Pular para o conteúdo principal

Destaques

Scoop: Jornalistas da BBC e uma entrevista polêmica com príncipe Andrew

Quando um escândalo internacional envolvendo a Família Real estoura, uma jornalista tenta ser a primeira a conseguir uma resposta do príncipe Andrew para a BBC. Scoop é um filme de 2024 sem grandes surpresas para quem acompanhou a cobertura midiática da época, que mostra a importância do jornalismo não se silenciar quando se faz relevante. Um caso que havia sido noticiado há nove anos sobre a amizade de Andrew e Jeffrey Epstein estoura com a prisão do milionário e suicídio. Enquanto jornais de diferentes partes do mundo fizeram cobertura, o silêncio de príncipe Andrew no Reino Unido incomoda a equipe de jornalismo, que tenta persuadi-lo a dar uma entrevista. Enquanto obtém autorização para fazer a entrevista, a equipe de jornalismo mergulha nas informações que a Família Real não gostaria que fossem divulgadas sobre as jovens que faziam parte do esquema de tráfico sexual e as vezes em que príncipe Andrew estava no avião particular de Epstein. O filme foca mais na equipe de jornalismo do

Desenvolvimento Sustentável será disciplina obrigatória nos cursos de Jornalismo

O jornalista especialista na área ambiental André Trigueiro foi entrevistado pelo IHU On-line e falou sobre as mudanças que ocorrerão nas grade curricular dos cursos de Jornalismo e entre elas está a inclusão de uma disciplina de Desenvolvimento Sustentável.

Segundo André Trigueiro, a disciplina de jornalismo ambiental com foco na sustentabilidade capacitará o jornalista a diagnosticar processos que aceleram a destruição do meio ambiente e sinalizar novas perspectivas. Essa alteração de grade é uma maneira do ensino acompanhar as mudanças do mundo.

Entre os assuntos que devem ser discutidos nesta disciplina e que podem ser feitas pelos meios de comunicação estão a história do ambientalismo. "A disponibilidade de água doce e terra fértil no mundo, a poluição do ar, o uso indiscriminado de agrotóxico, a transgenia irresponsável, a destruição sistemática da biodiversidade sob prejuízos enormes para os seres humanos, porque não estamos desconectados da natureza", complementa André Trigueiro.

Confira a entrevista na íntegra no Portal do Meio Ambiente

Comentários

Mais lidas da semana