Pular para o conteúdo principal

Destaques

Sobre Reler Livros

Reler um livro era como tocar um tecido que você já usou várias vezes, como se fosse pela primeira vez. A textura parecia diferente; o cheiro não era o mesmo; Era impossível não imaginar na palavra que circulava pela mente: diferente.  E por que esperar pelo impossível igual? O leitor não era o mesmo. Um intervalo de tempo considerável havia se passado. O personagem que costumava ser o favorito talvez agora seja outro. O texto que escreveria a respeito do livro talvez jamais fosse igual. Era um diferente leitor, um diferente livro, uma diferente interpretação. Ler pelo mero prazer era diferente de ler pensando na resenha que escreveria em seguida. Escolher o livro de forma aleatória era diferente de já tê-lo em mente. Reler era diferente de ler, mas sobretudo, era uma nova forma de leitura: os detalhes que antes não chamavam a atenção, agora pareciam brilhar nas páginas. Não estava no mesmo lugar em que estava quando o leu pela primeira vez. Sua pele não era a mesma, tampouco seu céreb

Aluguel de Bicicletas no Rio de Janeiro – Bike Rio

Já se imaginou pedalando pelo Rio de Janeiro? Com o aluguel de bicicletas, Bike Rio, do projeto de sustentabilidade da Prefeitura do Rio de Janeiro em parceria com o banco Itaú e o sistema de bicicletas Samba, a atividade tornou-se possível para turistas de qualquer lugar do Brasil e do mundo.

Antes de alugar a bicicleta, é necessário fazer o cadastro no site do projeto: http://www.mobilicidade.com.br/bikerio.asp, onde você escolhe se quer comprar o passe mensal por R$ 10 ou o passe diário, sem cadastro, por R$ 5, sendo o pedido feito pelo número  (21) 4063-3111 ou (21) 3005 4316.

As bicicletas são retiradas nas estações distribuídas em diferentes pontos pela cidade, como Ipanema, Pedra do Arpoador, Copacabana, Leblon, Lagoa Rodrigo de Freitas, Jardim Botânico, Botafogo, Gávea, Urca, Flamengo, Humaitá e outros.

Você pode pegar as bicicletas quantas vezes quiser por dia, no entanto as viagens gratuitas têm uma duração máxima de 60 minutos e é preciso um intervalo de pelo menos 15 minutos para poder alugar outra bike.

Para destravar as bicicletas, você pode ou ligar para o número do projeto Bike Rio ou fazer o download do aplicativo no seu celular. A desvantagem é ter que se conectar pelo 3G para desbloquear a bicicleta, já que nas estações não estão disponíveis WiFi – o que facilitaria a vida do turista muito mais.

Além das dificuldades com conexão à internet, se você não tiver sorte, como aconteceu comigo, algumas posições em que as bicicletas estão fixadas não liberam a bicicleta, isto quando ela não está com o pneu furado, problema na corrente ou até mesmo sem banco.

O Bike Rio é uma ótima opção para quem deseja pedalar e conhecer algumas regiões turísticas do Rio de Janeiro, porém como qualquer outro projeto tem suas limitações. Vale a pena pelo exercício físico, saúde, sustentabilidade e uma maneira diferente de percorrer as ruas do Rio.

O aplicativo gratuito do Bike Rio está disponível para download e uso nos celulares Android e para iPhone

Comentários

Mais lidas da semana