Pular para o conteúdo principal

Destaques

Scoop: Jornalistas da BBC e uma entrevista polêmica com príncipe Andrew

Quando um escândalo internacional envolvendo a Família Real estoura, uma jornalista tenta ser a primeira a conseguir uma resposta do príncipe Andrew para a BBC. Scoop é um filme de 2024 sem grandes surpresas para quem acompanhou a cobertura midiática da época, que mostra a importância do jornalismo não se silenciar quando se faz relevante. Um caso que havia sido noticiado há nove anos sobre a amizade de Andrew e Jeffrey Epstein estoura com a prisão do milionário e suicídio. Enquanto jornais de diferentes partes do mundo fizeram cobertura, o silêncio de príncipe Andrew no Reino Unido incomoda a equipe de jornalismo, que tenta persuadi-lo a dar uma entrevista. Enquanto obtém autorização para fazer a entrevista, a equipe de jornalismo mergulha nas informações que a Família Real não gostaria que fossem divulgadas sobre as jovens que faziam parte do esquema de tráfico sexual e as vezes em que príncipe Andrew estava no avião particular de Epstein. O filme foca mais na equipe de jornalismo do

Resenha: O Poder da Paciência – M. J. Ryan

O Poder da Paciência é um livro de autoajuda escrito por M. J. Ryan, publicado no Brasil pela Editora Sextante. A obra traz algumas dicas sobre como desacelerar, relaxar e aproveitar o dia-a-dia sem se estressar o tempo todo.
Capa do livro O Poder da Paciência, de M. J. Ryan.

Dividido em seis capítulos, o livro traz citações de diversos autores sobre a importância de se ter paciência, além de trazer exemplos do próprio cotidiano da autora e de pessoas conhecidas, ensinando como aplicar de forma prática técnicas para relaxar.

Vivemos em tempos pós-modernos, onde a paciência se faz mais necessária do que nunca. É preciso saber administrar o ritmo de nossas vidas, caso contrário, nos tornamos uma bomba-relógio, a todo instante prestes a explodir. Com o excesso de informações, de trabalho e de comunicação, M. J. Ryan ensina como o poder da paciência transformou a sua vida e pode ajudar a mudar a dos leitores.

Apesar de óbvio, esses livros de autoajuda podem ajudar o leitor no momento em que eles praticam a reflexão. Da mesma forma que algumas pílulas não resolvem problemas para a vida toda, somente temporariamente, cabe a quem está lendo saber de que forma o conhecimento obtido e as informações o ajudarão a transformar seu cotidiano.

Com uma leitura rápida e fácil de entender, O Poder da Paciência nada mais é do que saber se colocar no lugar do outro e entendê-lo (empatia), se perguntar como o problema te afetará nos próximos dias ou anos avaliando se é realmente algo sério ou uma questão que pode ser relevada e compreender que tudo depende de como você reage diante de determinadas situações – cabe a você escolher se quer enxergar o copo meio cheio ou meio vazio.

M. J. Ryan mudou o seu próprio comportamento e passou a disfrutar melhor dos momentos da vida. Por exemplo, toda mulher que é mãe sabe o quanto é difícil dar atenção para os filhos o tempo todo, no entanto também sabem que depois de certas idades eles já não estão tão ligados a ela, sendo ideal aproveitar esse período da vida. Assim como ela mostra o outro extremo, quando conta a história de uma amiga que teve que cuidar de sua mãe idosa e mesmo se sacrificando para ajudá-la, a velha não soube valorizar a atitude.

De acordo com o Poder da Paciência, o que diferencia as pessoas pacientes das impacientes é a maneira como elas enfrentam e enxergam as dificuldades. M. J. Ryan conta, por exemplo, que não sabia lidar bem com o tempo e a pressão da entrega de trabalhos, no entanto ao se convencer de que tem tempo suficiente, ela passou a ficar mais feliz, mais leve e mais produtiva.

No próprio ato da leitura já estamos praticando o poder da paciência, já que quebramos, de certa forma, a nossa rotina. Muitas pessoas não gostam de ler pela falta de hábito e também por não terem paciência, preferindo ler um resumo na internet sobre a obra ou assistindo a versão adaptada para o cinema dos livros.

Entre as citações do livro estão:

“Sem paciência, não podemos aprender as lições que a vida nos ensina e não conseguimos amadurecer”M. J. Ryan

“Talento significa uma enorme paciência”Gustave Flaubert

“Se há alguma coisa que dá soberania à alma é a paciência. Qual era o segredo dos mestres que realizaram grandes coisas, inspiraram muitas pessoas e ajudaram muitas almas? O segredo deles era a paciência”Inayat Khan

Para quem gosta de livros na promoção, comprei o meu exemplar de O Poder da Paciência por apenas dez reais. Pela internet é possível encontrar o livro por um preço médio de R$ 19,90, em sites como o da Livraria Cultura e da Livraria Saraiva.

Além de O Poder da Paciência, M. J. Ryan também é autora do livro O Poder da Gratidão, no qual ela ensina como as pessoas podem se sentirem mais felizes e agradecidas pelas coisas que já têm, valorizando mais suas vidas.

Comentários

Mais lidas da semana