Nos dias 24 de setembro a 4 de outubro acontece em
Campo Grande (MS), o
14º Encontro do Proler (Programa do Livro e da Leitura). Com o foco em ações par fortalecimento da cidadania através da leitura, as inscrições para o evento podem ser realizadas até o dia 20 de setembro.
"O
livro na era digital, tema sugerido pelo
Proler Nacional, balizou o planejamento para os temas das oficinas que abordarão as relações entre o livro e a leitura nos diversos suportes de
comunicação. Literatura regional, histórias em quadrinhos, cinema afro-brasileiro, contação de estória,
redes sociais como ferramenta de ensino, aspectos lúdicos da poesia, são alguns exemplos de assuntos que serão desenvolvidos nesse Encontro anual", afirma a Coordenadora do Proler Campo Grande-MS, Neusa Narico Arashiro.
|
Comitê Proler de Campo Grande (MS). Foto: Acervo / Proler. |
Durante o evento serão realizados lançamentos, apresentações culturais, palestras e oficinas. O 14º Encontro do Proler tem como proposta incentivar a leitura e a leitura na construção da cidadania.
O Proler é voltado ao público em geral, acadêmicos, professores, bibliotecários, contadores de histórias e gestores públicos.
Confira a programação do 14º Encontro do Proler na Capital Sul-Mato-Grossense:
24 de setembro
Abertura: Leituras no/com o mundo digital: diferentes possibilidades e relações
A palestra tem como tema as leituras de informação e comunicação. Tais leituras podem implicar em diferentes possibilidades no processo educacional e em promover novas relações entre educadores e aprendentes. Surgem interações e diálogos multiculturais, experienciais e conectados que podem propiciar (re) construção de conhecimentos.
Ministrante: Maria Cristina Paniago (UCDB), doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e professora da Universidade Católica Dom Bosco.
Horário: 19 horas
Local: Teatro Aracy Balabanian
25 de setembro
Leitura – O que se pode fazer para melhorar a interpretação de textos
Esta oficina objetiva a apropriação da competência de leitura por meio dos seguintes tópicos: alguns procedimentos positivos para a leitura, como interpretar um texto, encontrar o tema central, entender os enunciados, leitura proveitosa, defeitos a serem evitados na leitura, técnicas de resumo e produção de resumo.
Ministrante: Gilson Demétrio Ávalos (SED) Mestre em Educação com dissertação focada em produção textual, membro do comitê PROLER de Campo Grande, técnico pedagógico de Língua Portuguesa na Secretaria de Estado de Educação.
Horário: 19 horas
Local: Mezanino – Memorial da Cultura
Poesia e Escola: aspectos lúdicos da poesia
A oficina aborda aspectos do gênero lírico enquanto mecanismo propício para a formação de leitores reflexivos. A ideia é oportunizar um espaço de interação com o texto poético, focalizando a importância de sua abordagem em ambiente escolar. Discutiremos, entre outras questões, a presença do lúdico, de mecanismos de construção de significados e, sobretudo, a poesia como espaço para a formação de leitores críticos.
Ministrante: Danglei de Castro Pereira (UEMS), doutor em Letras pela UNESP.
Horário: 19 horas
Local: Biblioteca – Dr. Isaias Paim
Adaptação literária e Cinema Afro-brasileiro
A oficina irá abordar o processo de adaptação literária para cinema, tendo por objeto trechos de filme que tratam da representação da cultura afro-brasileira no cinema nacional.
Ministrantes: Carlos Versoza (FCMS) e Rodolfo Ikeda (FCMS), mestre em Estudos de Linguagens pela UFMS.
Horário: 19 horas
Local: MIS – Auditório
Histórias em quadrinhos na atualidade
Os quadrinhos vão muito além do que uma leitura por fazer. Atualmente a circulação deles no Brasil melhorou em relação às décadas anteriores. Quem for busca de exemplares para leitura pode encontrar uma diversidade de gêneros, que vão dos gibis até os mangás. Atualmente com várias adaptações cinematográficas de sucesso, os quadrinhos norte-americanos acabam tendo um grande destaque, como o filme Os Vingadores, que atualmente ocupa um lugar entre os filmes de maiores bilheterias, e consequentemente os respectivos personagens dos quadrinhos dessa trama ganharam bastante atenção tanto nas HQs quanto em redes sociais, blogs, desenhos animados entre outros. Em nossa oficina pretendemos mostrar a relevância dos quadrinhos para os leitores.
