Pular para o conteúdo principal

Destaques

Palavras não ditas

Era uma vez um escritor que tinha tanta empatia por alguém próximo, que, muitas vezes, levava para a terapia problemas que não eram seus. Nem sempre sabia como ajudar. Não sabia como dizer não. Sempre estava disposto a ouvir. Até o dia em que se esgotou e se deu conta de que se as coisas não mudassem, ali não era seu lugar para ficar. Quando foi que precisou se diminuir tanto para caber nas expectativas do outro? O outro sequer sabia que seus posicionamentos ideológicos eram contrários e, vez ou outra, sofria com microagressões, mas se silenciava em bem da amizade – era quase como se vivesse uma vida dupla, da qual o outro desconhecia. Foi deixando um monstro crescer cada vez mais, um monstro alimentado pelo silêncio e que tanto se preocupava com o outro, que às vezes se deixava de lado. Para pessoas que estão familiarizadas com impor limites, o caso poderia ser bobeira, mas para ele, havia chegado a um estado de exaustão, no qual não queria voltar atrás. Estava exausto de ouvir proble...

Acadêmico apresenta documentário 'Heleno Goyano, um ilustre perseguido da ditadura'

Texto: Ben Oliveira

O acadêmico de jornalismo Helton Davis apresentará o seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), o vídeo-documentário "Heleno Goyano, um ilustre perseguido da ditadura", no dia 10 de dezembro de 2012, às 18h, em Campo Grande (MS), no auditório da TV Pantanal Uniderp, no bloco 5 da Universidade Anhanguera Uniderp.

Durante o documentário a família relembra alguns momentos difíceis passados na época da ditadura militar, como a ausência de Nelson Trad e as prisões. "No fundo, nós sabíamos que aquilo no futuro, serviria para honrar a biografia dele, orgulhar os filhos, porque ele não era subversivo, ele não era um opositor desleal ao regime, ele não extravasava sua indignação ao regime contra as pessoas, nunca foi autor ou partícipe de atos de guerrilha", comenta Fábio Trad nas gravações.

Produzido por Helton Davis, o vídeo-documentário traz depoimentos de familiares e pessoas que conviveram com Nelson Trad na época. Seja como advogado ou político, Nelson Trad ou Heleno Goyano fez o que podia para contestar o regime militar e lutar pela democracia.

O ex-deputado Nelson Trad morreu aos 81 anos, de problema no coração, no dia 7 de dezembro de 2011, em Campo Grande (MS).

Sinopse
Heleno Goyano, um ilustre perseguido da ditadura aborda a realidade do regime político ditatorial da época pela ótica jornalística de como eram as perseguições feitas pelo regime militar em Campo Grande, em especial, a perseguição sofrida por Nelson Trad que utilizava o pseudônimo, Heleno Goyano, para publicar crônicas esportivas que de forma sucinta, criticava e combatia o regime militar a fim de despertar um pensamento crítico na sociedade contra esse sistema político.

É um misto de nostalgia e resgate histórico de um ilustre político campo-grandense, que apesar do alto prestígio por conta da profissão de advogado e do cargo que ocupava − era vice-prefeito da cidade na época −, foi um dos que mais sofreu com a repressão da ditadura militar brasileira.

Este vídeo-documentário mergulha fundo sobre quem era Heleno Goyano, esse apaixonado botafoguense que conseguiu unir em torno da sua ideologia política mesclada com crônicas esportivas, uma só luta: a paixão pelo futebol aliado à defesa da democracia, dos direitos humanos e da liberdade de expressão.

Comentários

Mais lidas da semana