Pular para o conteúdo principal

Destaques

A surpresa de ler um livro aleatório

A surpresa de ler um livro aleatório. Escolher um livro aleatório é como ir a um encontro às cegas: você nunca sabe o que realmente vai encontrar nem como prever como a experiência vai ser. Só há uma forma de descobrir: tentando. Em um acervo lotado de livros, quer seja uma biblioteca, livraria ou até mesmo sua biblioteca pessoal, por que escolhemos determinados livros e deixamos outros de lado? O que acontece quando decidimos optar por algo aleatório, sem saber qualquer informações prévias sobre o autor ou sem ler a sinopse? É um exercício interessante de descoberta. Por não termos criado tantas expectativas em cima da leitura, abrimos mais espaço para nos deixar surpreender linha após linha. Nem todo mundo gosta de ler um livro aleatório e está tudo bem, mas talvez seja uma experiência que todos nós deveríamos ter de tempos em tempos, aceitando que pode ser um processo de frustração, mas que também pode ser bem prazeroso mergulhar em águas desconhecidas. Sem se dar ao trabalho de pes...

Resenha: Mentes Inquietas: Contos Sobrenaturais, de Terror e de Suspense – Andross Editora

Finalmente tive tempo de terminar de ler o livro Mentes Inquietas. A antologia literária lançada pela Andross Editora traz contos sobrenaturais, de terror e de suspense, escritos por autores iniciantes e organizada pelo escritor Alfer Medeiros. Para muitos, a coletânea de contos foi a oportunidade de ver pela primeira vez o seu trabalho publicado, enquanto outros escritores já tinham publicado suas histórias em concursos literários e na própria editora.

Capa do livro Mentes Inquietas.
Quando penso em Mentes Inquietas, a imagem que vem à minha cabeça não é somente a dos escritores e seus cérebros funcionando loucamente em busca de uma boa história para contar, mas também a de seus personagens e como eles reagem diante dos seus conflitos dramáticos, inesperados e surpreendentes.

Para quem gosta de se deliciar com contos de terror, devorando página após página como se fossem pipocas ou doces – você não consegue parar de comer até chegar ao final – Mentes Inquietas cumpre bem o seu propósito. No entanto, como lembra o escritor e organizador Alfer Medeiros,  da mesma forma que em uma caixa de bombons existem chocolates deliciosos também possuem alguns que podem não agradar o seu paladar, afinal, cada um tem o seu próprio gosto e o que pode se tornar identificável para um, ao outro pode não ser. "Lembre-se de que temos aqui diversos estilos, múltiplas maneiras de narrar acontecimentos fictícios inquietantes. O importante é não deixar de conferir todo o conteúdo, afinal, seu conto preferido pode estar à espera na próxima página", recomenda Alfer.

Criaturas misteriosas, possessões, mentes perturbadas, zumbis, lobisomens, vampiros e fantasmas fazem parte das abordagens dos contos presentes na antologia de contos. Histórias que te envolvem da primeira até a última linha, sentindo vontade de ler mais e mais. Até mesmo aos autores a experiência de ler o livro é interessante, já que além de conferir o trabalho dos colegas da mesma antologia, eles podem conhecer os diferentes estilos de contos e aprender mais sobre esse gênero literário.

A jornada é longa, mas os primeiros passos foram dados. Mentes Inquietas realiza o sonho de algumas pessoas – como o meu – de verem suas histórias ganhando vida e sendo lidas por gente de diferentes regiões do Brasil.

Os leitores vorazes podem ler a obra em um dia, mas é recomendável apreciá-la e se deliciar com poucos contos no cotidiano, fazer cada minuto valer a pena. Acredito que histórias de terror são uma ótima distração e ajudam a enxergar a vida com outros olhos quando concluímos sua leitura, é como se toda a tensão da narrativa levasse junto os seus problemas, nem que por alguns segundos e o clímax proporcionasse um momento para relaxar. As mãos já não estão tremendo, sua curiosidade para saber qual seria o final da história aliviou e o coração volta a bater normalmente.

Todos nós temos medo de alguma coisa. Mentes Inquietas procura explorar essas criaturas e pensamentos que insistem em rondar a mente dos escritores, seja em sonhos, alucinações ou imaginação. Ficção e realidade se confundem e nem sempre o óbvio é a resposta para suas inquietações. Contos narrados na terceira pessoa ou na primeira pessoa, terror psicológico, terror sobrenatural, suspense combinados à adrenalina, às experiências de vida e referências literárias e cinematográficas dos autores permitem que a leitura da antologia não seja maçante.

O livro contém 43 contos.

Meu conto: Para Sempre uma Estrela

Sinopse:Mary Shelley tinha pesadelos com a ideia de ressuscitar mortos... Lovecraft sentia-se perseguido por entidades anti-humanas... Edgar Allan Poe era fascinado por felinos e pássaros negros... As melhores histórias sobrenaturais, de suspense e de terror de todos os tempos surgiram das mentes mais inquietas que a literatura universal já conheceu. Agora, uma nova sofra de escritores impõe ao papel toda a angústia de suas mentes, em tramas que mesclam o fantástico à loucura, o possível ao inimaginável, a penumbra ao medo... Se é horror que você procura, veio ao lugar certo: o subconsciente humano”.

Lista de autores:

Aislan Coulter — Ana F. Cruchello — Ben Oliveira — Cami L. A. Castro — Davi Paiva — Doug Pereira — Duda Trichês — Eduardo B. Martins — Felix Alba — Giulia Alzuguir — Guilherme Matos — Hugo Sales — Johnathan Bertsch — Jonatas Rubens Tavares — Kaio Akrasan — Krayon C.G. — L. E. Haubert — Laura A. Dalmolin — Lily Silva — Lucas Machado — Lucas Rodrigues — Luiza Canto – Majola — Marcus de Bessa — Maria Júlia T. Montandon — Marina Gonçalves — Marjorie Pontes — Maurício Kanno — Nicole Siebel — Patrícia Fonseca — Raphael Malta — Regina Castro — Robert Trebor — Rosa Mattos — Samuel Medina — Simone Xavier — Sirley Gomes — Taiane Gonçalves Dias — Thais Pampado — Verônika Medeiros — Vitor Pereira Jr. — Wellington dos Santos Novaes — Wes Barros

Mentes Inquietas no Skoob 

Mais lidas da semana