Ministrantes: Nataniel dos Santos Gomes (UEMS), doutor em Lingüística pela UFRJ; Marlon Leal Rodrigues (UEMS), doutor em Lingüística pela UNICAMP e Daniel Abrão (UEMS), doutor em Letras pela UNESP.
Horário: 19 horas
Local: Biblioteca Dr. Isaias Paim – Auditório
Contação de histórias mediadas pela tecnologia
Contação de histórias com recursos tecnológicos. Elementos narrativos. Exploração da voz e da imagem. Discussão de textos. Teoria e prática da arte de história.
Ministrante: Arlinda Canteiro Dorsa, doutora em Língua Portuguesa pela PUC São Paulo e Neli Porto Soares Betoni Escobar Naban (UCDB), mestra em Lingüística pela UnB.
Horário: 19 horas
Local: Biblioteca Dr. Isaias Paim – Biblioteca – Auditório
26 de setembro
Livro e leitura na era digital
Apresentar, compreender e apontar caminhos para a transformação pedagógica das principais investigações e ações sobre livro, letramento e leitura digital na sociedade. Ministrante: Orlando de Almeida Filho (IESF), mestre em Ciência da Informação pela UNESP e professora Rose Cristiane Franco Seco (IESF).
Horário: 19 horas
Local: MIS
Redes Sociais como ferramenta de ensino
Curso para professores de todas as áreas e níveis, mostrando como usar o Facebook e os seus aplicativos para atividades interativas, seja em apoio ao ensino presencial ou no ensino a distância.
Ministrante: Ana Catarina Cortêz de Araújo (IFMS), especialização em Gestão da Informação, do Conhecimento e Novas Tecnologias pelo IESF.
Horário: 19 horas
Local: IESF
Confecção de livros de pano
A oficina tem como objetivo incentivar leitores, tanto na escrita como na leitura, despertando e motivando a criação artística de cada um. Totalmente prática e descontraída, os participantes inscritos terão oportunidades de confeccionar os seus próprios livros.
Ministrante: Bibliotecária Janine Aparecida Ferreira de Souza – Aquidauana.
Horário: 19 horas
Local: Biblioteca Dr. Isaías Paim, 2º andar- Memorial da Cultura.
Atenção! Cada inscrito deverá trazer uma agulha de costura e uma tesoura de costura para tecido, retalhos de tecidos lisos e estampados, meio metro de manta acrílica, meio metro de algodão cru (liso) e meio metro de feltro. O material restante será oferecido pelo PROLER.
Para além das fronteiras pedagógicas: o uso de diferentes constructos artísticos (cinema, música, artes plásticas, literatura) no ambiente escolar
O presente trabalho tratará de levantar algumas proposições acerca do ensino dos distintos constructos artísticos – cinema, literatura, música e artes plásticas – no ensino básico nas diferentes áreas do saber. Os conteúdos, independentemente do tema e forma já não pertencem mais a uma disciplina estanque, mas antes, podem e devem circular no ambiente escolar sem obedecer as rígidas fronteiras impostas, ainda hoje, pelos currículos institucionais. Nesse sentido, todos os bens culturais podem ser materiais didáticos para a Literatura, Artes visuais, Língua Estrangeira, etc. e utilizados de forma simultânea.
Ministrante: Flávio Adriano Nantes (UFMS), professor assistente do Curso de Letras da UFMS – UFMS/CCHS.
Horário: 19 horas
Local: Mezanino
Os quadrinhos e o cinema: um diálogo
A oficina se divide em duas partes: uma teórica e uma prática. Na etapa teórica discutiremos elementos básicos das histórias em quadrinhos (com material organizado pela professora) e a relação estabelecida entre HQ’s e cinema. Será apresentado um filme da década de 1990, baseado no quadrinho Dick Tracy (1h 45min.). Por meio do filme discutiremos a linguagem dos quadrinhos e nesta etapa os participantes serão convidados a realizar atividades de leitura e escrita com histórias em quadrinhos.
Ministrante: Sara Cristiane Jara Grubert (IESF), mestra em Arquitetura e Urbanismo pela USP.
Horário: 19 horas
Local: MIS
27 de setembro
Encerramento: Análises intertextuais nas crenças sul-pantaneiras
A palestra tem por tema um exame de representações discursivas de aspectos culturais do homem pantaneiro do sul de Mato Grosso a partir de letras de músicas regionais e intertextos que se intertextualizam a partir do texto-base “Quanta Gente” de Zé Du. Fundamenta-se na vertente sócio-discursiva da Análise Crítica do discurso e em noções teóricas da Análise do Discurso de linha francesa. Volta-se a uma reflexão prática e teórica aos estudiosos da nossa língua e aos docentes que atuam na produção textual com olhares intertextuais.
