Pular para o conteúdo principal

Destaques

Ser lembrado por um leitor

Há algo encantador em ser lembrado por um leitor, como se de alguma forma estivessem conectados pelas palavras, mesmo com o passar dos anos. Havia algo reconfortante em saber que um leitor aguardava um livro novo. Tantas coisas tinham acontecido na vida após a publicação do último livro. De alguma forma, era como se tivesse se tornado outra pessoa. Estaria mentindo se dissesse que ainda não escrevia, mas nem sempre tinha energia ou foco para tal, já não era mais como antigamente quando conseguia prever quando iria terminar de escrever um livro. Um simples e-mail poderia fazer um escritor feliz e trazer uma dose de esperança de que em algum lugar do mundo, havia um leitor ansioso e animado com a possibilidade de um novo livro. Poucas sensações eram tão boas para os escritores. Só tinha como agradecer, ainda que em forma de texto aberto. Leitores, muitas vezes, são lembretes de que os livros importam. Escritores, em muitas situações, precisam deste lembrete constante para vencerem as dif...

Dia Internacional da Síndrome de Asperger: A Invisibilidade no Espectro Autista

Hoje é Dia Internacional da Síndrome de Asperger. Atualmente, englobada dentro do Espectro Autista. Muita gente ainda desconhece. A nova classificação do CID11 para Aspergers entrará em vigor só em 2022: Transtorno do Espectro Autista sem Deficiência Intelectual e com LEVE ou NENHUM prejuízo de linguagem funcional.


Por razão do prejuízo de linguagem funcional em Aspergers ser leve ou ausente e da inteligência estar na média ou acima da média (alto QI/superdotação ou altas habilidades – chamado de dupla excepcionalidade), isso provoca confusão em quem não entende o que é o autismo e/ou tem uma visão estereotipada do assunto, sem levar em conta que duas pessoas no espectro autista podem ser muito diferentes e a diversidade do espectro autista.

Muitas pessoas só descobrem na vida adulta. Para quem quiser entender sobre o assunto, recomendo a graphic novel A Diferença Invisível, inspirada na história de vida da Julie Dachez com a intenção de levar conscientização sobre diagnóstico tardio, dificuldade de encontrar profissionais que entendam de Aspergers adultos e como essa jornada de autodescoberta na vida adulta pode ser bem solitária, mas libertadora.

Compre A Diferença Invisível (Julie Dachez e Mademoiselle Caroline): https://amzn.to/2EhKE5w

Outras indicações de livros, filmes e palestras sobre Síndrome de Asperger publicadas aqui no blog:

Palestra com a autista Julie Dachez, autora do livro A Diferença Invisível e Doutora em Psicologia Social

Passarinha: Livro sobre garota autista e seu pai lidando com o luto

4 Curiosidades do livro O Cérebro Autista

Diversidade Invisível: Assista a palestra com autista diagnosticada aos 35 anos

Autismo: Livro de memórias escrito por mulher com diagnóstico tardio de Asperger

13 Livros sobre Autismo que poderiam ser traduzidos para o Brasil

Mary e Max: Adulto autista, solidão e amizade

Autismo: Problema de representatividade na ficção ou no mundo real?

Vídeo: 7 Curiosidades sobre Síndrome de Asperger

Síndrome de Asperger: Adam, adulto com autismo e os relacionamentos

Síndrome de Asperger: Guia do especialista mundial em autismo, Tony Attwood

Asperger na adolescência e amizade são temas do livro Em Algum Lugar nas Estrelas

Asperger (Forma leve de autismo): Graphic novel francesa ajuda na conscientização

Mais lidas da semana