Pular para o conteúdo principal

Destaques

Um teste de confiança

Embora sua natureza fosse calma, quando entrava em crise se tornava uma bomba. Um profissional que ajudasse a evitar que a bomba explodisse, era isso o que buscava. Como confiar no presente quando já tinham errado no passado? Talvez se reunisse em pontos em comum, ajudaria ao psicólogo conseguir identificar uma crise antes de acontecer. Não queria o impossível. Sabia que era impossível todos profissionais se especializarem em tudo. Mas gostaria de continuar mantendo seu recorde de tempo sem crises, consciente de que era um trabalho em equipe e sozinho pela própria natureza do transtorno, não era capaz de identificar por conta própria: ter um olhar externo fazia toda diferença. Então, ia pensando em como já tinham errado no passado com seu diagnóstico, independente da empatia. A empatia era o mínimo que buscava num processo terapêutico, mas também a consciência de que se o profissional não será capaz de lidar com a demanda, que tenha a ideia de indicar outro profissional. Ainda que ...

Dicas para começar a escrever – Natalie Goldberg

Autora do livro Escrevendo com a alma, Natalie Goldberg já escreveu diversas obras sobre escrita, tornado-se referencial, principalmente quando se trata de escrita zen. Em sua página do Facebook, a autora divulgou algumas dicas de como começar a escrever, disponíveis no seu novo livro The True Secret Of Writing.

Confira abaixo seis dicas de escrita, compartilhadas por Natalie Goldberg:

1- Compre uma caneta rápida e um caderno barato

“Você deve saber como escrever com caneta e papel, não apenas no computador, que é todo um outro processo. A caneta deve ser rápida o suficiente para acompanhar sua mente, e o caderno não precisa ser precioso. Você estará escrevendo muita besteira nele antes de material bom”.

2- Saia de casa

“Quando você está em casa, o telefone toca, os pratos precisam ser levados – existem um milhão de desculpas para fazer isto ou aquilo ao invés de escrever. Saia! Eu prefiro cafés pouco frequentados onde a comida não é muito boa, então, eu consigo ficar na mesa por um longo tempo. Deixe uma boa gorjeta”.

3- Arranje amigos para escreverem juntos

“Parceiros de escrita mantêm você honesto. Decida quando vocês irão escrever. Escolha qualquer assunto e apenas mova a caneta. Se você se encontrar preso, ver a pessoa em frente a você ainda rabiscando vai inspirá-lo a passar por isso”.

4- Cala a boca e escreva

“Esqueça todas as regras, como “escreva o que você conhece”. O essencial é começar. Não fale sobre isto. Não consiga um adorável estúdio ou uma mesa bonita. Apenas faça.

5- Pratique o silêncio

“Atrás da escrita, atrás das palavras, não estão palavras. Nós precisamos conhecer aquele lugar. Isto nos dá uma grande perspectiva para lidar com a linguagem. O silêncio pode ser a porta para a escuta, o que é um dos grandes pilares para a escrita”

6- A leitura é tudo

“Às vezes, meus estudantes vêm até a mim e dizem que eles não leem. Por que alguém deveria lê-lo se você não está lendo ninguém? Escritores são seus professores de verdade. Quando você lê um livro, você está estudando a mente do autor. Ler exercita e desenvolve a mente”.

Mais lidas da semana