Ministrante: Drª Arlinda Cantero Dorsa
Lançamento do Livro “Análises intertextuais as crenças sul-pantaneiras” - Arlinda Cantero Dorsa.
Apresentação musical com Prof. Dr. Marcelo Fernandes (UFMS)
Horário: 19 horas
Local: Mezanino (FCMS)
PROLERTEEN
26 de setembro
Oficina: Almanaque Teen
Oficina destinada a jovens de 14 a 17 anos que objetiva proporcionar momentos de lazer envolvendo a leitura e produção de texto, promovendo a criatividade, imaginação e conhecimento de diversos temas. Serão montadas “estações” em que os jovens desenvolverão atividades variadas como fanzine, literatura brasileira, conhecimentos gerais e quebra-cabeça de textos, entre outros.
Ministrantes: Angela do Rego Catônio (coordenadora do projeto almanaque - UCDB), especialista em Comunicação Social, UMESP; mestre em Comunicação Social, UMESP e acadêmicos integrantes do projeto almanaque.
Horário: 8 horas
Local: IFMS
27 de setembro
Oficina: Cinema e Literatura
Serão mostradas as semelhanças e as diferenças entre a linguagem literária e a cinematográfica, indicando principalmente que a primeira serve-se de signos verbais e a segunda, além destes, usa signos não verbais como ruídos, cores, formas, expressões fisionômicas, etc., que estabelecem uma comunicação intensa com expectador. Como exemplo disso, serão apresentados o conto “O homem da cabeça de papelão”, de João do Rio e o filme homônimo, baseado nessa narrativa, de Carlos Canela. As diferenças entre os contextos históricos das duas obras serão ressaltadas, já que o conto é do início do século XX e o filme é do começo do século posterior.
Ministrante: Julio Xavier (UEMS), graduado em Letras pela UFMS, mestre e doutor em Letras – Teoria Literária e Literatura Comparada pela USP, pós-doutor em Teoria Literária pela UNICAMP.
Horário: 8 horas
Local: IFMS
PROLERZINHO
2 de outubro
Oficina 1: Leitura e Tecnologia – Histórias em quadrinhos
Leitura de histórias mediadas pelas tecnologias. Apresentação e exploração de softwares facilitadores para o processo de produção de uma história em quadrinhos.
Ministrantes: Neli Porto Soares Betoni Escobar Naban (UCDB), mestra em Lingüística pela UnB e profª Rosimeire Regis.
Horário: 14 horas
Local: Universidade Católica Dom Bosco
Escola: Licurgo de Oliveira Bastos
3 de outubro
Oficina 2: Oficina de Brinquedos e Contação de Histórias
Contação de histórias com músicas, confecção de brinquedos e realização de brincadeiras com crianças do Ceinf.
Ministrante: Profª Ma. Patrícia Alves, acadêmicos da Pedagogia e do Projeto de Extensão - Labinter (UCDB).
Horário: 14 horas
Local: E.E. Antônio Delfino
4 de outubro
Oficina 3: Leitura literária: entre as letras
A oficina aborda aspectos lúdicos associados à leitura literária. A ideia é criar um espaço de interação de leitores em formação com diferentes textos literários por meio do método linear de leitura literária. O “brincar de ler” é visto como espaço de formação de jovens leitores na oficina.
Ministrante: Danglei de Castro Pereira (UEMS), doutor em Letras pela UNESP.
Horário: 14 horas
Local: E.M. João Cândido de Souza
As inscrições do Proler devem ser feitas na Biblioteca Pública Dr. Isaias Paim, localizada no 2º andar do Memorial da Cultura, que fica na Avenida Fernando Corrêa da Costa, 559 (Antigo Fórum). O horário de atendimento é das 8h às 17h30. O investimento é de R$ 10.
As inscrições podem ser feitas até o dia 20 de setembro. Cada oficina oferece no máximo 30 vagas. Outras informações pelos telefones (67) 3316-9155 ou 3316-9161 e pelo email:
prolercg@gmail.com.
*Informações de Marcio Breda / Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul
Comentários
Postar um comentário
Obrigado pelo comentário. Volte sempre!