Pular para o conteúdo principal

Destaques

Para onde vão todas coisas que não dissemos?

Para onde vão todas coisas que não dissemos? Essa é uma pergunta que muitas pessoas se fazem. Algumas ficam presas dentro de nós. Outras conseguimos elaborar em um espaço seguro, como a terapia. Mas ignorar as coisas, muitas vezes pode ser pior. Fingir que as emoções não existem ou que as coisas não aconteceram não faz elas desaparecerem. Quando um relacionamento chega ao fim, pouco importa quem se afastou de quem primeiro. Mas há quem se prende na ideia de que se afastou antes – em uma tentativa de controlar a narrativa, como se isso importasse. O fim significa que algo não estava funcionando e foi se desgastando ao longo do tempo. Nenhum fim acontece por mero acaso. Às vezes, quando somos levados ao limite, existem relações que não têm salvação – todos limites já foram cruzados e não há razão para impor limites, somente aceitar que o ciclo chegou ao fim. Isto não significa que você guarde algum rancor ou deseje mal para a pessoa, significa que você decidiu por sua saúde mental em pri...

Vaga para Jornalista – Concurso Público do Conselho Regional de Serviço Social de MS

Estão abertas as inscrições para o Concurso Público do Conselho Regional de Serviço Social – Mato Grosso do Sul, no período de 04 a 18 de outubro de 2013. Entre as vagas disponibilizadas estão para advogado, contabilista, fiscal, jornalista, técnico administrativo, técnico em informática e auxiliar de serviços gerais.

A vaga para jornalista tem carga horária semana de 20 horas (4 horas por dia) e salário base em R$ 1701,04. Confira abaixo as atribuições ao cargo de jornalista do Conselho Regional de Serviço Social de MS:

– Redação, condensação, titulação, interpretação, correção e coordenação de matéria, comentário ou crônica de interesse do conselho a ser divulgada, por meio de quaisquer veículos de comunicação; 

– Organização de entrevistas ou reportagem, escrita ou falada; 

– Planejamento, organização, direção e eventual execução de serviços técnicos de Jornalismo, como os de arquivo, ilustração ou distribuição gráfica de matéria a ser divulgada;

– Organização e conservação de arquivo jornalístico e pesquisa dos respectivos dados para elaboração de notícias; 

– Execução da distribuição gráfica de texto, fotografia ou ilustração de caráter jornalístico, para fins de divulgação de material de interesse do conselho.

As inscrições para o concurso público devem ser efetuadas exclusivamente via internet no endereço http://www.idagem.com.br/. A taxa de inscrição para a vaga de Nível Superior é de R$ 100.

As provas escritas serão objetivas e terão 40 questões de múltipla escolha, sendo 20 questões de Língua Portuguesa e 20 de Conhecimento Específico.

Conteúdo das provas

Conhecimento Geral (Língua Portuguesa):

Compreensão Textual. Compreensão de diferentes gêneros textuais. Formas e gêneros literários. Língua, linguagem e comunicação - variedades linguísticas. Linguagem culta e coloquial. Níveis de linguagem. Elementos básicos da comunicação e funções da linguagem. Figuras de linguagem e vícios de linguagem. Fonema e sílaba; Escrita e ortografia; Ortofonia e acentuação. Correspondência Oficial: pronomes e expressões de tratamento, ofício, carta, bilhete, e-mail, abreviaturas, siglas, símbolos. Problemas gerais da língua culta: por que/porque/por quê/porquê; onde/aonde; mas/mais; mau/mal; que/quê; a/há; demais/de mais; a par/ao par; acerca de/há cerca de; afim/a fim; senão/se não; na medida em que/à medida que. Som e significado. Estrutura das palavras. Processos de formação de palavras. MORFOLOGIA: Classificação e flexão das palavras. Substantivo. Adjetivo. Artigo. Numeral. Pronome. Verbo – noções gerais. Verbo – formação e emprego dos tempos verbais. Verbo – modelos de conjugação. Advérbio e palavras denotativas. Preposição e crase. Conjunção. Interjeição e emprego de certas palavras e expressões. SINTAXE: Frase, oração e período. Termos essenciais da oração – sujeito e predicado. Termos integrantes da oração – complemento verbal e nominal. Termos acessórios e termo independente – adjunto adnominal, Aposto, Adjunto Adverbial, Vocativo. Período. Pontuação. As palavras que e se (funções, emprego; classes morfológicas e funções sintáticas). Sintaxe de concordância – concordância nominal e verbal. Sintaxe de regência nominal e verbal. Sintaxe de colocação pronominal. Colocação dos pronomes oblíquos átonos. Significação das palavras: sinônimos e antônimos, homônimos, parônimos e homógrafos, denotação e conotação. 

Conhecimento Específico (Jornalista):

História do Jornalismo no Brasil; Fundamentos da Comunicação: Sociologia da Comunicação,  Modelos teóricos de comunicação e processos de significação; Meios de comunicação e Papel do Jornalismo; Novas mídias e jornalismo on-line; Assessoria de Imprensa: conceito, objetivos, produtos e serviços; Comunicação Organizacional: Planejamento Estratégico de Comunicação e Gestão de Crises; Linguagem Jornalística: estrutura, elementos e normas; Técnicas de redação e edição jornalística; Técnicas de Reportagem; Código de Ética do Jornalista e Legislação. Lei 8.662/93, Código de Ética do Assistente Social (WWW.cfess.org.br/arquivos/CEP_CFESSsite.pdf), Resolução CFESS 582/2010 (WWW.cfess.org.br/arquivos/582.pdf)

Mais lidas da semana