Pular para o conteúdo principal

Destaques

Recomeçar

Era quando as energias estavam esgotadas que se lembrava da importância de aproveitar os bons momentos. De um instante para o outro, o humor já estava diferente e não havia muito o que pudesse fazer. Aprendera com as experiências passadas que esses acontecimentos poderiam ser passageiros e logo estaria de volta a quem realmente era. Escrevia para se lembrar de que não era a primeira nem a segunda vez que passava por aquilo. Escrevia para se lembrar de que tudo poderia ficar bem. Escrevia. Os dias pareciam mais longos. Deveria estar dormindo, mas acabara escrevendo. Precisava se escavaziar das memórias e emoções. Precisava encontrar novas significações. Precisava se esquecer dos traumas dos episódios e criar novas memórias. Ia, então, se esquecendo dia após dia... Ia se dando a oportunidade de deixar o passado para trás e não se prender nele. Ia aceitando que aprendera algumas coisas tarde demais, mas sempre haveria espaço para recomeçar. Ia se deixando vibrar no momento presente, solta...

Poesia e música alegram noite em Campo Grande (MS)

Texto: Ben Oliveira

Na noite da última sexta-feira, 30 de novembro de 2012, a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul realizou em Campo Grande (MS) a última edição do ano do "Espaço da Poesia". Realizado no Terraço do Memorial da Cultura, o evento contou com apresentações artísticas e culturais.

Mesmo com chuva, o evento foi realizado com sucesso. A abertura do evento foi feita pelo Coral da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul. Com mais de quatro anos de existência, o grupo formado por servidores e membros da comunidade cantou algumas canções natalinas.

Coral da Fundação de Cultura de MS. Foto: Ben Oliveira.

Criado pela Fundação de Cultura de MS, o projeto "Arte de Dizer" incentiva a declamação de poesias entre professores e alunos de cólegios do Estado. As aulas foram ministradas pela escritora Nildes Prieto que capacitou os professores de Português, Literatura, Artes e outras áreas.

Professoras emocionam público com poesias. Foto: Ben Oliveira.

Alguns dos professores e alunos participantes do projeto declamaram poesias no primeiro recital do "Arte de Dizer" emocionando, entretendo e arrancando aplausos do público. Desde poetas conhecidos até autores da literatura regional tiveram seus textos recitados.

Poeta pós-modernista, Ismael Machado apresentou o seu livro "Folhas Brasileiras", de autoria do seu pseudônimo Fernando Bandeira, uma homenagem aos poetas Fernando Pessoa e Manuel Bandeira. Além de ler alguns trechos do livro, o poeta comentou que a obra estará em exposição na França, em Paris.

Poeta declama textos de sua própria autoria e autografa livros
comprados na noite. Foto: Ben Oliveira. 

O grupo de MPB ZumDiBesouro fechou a noite do Espaço de Poesia com diversas canções com temas como amor, nostalgia e esperança. Formado em 2012, o grupo é composto por Adriano San ao violão e voz, Felipe Alves ao violão e voz e Luiz Carlos Santana na percussão e voz.

Uma das atrações da noite, a apresentação de dança de rua da Cia. Dançurbana foi cancelada por conta do tempo e pela falta de espaço, já que o local onde o grupo se apresentaria estava molhado.

Confira o blog do poeta Ismael Machado

Mais lidas da semana