Pular para o conteúdo principal

Destaques

Espectro Autista: Reflexão sobre conscientização do autismo

Vez ou outra eu recebo mensagens de pessoas pedindo ajuda sobre como trazer mais conscientização em lugares nos quais pouco se sabe sobre autismo. Nem toda cidade tem especialista em autismo, isso é um fato que todo mundo que já precisou de um, sabe como é. Minha dica é: compre/arrecade livros ATUALIZADOS sobre o assunto e/ou livros de ficção (com personagens autistas) e/ou livros escritos por autistas. Recomendo firmemente a literatura, já que a leitura trabalha a empatia e fica mais fácil dos neurotípicos entenderem como é estar 'na nossa pele', mesmo que por alguns minutos.


Não vai dar livro desatualizado, que é um desserviço. Já tem muita desinformação no Brasil. Eu poderia fazer uma lista sobre todos absurdos que leio, mas não vou.

Enfim, não dá para fugir da leitura. Infelizmente, muitos conteúdos brasileiros estão defasados, outros logo vão estar por causa das alterações do CID11 do Espectro Autista [só entra em vigor em 2022]. Tem muita coisa boa produzida pela comunid…

Melhores Faculdades de Jornalismo


As melhores instituições de ensino superior do Curso de Jornalismo e cursos relacionados à redação e produção de conteúdo estão localizadas em São Paulo (SP). O Ranking Universitário da Folha de São Paulo divulgou uma pesquisa onde é possível conferir quais foram as instituições de ensino com melhor qualidade.

Para avaliar a aceitação dos cursos no mercado de trabalho, o Datafolha entrevistou milhares de diretores, gerentes e profissionais responsáveis pela contratação. Com estas informações, foi possível avaliar quais universidades e instituições de ensino foram as mais citadas em cada uma das áreas e quais seriam preferência em um processo de contratação.

Confira quais universidades, faculdades e centros universitários possuem os melhores cursos de Jornalismo do Brasil, segundo a pesquisa, em relação ao mercado trabalho:

Univ. Metodista de São Paulo (Umesp) / SP

Pont. Univ. Católica de São Paulo (PUC-SP) / SP

Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) / SP

Faculdade Cásper Líbero (FCL) / SP

Univ. de São Paulo (USP) / SP

Pont. Univ. Católica do Rio Grd. do Sul (PUCRS) / RS

Univ. Fed. do Paraná (UFPR) / PR

Pont. Univ. Católica do Paraná (PUCPR) / PR

Univ. Positivo (UP) / PR

Univ. Presbiteriana Mackenzie (Mackenzie) / SP

Univ. Fed. do Rio Grd. do Sul (UFRGS) / RS

Pont. Univ. Católica de Minas Gerais (PUC Minas) / MG

Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) / SP

Univ. Fed. de Minas Gerais (UFMG) / MG

O Ranking Universitário Folha mostra quais são as melhores instituições de ensino superior do Brasil, sendo faculdades, centros universitários e universidades, a partir de quatro critérios: Pesquisa Acadêmica, Qualidade do Ensino, Avaliação do Mercado e Inovação.

De acordo com informações do site do Ranking Universitário Folha, para classificar as 232 instituições de ensino superior brasileiras foi utilizada uma metodologia baseada em rankings internacionais e adaptada ao contexto do Brasil.

No site da pesquisa é possível conferir o Ranking Geral de Universidades de acordo com a qualidade, pela avaliação do mercado, pela avaliação do ensino, pela qualidade de pesquisa, pela inovação nas universidades, ranking por cursos e ranking por área do conhecimento.

Na categoria geral, o ranking das 10 melhores universidades são:

USP / SP

UFMG / MG

UFRJ / RJ

UFRGS / RS

Unicamp / SP

Unesp / SP

UFPR / PR

UnB / DF

UFSC / SC

10º UFPE / PE

Para mais informações sobre o Ranking e sua metodologia, conferir Ranking de outros cursos e avaliar os outros critérios da pesquisa, acesse: Ranking Universitário Folha.

*Com informações do Ranking Universitário Folha.

Comentários

Mais lidas da semana