Pular para o conteúdo principal

Destaques

Murder By The Coast: Documentário espanhol da Netflix sobre casos de jovens assassinadas traz dilemas éticos

Murder By The Coast (Homicídio na Costa do Sol/El caso Wanninkhof - Carabantes) é um ótimo documentário de crimes para quem deseja entender os impactos do julgamento antecipado pela imprensa sobre casos mal investigados, influenciando a opinião pública, quando só existem indícios, mas nenhuma prova. Lançado pela Netflix em 2021, o filme espanhol foi dirigido por Tània Balló e roteirizado por Gonzalo Berger . Em mais de 20 anos, muita coisa mudou no mundo. Mas há outras que ainda servem como ótimo exemplo de erros e acertos, especialmente no que diz respeito aos casos criminais, opiniões públicas, preconceitos e faltas de evidências. O documentário traz o caso da adolescente Rocío Wanninkhof que foi assassinada em 1999 e na ansiedade para encontrar um culpado, diante da falta de informações concretas, tudo toma um rumo que se fossem contar, poderiam jurar que se trata de um enredo de ficção. Os depoimentos de profissionais envolvidos ou que estudaram o caso só enriquecem o documentári

Redação e Criatividade são tema de palestra na UCDB


Texto: Ben Oliveira

O publicitário Antônio Rodrigues Neto falou sobre Redação e Criatividade durante o PropUP - Eleve suas ideias, evento realizado no auditório da biblioteca da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), em Campo Grande (MS), durante  a manhã do dia 09 de novembro de 2012. Em tom descontraído, o palestrante deu dicas para os acadêmicos de Comunicação Social, tanto de Publicidade e Propaganda, quanto de Jornalismo.

Palestra com o publicitário Antônio Rodrigues Neto aconteceu no auditório
da biblioteca da UCDB. Foto: Caroline Merlo.
Redator na Agilitá, Antônio Rodrigues Neto explicou como a criatividade é importante e disse que todos são criativos para alguma coisa, às vezes não comercialmente. Para ele, a criatividade pode ajudar a abrir portas.
Publicitário Antônio Rodrigues Neto.
Foto: Hygor Benevides.

Durante a palestra o publicitário deu algumas dicas para exercer a criatividade: busque referências, esteja bem informado, faça anotações, pratique o hábito de fazer associações, não tenha medo de compartilhar ideias, tenha um vocabulário vasto, conheça públicos distintos, hábitos e linguagem, abuse do humor, não use o prazo como desculpa para não ser criativo e inove.

Antônio Neto citou algumas funções do redator publicitário: Criar textos para anúncios, outdoors, banners e internet; Escrever roteiros e spots; Compor jingles e vinhetas; Fazer releases e merchandisings; Revisar ortografia e gramática e fazer planejamento de campanha.

"O mercado de trabalho está carente de redatores bons. Não se encontra redator hoje em dia", comenta Antônio Neto. De acordo com o publicitário, para ser um retador é preciso ter força de vontade. "Todo mundo pode aprender. Eu acho que é um dos departamentos mais fáceis de se trabalhar", opina.

Para Antônio Neto, o publicitário não pode ser preconceituoso e deve conhecer de tudo, para que o mesmo possa ter material suficiente para criar para todo tipo de público. "Você tem que falar o que as pessoas querem ler ou ouvir", ressalta.

Comentários

Mais lidas da semana