Pular para o conteúdo principal

Destaques

Às vezes...

Tudo o que nunca fomos. Tudo o que nunca seríamos. Tudo o que não éramos. Havia um espaço dentro de mim que não poderia ser preenchido por todas palavras que representávamos um para o outro. Ia, então, se soltando lentamente, de quem havia se soltado de forma brusca. Ia dando tempo ao tempo e espaço para as coisas voltarem ao eixo. Escrevia para lembrar, escrevia para esquecer. Esquecer o quê? Nunca tinham passado de dois personagens cujas histórias jamais se cruzariam. Sequer poderiam ser definidos como colegas ou amigos, tampouco eram amores. Eram quase alguma coisa e nesse mundo de indefinições, às vezes era melhor não saber. Perdeu a conta de quantos dias o outro havia ficado sem responder. Perdeu a conta de quanto tempo havia se passado. De quando limites foram cruzados e quando promessas foram quebradas. Escrevia para dizer que a dor também fazia parte do processo de se sentir vivo. Escrevia para nomear as emoções e encontrar clareza em um universo de indefinições. Escrevia para ...

Dia Internacional da Síndrome de Asperger: A Invisibilidade no Espectro Autista

Hoje é Dia Internacional da Síndrome de Asperger. Atualmente, englobada dentro do Espectro Autista. Muita gente ainda desconhece. A nova classificação do CID11 para Aspergers entrará em vigor só em 2022: Transtorno do Espectro Autista sem Deficiência Intelectual e com LEVE ou NENHUM prejuízo de linguagem funcional.


Por razão do prejuízo de linguagem funcional em Aspergers ser leve ou ausente e da inteligência estar na média ou acima da média (alto QI/superdotação ou altas habilidades – chamado de dupla excepcionalidade), isso provoca confusão em quem não entende o que é o autismo e/ou tem uma visão estereotipada do assunto, sem levar em conta que duas pessoas no espectro autista podem ser muito diferentes e a diversidade do espectro autista.

Muitas pessoas só descobrem na vida adulta. Para quem quiser entender sobre o assunto, recomendo a graphic novel A Diferença Invisível, inspirada na história de vida da Julie Dachez com a intenção de levar conscientização sobre diagnóstico tardio, dificuldade de encontrar profissionais que entendam de Aspergers adultos e como essa jornada de autodescoberta na vida adulta pode ser bem solitária, mas libertadora.

Compre A Diferença Invisível (Julie Dachez e Mademoiselle Caroline): https://amzn.to/2EhKE5w

Outras indicações de livros, filmes e palestras sobre Síndrome de Asperger publicadas aqui no blog:

Palestra com a autista Julie Dachez, autora do livro A Diferença Invisível e Doutora em Psicologia Social

Passarinha: Livro sobre garota autista e seu pai lidando com o luto

4 Curiosidades do livro O Cérebro Autista

Diversidade Invisível: Assista a palestra com autista diagnosticada aos 35 anos

Autismo: Livro de memórias escrito por mulher com diagnóstico tardio de Asperger

13 Livros sobre Autismo que poderiam ser traduzidos para o Brasil

Mary e Max: Adulto autista, solidão e amizade

Autismo: Problema de representatividade na ficção ou no mundo real?

Vídeo: 7 Curiosidades sobre Síndrome de Asperger

Síndrome de Asperger: Adam, adulto com autismo e os relacionamentos

Síndrome de Asperger: Guia do especialista mundial em autismo, Tony Attwood

Asperger na adolescência e amizade são temas do livro Em Algum Lugar nas Estrelas

Asperger (Forma leve de autismo): Graphic novel francesa ajuda na conscientização

Mais lidas da semana