedade/homeopatia/homeopatas-americanos-dizem-que-conseguem-curar-autismo-e-prevenir-sarampo

MMS: O perigo das “curas milagrosas”: https://institutopensi.org.br/blog-saude-infantil/mms-o-perigo-das-curas-milagrosas/

Médicos influencers e o alerta do Cremesp: https://www.novomomento.com.br/Sa%C3%BAde/73906/medicos-influencers-e-o-alerta-do-cremesp

*Ben Oliveira é escritor, blogueiro e jornalista por formação. É autor do livro de terror Escrita Maldita, publicado na Amazon e dos livros de fantasia jovem Os Bruxos de São Cipriano: O Círculo (Vol.1) e O Livro (Vol. 2), disponíveis no Wattpad e na loja Kindle.

Comentários

  1. Olha eu por aqui.... Eu concordo com você em tudo! Não me aprofundei muito em autismo, mas esses problemas que você apontou são os mesmos de quando eu falava sobre borderline. No meu caso, desisti porque realmente ninguém se interessa, as pessoas preferem acreditar em famosinhos e médico não especializado, preferem acreditar em falsas promessas de cura (a custa de horríveis efeitos colaterais, muitas vezes ou gastar uma grande quantia de dinheiro á toa), do que buscarem a informação, exigir que os médicos se especializem. Além do preconceito e do estigma envolvido, eu vi uma pessoa com um canal falando mal de borderline, dizendo que todos são iguais, insensíveis e etc (comparando a psicopatas e n coisas terríveis, um verdadeiro tribunal do mal) ter mais acesso do que de um médico que estava fazendo um trabalho sério (com evidências e pesquisas. Isso é porque as pessoas preferem descontar suas frustrações ( e a polêmica tem grande apelação no emocional do ser humano né) naquilo que não entendem do que realmente ter o trabalho de entender.... Eu só sei que eu cansei, mas você não deve, você tem que continuar falando sobre, buscando as evidências, desafiando o senso comum, essa área merece importância no Brasil... Tem todo meu apoio!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Michele. Eu super concordo contigo. Existe muita desinformação sobre Borderline também. Livros muito rasos, conteúdo superficial e descontextualizado. Lutar contra a ignorância é algo diário.
      Abraços e gratidão pelo apoio.

      Excluir

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Volte sempre!

Mais lidas da semana