Pular para o conteúdo principal

Destaques

Scoop: Jornalistas da BBC e uma entrevista polêmica com príncipe Andrew

Quando um escândalo internacional envolvendo a Família Real estoura, uma jornalista tenta ser a primeira a conseguir uma resposta do príncipe Andrew para a BBC. Scoop é um filme de 2024 sem grandes surpresas para quem acompanhou a cobertura midiática da época, que mostra a importância do jornalismo não se silenciar quando se faz relevante. Um caso que havia sido noticiado há nove anos sobre a amizade de Andrew e Jeffrey Epstein estoura com a prisão do milionário e suicídio. Enquanto jornais de diferentes partes do mundo fizeram cobertura, o silêncio de príncipe Andrew no Reino Unido incomoda a equipe de jornalismo, que tenta persuadi-lo a dar uma entrevista. Enquanto obtém autorização para fazer a entrevista, a equipe de jornalismo mergulha nas informações que a Família Real não gostaria que fossem divulgadas sobre as jovens que faziam parte do esquema de tráfico sexual e as vezes em que príncipe Andrew estava no avião particular de Epstein. O filme foca mais na equipe de jornalismo do

4 Curiosidades do livro O Cérebro Autista

Existem mais de 2 milhões de pessoas no espectro autista no Brasil e os números seriam bem maiores se ainda não houvesse tanta dificuldade de encontrar profissionais especialistas no assunto. É bem provável que ao longo da vida você tenha conhecido um autista, mesmo que não saiba ou até mesmo que a pessoa não soubesse – como acontece com quem tem diagnóstico tardio na vida adulta de Síndrome de Asperger. Entender um pouco sobre a condição neurológica diversa é essencial para a inclusão social.


Compre o livro O Cérebro Autista (Temple Grandin e Richard Panek): https://amzn.to/2QMYXWP

Estamos em 2018 e ainda há muita desinformação sobre o autismo, especialmente na internet com a explosão de informações falsas. Ainda há um déficit de profissionais da saúde especializados no transtorno do espectro autista no Brasil, mas com o aumento do número de diagnósticos no mundo todo, mais autistas, familiares e profissionais estão buscando mais conhecimentos e informações.


Texto da imagem: 

“Para algumas pessoas, no entanto, os problemas sensoriais causam transtornos. Elas não conseguem conviver em ambientes normais, como escritórios e restaurantes. A dor e a confusão definem suas vidas” – Temple Grandin

Temple Grandin foi e ainda é muito importante no processo de conscientização sobre o autismo. No livro O Cérebro Autista: Pensando Através do Espectro (The Autistic Brain: Thinking Across The Spectrum), a especialista em comportamento animal e o jornalista Richard Panek falaram sobre algumas das pesquisas envolvendo o cérebro da própria Temple Grandin, bem como comentando sobre os comportamentos autísticos. Lembrando que o livro foi publicado originalmente em 2013, mas ainda permanece relevante.

Confira 4 curiosidades do livro O Cérebro Autista:


1) Temple Grandin puxa a orelha dos pesquisadores sobre a questão sensorial


A autora e palestrante renomada reclama da falta de pesquisas sobre os problemas sensoriais. Há uma preocupação excessiva com a socialização, sem levar em conta que a presença em alguns ambientes com muitos estímulos sensoriais pode ser desconfortável e/ou doloroso, provocando ansiedade e crises. 

Ou seja, não adianta se focar só no desenvolvimento de habilidades sociais e esquecer que cada autista tem diferentes níveis de transtornos sensoriais e como os comportamentos podem ser mal-interpretados por quem não entende. 

“Se os pesquisadores querem saber como é ser uma das muitas e muitas pessoas que vivem em uma realidade sensorial paralela, eles precisam perguntar a elas. Pesquisadores costumam menosprezar o relato dessas pessoas por pensarem que não se presta à verificação científica por ser subjetivo. Mas essa é a questão. A observação objetiva do comportamento pode fornecer informações importantes. Mas só a pessoa com sobrecarga sensorial pode dizer o que isso realmente representa” – Temple Grandin e Richard Panek, O Cérebro Autista

Ignorar a questão sensorial é não querer enxergar questões como porque os autistas se cansam com mais facilidade e precisam de um tempo maior para recarregar as energias e porque alguns ambientes são evitados e/ou tolerados por pouco tempo, influenciando também o nível de socialização. Você ficaria muito tempo em um lugar que te faz mal? Teria disposição para conversar enquanto sente dor e/ou desconforto?

