Pular para o conteúdo principal

Destaques

Resenha: Tempo de Cura – Monja Coen

O livro Tempo de Cura , da autora Monja Coen , está repleto de reflexões e foi escrito no período da Pandemia de Covid-19, no período em que o Brasil e o resto do mundo estava lidando com questões como o isolamento social e o uso de máscaras respiratórias, bem como com pessoas que se negavam a seguir as orientações de saúde pública. O livro foi publicado pela editora Academia , em 2021. Compre o livro: https://amzn.to/3PiBtFO Em um período difícil, no qual as pessoas tiveram que lidar com a solidão, doenças e mortes, o livro escrito pela Monja Coen serviu como bálsamo para acalmar os corações e mentes – e pode ser lido até nos dias atuais, pois nunca estamos completamente imunes a passar por uma próxima pandemia e a doença permanece causando impactos para a saúde da população.  Compartilhando suas primeiras experiências com o zen e a meditação, Monja Coen é certeira em falar sobre a importância da paz e da cura e da preocupação com o bem-estar coletivo, dando como exemplo as orientaçõe

Resenha: Mentes Inquietas: Contos Sobrenaturais, de Terror e de Suspense – Andross Editora

Finalmente tive tempo de terminar de ler o livro Mentes Inquietas. A antologia literária lançada pela Andross Editora traz contos sobrenaturais, de terror e de suspense, escritos por autores iniciantes e organizada pelo escritor Alfer Medeiros. Para muitos, a coletânea de contos foi a oportunidade de ver pela primeira vez o seu trabalho publicado, enquanto outros escritores já tinham publicado suas histórias em concursos literários e na própria editora.

Capa do livro Mentes Inquietas.
Quando penso em Mentes Inquietas, a imagem que vem à minha cabeça não é somente a dos escritores e seus cérebros funcionando loucamente em busca de uma boa história para contar, mas também a de seus personagens e como eles reagem diante dos seus conflitos dramáticos, inesperados e surpreendentes.

Para quem gosta de se deliciar com contos de terror, devorando página após página como se fossem pipocas ou doces – você não consegue parar de comer até chegar ao final – Mentes Inquietas cumpre bem o seu propósito. No entanto, como lembra o escritor e organizador Alfer Medeiros,  da mesma forma que em uma caixa de bombons existem chocolates deliciosos também possuem alguns que podem não agradar o seu paladar, afinal, cada um tem o seu próprio gosto e o que pode se tornar identificável para um, ao outro pode não ser. "Lembre-se de que temos aqui diversos estilos, múltiplas maneiras de narrar acontecimentos fictícios inquietantes. O importante é não deixar de conferir todo o conteúdo, afinal, seu conto preferido pode estar à espera na próxima página", recomenda Alfer.

Criaturas misteriosas, possessões, mentes perturbadas, zumbis, lobisomens, vampiros e fantasmas fazem parte das abordagens dos contos presentes na antologia de contos. Histórias que te envolvem da primeira até a última linha, sentindo vontade de ler mais e mais. Até mesmo aos autores a experiência de ler o livro é interessante, já que além de conferir o trabalho dos colegas da mesma antologia, eles podem conhecer os diferentes estilos de contos e aprender mais sobre esse gênero literário.

A jornada é longa, mas os primeiros passos foram dados. Mentes Inquietas realiza o sonho de algumas pessoas – como o meu – de verem suas histórias ganhando vida e sendo lidas por gente de diferentes regiões do Brasil.

Os leitores vorazes podem ler a obra em um dia, mas é recomendável apreciá-la e se deliciar com poucos contos no cotidiano, fazer cada minuto valer a pena. Acredito que histórias de terror são uma ótima distração e ajudam a enxergar a vida com outros olhos quando concluímos sua leitura, é como se toda a tensão da narrativa levasse junto os seus problemas, nem que por alguns segundos e o clímax proporcionasse um momento para relaxar. As mãos já não estão tremendo, sua curiosidade para saber qual seria o final da história aliviou e o coração volta a bater normalmente.

Todos nós temos medo de alguma coisa. Mentes Inquietas procura explorar essas criaturas e pensamentos que insistem em rondar a mente dos escritores, seja em sonhos, alucinações ou imaginação. Ficção e realidade se confundem e nem sempre o óbvio é a resposta para suas inquietações. Contos narrados na terceira pessoa ou na primeira pessoa, terror psicológico, terror sobrenatural, suspense combinados à adrenalina, às experiências de vida e referências literárias e cinematográficas dos autores permitem que a leitura da antologia não seja maçante.

O livro contém 43 contos.

Meu conto: Para Sempre uma Estrela

Sinopse:Mary Shelley tinha pesadelos com a ideia de ressuscitar mortos... Lovecraft sentia-se perseguido por entidades anti-humanas... Edgar Allan Poe era fascinado por felinos e pássaros negros... As melhores histórias sobrenaturais, de suspense e de terror de todos os tempos surgiram das mentes mais inquietas que a literatura universal já conheceu. Agora, uma nova sofra de escritores impõe ao papel toda a angústia de suas mentes, em tramas que mesclam o fantástico à loucura, o possível ao inimaginável, a penumbra ao medo... Se é horror que você procura, veio ao lugar certo: o subconsciente humano”.

Lista de autores:

Aislan Coulter — Ana F. Cruchello — Ben Oliveira — Cami L. A. Castro — Davi Paiva — Doug Pereira — Duda Trichês — Eduardo B. Martins — Felix Alba — Giulia Alzuguir — Guilherme Matos — Hugo Sales — Johnathan Bertsch — Jonatas Rubens Tavares — Kaio Akrasan — Krayon C.G. — L. E. Haubert — Laura A. Dalmolin — Lily Silva — Lucas Machado — Lucas Rodrigues — Luiza Canto – Majola — Marcus de Bessa — Maria Júlia T. Montandon — Marina Gonçalves — Marjorie Pontes — Maurício Kanno — Nicole Siebel — Patrícia Fonseca — Raphael Malta — Regina Castro — Robert Trebor — Rosa Mattos — Samuel Medina — Simone Xavier — Sirley Gomes — Taiane Gonçalves Dias — Thais Pampado — Verônika Medeiros — Vitor Pereira Jr. — Wellington dos Santos Novaes — Wes Barros

Mentes Inquietas no Skoob 

Comentários

  1. Tenho que fazer a minha também. Ficou faltando os últimos contos para ler... quero citar os mais marcantes também :) Seu conto foi bem interessante, totalmente inesperado! Com uma pegada bem diferente da maioria e não menos terrível. Parabéns!
    Cami L.A.Castro
    ssentrelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Volte sempre!

Mais lidas da semana