Pular para o conteúdo principal

Destaques

Antraz: Documentário da Netflix revela investigações feitas pelo FBI durante anos

Um pouco após os atentados terroristas contra as torres gêmeas, em Nova Iorque, Estados Unidos, no 11 de setembro de 2001, uma ameaça de antraz colocou as autoridades, como o FBI em alerta, e espalhou pânico nos norte-americanos devido à facilidade de se espalhar sem as pessoas saberem.  Dirigido e roteirizado por Dan Krauss e produzido pela Netflix e pela BBC, 21 anos após o ataque e o primeiro caso de circulação do antraz, o documentário Antraz: EUA Sob Ataque (The Anthrax Attacks) leva o telespectador para as investigações do FBI que duraram anos. O que a princípio foi alvo de muita pressão para a solução do caso, principalmente pelo medo dos norte-americanos do esporo da bactéria continuar se espalhando pelas cartas e fazendo mais pessoas adoecerem e/ou morrerem, logo foi caindo no esquecimento conforme as investigações desenrolavam fora dos holofotes.  Com a proximidade do caso do ataque às torres gêmeas, à primeira vista, o pânico generalizado fez com quem os norte-americanos

Dia Mundial da Fotografia: Já tirou sua foto?

Daguerreótipo. O nome é difícil e incomum, mas foi a partir desta invenção de Louis Daguerre em 1837 que surgiu a fotografia mundial. Esse instrumento de comunicação tão importante em nossas vidas, como não poderia deixar de ser, possui um dia especial: 19 de agosto.

Daguerreótipo, invenção que possibilitou o surgimento da fotografia.

A data já passou (19) mas o espírito não. O Dia Mundial da Fotografia é comemorado neste data porque em 19 de agosto de 1839 o governo francês declarou a invenção de Daguerre como de domínio público. Outro processo fotográfico, o calótipo, também foi inventado neste mesmo ano pelo inglês William Fox Talbot. Por isso 1839 é considerado o ano da invenção da fotografia.

Com o método criado por William Talbot tornou-se possível fazer várias cópias de uma mesma foto.

Uma data para recordar

Nada melhor para comemorar este dia do que tirar bastantes fotos! João Salamonde, fotógrafo especialista em casamentos, comenta o quanto a fotografia é prazerosa: “A fotografia é uma arte com mais de 170 anos e não perde a importância. A imagem emociona, passa para os seus descendentes como foi importante aquele momento para você”.

O fotógrafo Rogério Von Krüger, fotógrafo de eventos, analisa a história da fotografia no Brasil: “Recentemente, foi descoberto que um francês erradicado brasileiro, sem saber o que estava fazendo em 1833, fotografou através da câmara escura com uma chapa de vidro e usou papel sensibilizado para a impressão por contato. Por isso, o Brasil é considerado um dos pioneiros na fotografia mundial. Além disso, D. Pedro II era um fotógrafo apaixonado que investiu muito nesta área”.

E a câmera fotográfica que começou como artigo de luxo, atualmente é encontrada até mesmo nos celulares mais acessíveis. Stefano Aguiar, fotógrafo profissional, conta que nada mais impede o usuário de registrar o seu dia: “O primeiro passo do seu filho, a primeira vez que você fez um suflê que deu certo... tudo é motivo para fotografar, porque a fotografia é isso mesmo, tudo na vida” – conclui.

Que tal comemorar a invenção da fotografia, tirando muitas fotos?

*Júlia Ourique Medici / Assessora de Comunicação Digital 

Comentários

Mais lidas da semana