2) Identificação e exemplos das experiências sensoriais


Usando a própria experiência sensorial e a de outros autistas, Temple Grandin classificou as questões do processamento sensorial em três categorias: busca sensorial, alta responsividade sensorial e baixa responsividade sensorial.

Para ficar mais fácil para os leitores entenderem, Temple Grandin identificou alguns dos problemas e comportamentos relacionados aos cinco sentidos: problemas de processamento visual, processamento auditivo, sensibilidade tátil, sensibilidades olfativa e gustativa, além de dar dicas de como é possível identificar e como lidar.

“Como alguém que precisou inventar a máquina do abraço para conter a ansiedade e as crises de pânico, obviamente tenho um grande problema com a sensibilidade ao toque... Mas meus problemas táteis não acabam aqui. As roupas me deixam louca se não tiverem a textura correta” – Temple Grandin, O Cérebro Autista

3) Breve histórico sobre o autismo


Temple Grandin discute desde as dificuldades de sua infância, época em que pouco se sabia sobre o autismo, até algumas das transformações das classificações e visões dos pesquisadores. Segundo ela, um dos motivos para o aumento dos diagnósticos é o de que mais pais estão levando os filhos atrás de um diagnóstico correto.

Uma coisa é certa: apesar de alguns dos mitos espalhados antigamente, como o da mãe geladeira, ela ressalta que o autismo está no cérebro, não na mente. Essa forma de pensar o autismo, além de ser mais correta, ajuda a entender alguns dos comportamentos e de que forma eles estão relacionados com os neurônios e partes do cérebro. Outra questão importante é lembrar de que forma o autismo está relacionado à genética.

4) Entender os pensamentos e os pontos fortes


Quando Temple Grandin deu suas primeiras palestras e lançou seu livro, ela imaginava que os autistas pensavam igual ela. Temple tem uma forte relação com o pensamento visual. Conforme ela foi conhecendo outros autistas, ela percebeu que cada um se identifica mais e se expressa melhor do seu jeito.

A autora fala sobre como a inteligência de autistas já foi subestimada e também cita a importância de descobrir os pontos fortes, o que poderia dar um direcionamento sobre o que estudar e/ou trabalhar. Ela fala sobre a importância de trabalhar com diferentes pensadores e cita o próprio jornalista Richard Panek (pensador por padrões e palavras) como um exemplo e como eles colaboraram para escrever o livro.

“Ao cultivar a mente autista cérebro por cérebro, ponto forte por ponto forte, podemos repensar os adolescentes e adultos autistas em empregos e estágios sem um esquema caritativo, como gente valiosa e até essencial que contribui para a sociedade” – Temple Grandin, O Cérebro Autista

Porém, para que essas mudanças e a inclusão aconteçam, é preciso que a sociedade também esteja preparada. Além do preconceito, assunto pouco comentado no livro e tirando as questões cerebrais, muitas das barreiras impostas aos autistas ainda são sociais – muitas vezes, o ambiente é mais propício para o desenvolvimento. Um autista pode ter muitos conhecimentos em determinadas áreas e não ter as mesmas oportunidades de emprego por não ter os mesmos contatos (facilidade de conhecer outras pessoas) e/ou não ter aceitação, empatia e paciência no local de trabalho.


Sobre os autores:


Temple Grandin – é autista e revolucionou as práticas de tratamento de animais em fazendas e abatedouros. Ph.D. em zootecnia, é professora de ciência animal na Colorado State University e autora de best-sellers que já somaram mais de 1 milhão de exemplares vendidos. O filme da HBO, Temple Grandin, baseado em sua vida, recebeu sete Emmys, incluindo os de melhor filme para televisão e de melhor atriz para Claire Danes, que também ganhou o Globo de Ouro ao interpretar Grandin.

Richard Panek – é jornalista e escritor premiado, autor de The 4 Percent Universe e ganhador de um prêmio de reconhecimento na área de escrita científica pela John Simon Guggenheim Memorial Foundation, tendo sido traduzido para mais de quinze idiomas.

*Ben Oliveira é escritor, blogueiro e jornalista por formação. É autor do livro de terror Escrita Maldita, publicado na Amazon e dos livros de fantasia jovem Os Bruxos de São Cipriano: O Círculo (Vol.1) e O Livro (Vol. 2), disponíveis no Wattpad e na loja Kindle.

Comentários

Mais lidas da semana