Pular para o conteúdo principal

Destaques

Cansado

 Os dias de cansaço vieram com tudo. Para onde tinha ido a energia? Para onde tinham ido o foco e a concentração? Não sabia. A qualquer momento, tudo poderia mudar. Era algo difícil de entender por si só, imagine aos outros ao redor. Por isso ia se fechando cada vez mais, até que as coisas voltassem ao normal.  A verdade é que não existia um normal. Estava sempre lutando para se manter nem um lado ou outro. Era cansativo. Havia coisas que só quem pensava conseguia entender  Ia, então, tentando descansar, mesmo quando a mente parecia inquieta. Ia se soltando, dia após dia, na esperança de que não houvesse mais sinais de uma possível crise e tudo poderia mudar.  Escrevia para lembrar que os momentos ruins passavam. Escrevia para lembrar que os bons também existia. Escrevia para tirar o peso de si, o peso daquilo que não poderia ser controlável, não importa o quanto tentasse.  Escrevia quando deveria estar dormindo, mas não havia nada melhor do que conseguia pensar...

Poesia e música alegram noite em Campo Grande (MS)

Texto: Ben Oliveira

Na noite da última sexta-feira, 30 de novembro de 2012, a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul realizou em Campo Grande (MS) a última edição do ano do "Espaço da Poesia". Realizado no Terraço do Memorial da Cultura, o evento contou com apresentações artísticas e culturais.

Mesmo com chuva, o evento foi realizado com sucesso. A abertura do evento foi feita pelo Coral da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul. Com mais de quatro anos de existência, o grupo formado por servidores e membros da comunidade cantou algumas canções natalinas.

Coral da Fundação de Cultura de MS. Foto: Ben Oliveira.

Criado pela Fundação de Cultura de MS, o projeto "Arte de Dizer" incentiva a declamação de poesias entre professores e alunos de cólegios do Estado. As aulas foram ministradas pela escritora Nildes Prieto que capacitou os professores de Português, Literatura, Artes e outras áreas.

Professoras emocionam público com poesias. Foto: Ben Oliveira.

Alguns dos professores e alunos participantes do projeto declamaram poesias no primeiro recital do "Arte de Dizer" emocionando, entretendo e arrancando aplausos do público. Desde poetas conhecidos até autores da literatura regional tiveram seus textos recitados.

Poeta pós-modernista, Ismael Machado apresentou o seu livro "Folhas Brasileiras", de autoria do seu pseudônimo Fernando Bandeira, uma homenagem aos poetas Fernando Pessoa e Manuel Bandeira. Além de ler alguns trechos do livro, o poeta comentou que a obra estará em exposição na França, em Paris.

Poeta declama textos de sua própria autoria e autografa livros
comprados na noite. Foto: Ben Oliveira. 

O grupo de MPB ZumDiBesouro fechou a noite do Espaço de Poesia com diversas canções com temas como amor, nostalgia e esperança. Formado em 2012, o grupo é composto por Adriano San ao violão e voz, Felipe Alves ao violão e voz e Luiz Carlos Santana na percussão e voz.

Uma das atrações da noite, a apresentação de dança de rua da Cia. Dançurbana foi cancelada por conta do tempo e pela falta de espaço, já que o local onde o grupo se apresentaria estava molhado.

Confira o blog do poeta Ismael Machado

Mais lidas da semana