Pular para o conteúdo principal

Destaques

Intenções e contradições

Era ao ouvir o próprio pensamento sendo dito em voz alta, que muitas vezes percebia suas intenções e contradições. Poucos espaços eram tão seguros para isso, como a terapia. E uma vez que percebíamos algo, não podíamos fingir que não sabíamos. Ao parar de fumar cigarro, pensamentos que antes estavam sob controle, agora estavam soltos. A nostalgia aumentava em alguns dias e sabia que precisava ignorar as próprias emoções, pois elas o levariam para um caminho de ilusões. Os dias passavam e continuava se lamentando não ter parado de fumar cigarro antes, como se a cada ano que tivesse fumado, fosse tornando mais difícil ainda a experiência de parar completamente. E, às vezes, era assim também com as pessoas. Saber a hora de deixar ir parece tão difícil, mas tão necessário. Saber que não importa o quanto deseje, isto não se tornaria real. Saber que tentar trazer o passado para o presente, era uma receita para decepção. Ia, então, seguindo firme no propósito. Continuava dizendo não ao cigarr...

5 Motivos para dar Livros de Presente

Você já se perguntou por que é uma boa ideia dar livros de presente? Sempre que está se aproximando o aniversário de algum amigo, eu não consigo pensar em outra opção do que um bom livro. Pode ser uma biografia, um romance, um livro de contos, crônicas, autoajuda, técnicos, não importa qual seja o gênero, leituras sempre nos transformam e ajudam nossas vidas a melhorarem, seja de forma direta ou indireta.

Por que dar livros de presente?

Livros são bons presentes a qualquer hora. Seja para divertir, passar o tempo, ensinar, conhecer outros países e mundos fictícios, entender melhor sobre a própria vida e o comportamento dos outros, desenvolver estratégias para ganhar dinheiro, encontrar estabilidade financeira e emocional, ficar por dentro do que acontece no mundo.

Confira abaixo 5 motivos para dar Livros de Presente:

Entretenimento – Um livro pode ser uma ótima forma de se esquecer dos problemas, viajar pelas páginas, conhecer outros mundos e viver a aventura como se você fosse o próprio protagonista. Assim como no final de filmes, nós ficamos com uma sensação de bem-estar, muitos livros têm este efeito catártico sobre as pessoas.

Imaginação – Em tempos onde a televisão e a internet entregam na bandeja tudo o que temos vontade de saber, com o excesso de informações, as pessoas procuram sempre buscar soluções rápidas e fáceis para tudo. O livro ajuda a desenvolver a imaginação, fazendo com que o leitor se coloque na pele dos personagens, visualize os cenários, sinta alegria e dores e mesmo depois de horas ou dias, ainda continue pensando naquela história, ajudando a exercitar o cérebro, estimulando sua memória e contribuindo para sua saúde.

Informação – Quem lê costuma manter-se atualizado e saber um pouco sobre tudo, mesmo que não consiga utilizar estas informações no dia-a-dia e transformá-las em conhecimento. Lendo centenas de páginas sobre determinado assunto, você consegue obter mais informações do que ao ler uma reportagem ou até mesmo ver o tema sendo comentado de forma breve em uma reportagem televisiva de curta duração. Um dos principais conselhos dados por jornalistas e escritores é “leia de tudo”.

Conhecimento – Durante a escola e universidade, somos incentivados a ler para buscar conhecimento. A leitura é uma boa maneira de se especializar em um assunto. Mesmo para quem não estuda em alguma instituição, através dos livros é possível aprender, tanto é que existem milhares de pessoas autodidatas pelo mundo. Seja para aprender outra língua, entender melhor sua área de atuação profissional, ficar por dentro das técnicas e teorias sobre as áreas de conhecimento, os livros são uma boa forma de transformar as informações em conhecimento.

Reflexão – Seja para refletir sobre a própria vida, por meio dos livros de autoajuda que promovem maneiras do indivíduo melhorar e buscar uma vida mais saudável e equilibrada, ou numa narrativa onde passamos por problemas e conflitos dramáticos parecidos com os dos personagens e no final tudo dá certo, ficando mais abertos aos diferentes modos de pensar e viver ou mergulhando na leitura de áreas que procuram entender o comportamento humano, como os livros de Psicologia, Filosofia, Sociologia, Comunicação, Linguística e demais áreas relacionadas.

Da próxima vez que for comprar algum presente de aniversário, Natal, formatura, dia dos namorados, casamento, amizade, amigo secreto ou até mesmo sem um motivo específico, considere adicionar os livros na sua lista de presentes.

Mais lidas da semana