Pular para o conteúdo principal

Destaques

Nada será como foi um dia

Nada será como foi um dia. Isso pode ser confortável ou desconfortável. E ambas coisas podem ser verdadeiras. Talvez precisava mudar os padrões, encerrar os ciclos para finalmente vivenciar o presente. Ninguém disse que seria fácil. Ninguém disse que banalizaram tanto as coisas que tudo parecia fácil como num ato de auto-ajuda. Não, as coisas eram muito mais complexas ao vivo. Escrevia um novo caminho. Evitava repetir o mesmo erro que sempre o mantinha preso à nostalgia. Não, agora queria viver o momento presente. Escrevia para deixar pra trás. Escrevia. Continuaria escrevendo, até que tudo não se passasse de memória e as coisas não doessem mais assim. *Ben Oliveira é escritor, formado em jornalismo . Autor do livro de terror  Escrita Maldita , p ublicado na Amazon e dos livros de fantasia jovem Os Bruxos de São Cipriano:  O Círculo (Vol.1)  e  O Livro (Vol. 2) , disponíveis no  Wattpad  e na loja Kindle.

Ilha das Flores – Curta-metragem brasileiro sobre os contrastes sociais

Ilha das Flores é um documentário sobre os contrastes das classes sociais por causa da economia e como a comida descartada por uns pode ser o alimento de outros. Apesar do nome sugerir um lugar lindo, exótico e ecológico, o espectador vê imagens de um depósito de frutas e verduras inutilizadas que algumas mulheres e crianças carentes coletam para se alimentarem.

Curta-Metragem Ilha das FloresTudo começa com a história de um plantador de tomates e como esse fruto vai parar no supermercado, gerando lucro para o homem. Depois disso o tomate é comercializado para uma revendedora de perfumes que o leva para sua casa e prepara uma refeição com eles. No entanto, um dos produtos está estragado, sendo levado para o lixão e reaproveitado por um fazendeiro na nutrição de seus porcos. Os mesmos tomates (alimentos) rejeitados pela mulher e pelos porcos é fonte de sobrevivência de famílias pobres.

O documentário é uma crítica ao consumo e ao desperdício, mostrando que muitas das coisas desperdiçadas por nós podem ser usadas para quem precisa e não tem condições de compra-las. As imagens e a narrativa do curta-metragem Ilha das Flores revelam o que muitos fazem questão de não enxergar ou se importar, como sobrevive em condições deploráveis a população que mora em lugares isolados (próximos aos lixões) e não possuem emprego ou condições financeiras para ter qualidade de vida.

O documentarista dialogo com o espectador através da repetição constante do que já foi contado, de maneira ácida. Além de trazer informações científicas que podem contribuir para a construção do conhecimento, o documentário leva a reflexão sobre um assunto tão importante e indiferente à sociedade capitalista. O dinheiro utilizado para o consumo desenfreado de tecnologias e outros produtos com um um curto prazo de valida é o mesmo que faz falta para quem não tem um real no bolso para sobreviver.

Mais do que explorar a realidade de mulheres que catam alimentos estragados para suas famílias, a pobreza sem maquiagem e o contraste com o mundo globalizado abordados no filme Ilha das Flores chama a atenção para a necessidade de assistência para essas pessoas.

Sobre o documentário Ilha das Flores – escrito e dirigido por Jorge Furtado, em 1989, o curta-metragem brasileiro ganhou diversos prêmios de cinema. O elenco conta com a participação de Júlia Barth, Paulo José e Ciça Reckziegel.

Assista ao documentário completo Ilha das Flores, de Jorge Furtado

Mais lidas da semana