Pular para o conteúdo principal

Destaques

Resenha: Candyman – Clive Barker

Um presente para os leitores de Clive Barker, assim é a edição para colecionadores de Candyman, publicada pela editora DarkSide Books, em janeiro de 2019, com tradução de Eduardo Alves e posfácio de Carlos Primati.


Encontre o livro Candyman (Clive Barker): https://amzn.to/2ZdA32y

Candyman (The Forbidden) é um conto, portanto a leitura é enxuta, mas envolvente, e transporta o leitor para o clima de lendas urbanas. Embora já não sejam mais comuns na tradição oral e tenham ganhado o ambiente virtual, histórias sobre acontecimentos assustadores e questionáveis fazem parte da existência humana.

Com uma atmosfera sombria e mais urbana, Clive Barker leva o leitor ao gueto, onde a violência e a criminalidade por si só já contrastam com a realidade de outros bairros da cidade e acabam tão banalizadas que a história faz a personagem principal, Helen, se interessar pelo caso contado por uma das moradoras.

“E as histórias que contaram para ela – seriam confissões de crimes não cometidos, relatos do …

Como escrever resenha crítica

Doutor em Linguística, Ronaldo Martins disponibilizou um texto sobre resenha, explicando o que é resenha e como se faz resenha, em seu site. Se você tem dúvida sobre o assunto e curiosidade de aprender mais, o material de 5 páginas pode ajudar a entender mais sobre este tipo de texto bastante usado para divulgar novos produtos culturais.

No material didático, Ronaldo Martins explica que a resenha deve fazer uma síntese (resumo do texto), uma análise (ponto relevante do texto) e emitir um julgamento (opinião), sendo essas as características relacionadas ao seu conteúdo. Já quando se trata da forma da resenha, Martins explica que o texto deve ser breve, corrido e sempre indicar a obra que está sendo resenhada.

Ronaldo Martins também aborda a diferença entre a resenha descritiva, científica e técnica (julgamento das ideias do autor) e a resenha crítica, opinativa (julga o valor do texto). Segundo Martins, a resenha crítica é a mais vista nos jornais e meios de comunicação, geralmente utilizada para divulgar novos romances, novos filmes e novos álbuns musicais, enquanto a resenha descritiva está mais presente nas publicações técnicas.

O autor dá 6 dicas de como escrever uma resenha, com pontos como a leitura, resumo do texto, escolha das ideias principais, análise da ideia, julgamento e a organização do texto.

O texto didático foi preparado para as disciplinas introdutórias de metodologia do trabalho científico, mas podem orientar não só universitários e pesquisadores, como também jornalistas, escritores e blogueiros que desejam aprender como escrever uma boa resenha, seja de livros, música e filmes.

Confira o material didático em PDF: Resenha – O que é e como se faz (Ronaldo Martins) 

Para conferir mais materiais didáticos do Doutor em Linguística, Ronaldo Martins, acesse o site: http://www.ronaldomartins.pro.br/

Comentários

  1. Oii Ben, vou dar uma olhada, sempre bom aprender o certo :)


    http://www.chadecalmila.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Camila! Espero que o material tenha te ajudado!!
      Obrigado pela visita e comentário... Volte sempre!

      Excluir

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Volte sempre!

Mais lidas da semana