Pular para o conteúdo principal

Destaques

Ressignificar dia após dia

A linha era tênue entre a verdade e a autoficção, mas a literatura era um espaço para criar e não tinha compromisso com a realidade. Como tinta invisível, personagens às vezes se misturam e podem confundir. Um personagem pode ser vários e a graça não está em descobrir quem é quem, mas de aproveitar a leitura. Escrever em blog poderia não ser a mesma coisa do que escrever um livro de ficção ou de memórias, mas a verdade era que acabava servindo para as duas coisas. Às vezes o passado estava no passado. Às vezes o presente apontava para o futuro. Mas nunca dá para saber sobre quem se está escrevendo e há beleza nisso. A beleza de que personagens não eram pessoas, de que não precisava contar a verdade sempre, que às vezes quatro personagens poderiam se tornar um. Saber quem é quem parecia o menos importante, mas apreciar a beleza das entrelinhas. Ia escrevendo como uma forma de esvaziar a mente e o coração, sentindo o corpo mais leve. Escrevia e continuaria escrevendo sempre que sentisse ...

LibriVox - Audiobooks gratuitos

O hábito de ouvir estórias é adquirido na infância, quando pais, família e professores costumam ler, contar e interpretar diferentes livros, geralmente com contos de fadas e fábulas.

Com o passar dos anos, após a alfabetização, este costume é substituído pela leitura. Substituímos a voz do outro contando uma estória pela voz que habita nossas mentes.

Nos últimos anos, os audiobooks estão se popularizando cada vez mais. Nos smartphones, diversos aplicativos são produzidos para ouvir os livros, sejam obras de domínio público ou pagas, e renovam um pouco do que foi perdido.

Os áudio livros também são uma boa opção para os cegos, pois existem muitos conteúdos que não foram adaptados para quem tem deficiência visual.

Uma das opções para quem deseja fazer download de audiobooks é a LibriVox, um site criado em agosto de 2005, pelo escritor e desenvolvedor de web Hugh McGuire. Na LibriVox voluntários gravam capítulos de livros de domínio público e os arquivos de áudio são disponibilizados na internet de graça.

O site recebe voluntários do mundo todo que falem diferentes línguas e tenham diferentes sotaques. “Tudo o que você precisa é de um computador, algum software de gravação livre e sua própria voz”, afirma o site.

Acesse o site para baixar audiobooks: http://librivox.org/


Mais lidas da semana