Pular para o conteúdo principal

Destaques

Scoop: Jornalistas da BBC e uma entrevista polêmica com príncipe Andrew

Quando um escândalo internacional envolvendo a Família Real estoura, uma jornalista tenta ser a primeira a conseguir uma resposta do príncipe Andrew para a BBC. Scoop é um filme de 2024 sem grandes surpresas para quem acompanhou a cobertura midiática da época, que mostra a importância do jornalismo não se silenciar quando se faz relevante. Um caso que havia sido noticiado há nove anos sobre a amizade de Andrew e Jeffrey Epstein estoura com a prisão do milionário e suicídio. Enquanto jornais de diferentes partes do mundo fizeram cobertura, o silêncio de príncipe Andrew no Reino Unido incomoda a equipe de jornalismo, que tenta persuadi-lo a dar uma entrevista. Enquanto obtém autorização para fazer a entrevista, a equipe de jornalismo mergulha nas informações que a Família Real não gostaria que fossem divulgadas sobre as jovens que faziam parte do esquema de tráfico sexual e as vezes em que príncipe Andrew estava no avião particular de Epstein. O filme foca mais na equipe de jornalismo do

Ilha das Flores – Curta-metragem brasileiro sobre os contrastes sociais

Ilha das Flores é um documentário sobre os contrastes das classes sociais por causa da economia e como a comida descartada por uns pode ser o alimento de outros. Apesar do nome sugerir um lugar lindo, exótico e ecológico, o espectador vê imagens de um depósito de frutas e verduras inutilizadas que algumas mulheres e crianças carentes coletam para se alimentarem.

Curta-Metragem Ilha das FloresTudo começa com a história de um plantador de tomates e como esse fruto vai parar no supermercado, gerando lucro para o homem. Depois disso o tomate é comercializado para uma revendedora de perfumes que o leva para sua casa e prepara uma refeição com eles. No entanto, um dos produtos está estragado, sendo levado para o lixão e reaproveitado por um fazendeiro na nutrição de seus porcos. Os mesmos tomates (alimentos) rejeitados pela mulher e pelos porcos é fonte de sobrevivência de famílias pobres.

O documentário é uma crítica ao consumo e ao desperdício, mostrando que muitas das coisas desperdiçadas por nós podem ser usadas para quem precisa e não tem condições de compra-las. As imagens e a narrativa do curta-metragem Ilha das Flores revelam o que muitos fazem questão de não enxergar ou se importar, como sobrevive em condições deploráveis a população que mora em lugares isolados (próximos aos lixões) e não possuem emprego ou condições financeiras para ter qualidade de vida.

O documentarista dialogo com o espectador através da repetição constante do que já foi contado, de maneira ácida. Além de trazer informações científicas que podem contribuir para a construção do conhecimento, o documentário leva a reflexão sobre um assunto tão importante e indiferente à sociedade capitalista. O dinheiro utilizado para o consumo desenfreado de tecnologias e outros produtos com um um curto prazo de valida é o mesmo que faz falta para quem não tem um real no bolso para sobreviver.

Mais do que explorar a realidade de mulheres que catam alimentos estragados para suas famílias, a pobreza sem maquiagem e o contraste com o mundo globalizado abordados no filme Ilha das Flores chama a atenção para a necessidade de assistência para essas pessoas.

Sobre o documentário Ilha das Flores – escrito e dirigido por Jorge Furtado, em 1989, o curta-metragem brasileiro ganhou diversos prêmios de cinema. O elenco conta com a participação de Júlia Barth, Paulo José e Ciça Reckziegel.

Assista ao documentário completo Ilha das Flores, de Jorge Furtado

Comentários

Mais lidas da semana