Pular para o conteúdo principal

Destaques

Scoop: Jornalistas da BBC e uma entrevista polêmica com príncipe Andrew

Quando um escândalo internacional envolvendo a Família Real estoura, uma jornalista tenta ser a primeira a conseguir uma resposta do príncipe Andrew para a BBC. Scoop é um filme de 2024 sem grandes surpresas para quem acompanhou a cobertura midiática da época, que mostra a importância do jornalismo não se silenciar quando se faz relevante. Um caso que havia sido noticiado há nove anos sobre a amizade de Andrew e Jeffrey Epstein estoura com a prisão do milionário e suicídio. Enquanto jornais de diferentes partes do mundo fizeram cobertura, o silêncio de príncipe Andrew no Reino Unido incomoda a equipe de jornalismo, que tenta persuadi-lo a dar uma entrevista. Enquanto obtém autorização para fazer a entrevista, a equipe de jornalismo mergulha nas informações que a Família Real não gostaria que fossem divulgadas sobre as jovens que faziam parte do esquema de tráfico sexual e as vezes em que príncipe Andrew estava no avião particular de Epstein. O filme foca mais na equipe de jornalismo do

Resenha: Bereshith, Segredos Profundos – Abraão Dias

Esta semana li a versão digital do livro Bereshith, Segredos Profundos, do escritor Abraão Dias, enviado para mim pelo próprio autor. O romance de ficção científica é o primeiro da Série Purples, em que a protagonista Maylin Purple, uma órfã tenta descobrir o que aconteceu no seu passado e acaba descobrindo um misterioso e polêmico esquema que pode mudar a sua vida. O livro tem 188 páginas e está disponível tanto na versão impressa quanto em ebook, publicado no Clube dos Autores.

Capa do livro Bereshith, Segredos ProfundosO primeiro capítulo do livro convida o leitor para entrar no universo fictício de Purples. A narrativa se passa numa cidade chamada Colina dos Ypês, onde a protagonista May Purple trabalha na clínica geneticista “Bereshith”, que segundo é explicado no livro significa “começo” ou “no princípio”, em hebraico. O chefe da clínica é o Dr. Yosef Barak.

Maylin Purple perdeu sua família em um acidente, perdeu a memória e depois ficou um ano em coma. Atormentada pelas dores de cabeça, flashes de memória e pesadelos estranhos, ela deseja saber o que aconteceu em sua vida antes da morte dos pais, mas não consegue se lembrar. Sonhos e lembranças fragmentadas confundem mais ainda a protagonista, que é levada a acreditar que está sofrendo de alguma doença mental.

Nesta tentativa de descobrir o seu passado, May Purple coloca sua vida em perigo e consegue a ajuda de outros personagens, como o hacker Rick e a hilária Gertrudes. A história traz algumas reviravoltas e um clímax interessante que acaba envolvendo muito mais pessoas que a protagonista imagina.

Narrado em terceira pessoa por um narrador que tudo vê e se sabe tudo prefere omitir para não estragar o suspense dos leitores, Bereshith é uma história de ficção científica com doses de romance, comédia, ação e mistérios. Minha leitura fluiu com facilidade, página após página, quando fui perceber já tinha passado da metade do livro. A escrita é bem direta, com diálogos que quebram a monotonia e não deixam a narrativa ficar maçante e ajudam a arrancar sorrisos e intrigar quem está lendo.

Gosto de livros em que há identificação com os personagens e em Bereshith consegui simpatizar com a protagonista e deixá-la me levar junto para suas aventuras, afinal, quem é que não deseja conhecer o seu próprio passado? Até o final do livro mergulhei pelos conflitos passados pelos personagens principais e ao mesmo tempo em que tive minha curiosidade saciada, o autor deixou algumas pontas soltas que provavelmente devem ser abordadas nos próximos romances da série ou não, como de onde surgiu a habilidade da heroína – erro durante o processo a que foi submetida ou proposital em uma tentativa de melhorá-la? –, que levam a pensar no assunto e instigam a ler o próximo livro da série.

Além da protagonista que está presente do começo ao fim do livro e do mocinho que a ajuda, a personagem Gertrudes rouba a cena com suas loucuras e surpreende com suas experiências e como elas fazem toda a diferença para ajudar os jovens no planejamento e execução dos seus planos.

Mortes misteriosas de celebridades e políticos importantes, bloqueio de memórias, perseguições e mutações fazem parte de Bereshith, onde a ficção científica e as teorias da conspiração ajudam a tornar a história realista e pensar: “Por que não? Poderia acontecer.”.

Ao final de “Bereshith, Segredos Profundos” está disponível o primeiro capítulo do segundo livro da série Purples: Kataklysmos, as esferas do tigre. Nem preciso dizer que já estou curioso para saber quais serão as próximas descobertas de May Purple, que já inicia em outra cidade, na qual a protagonista é convidada para fazer parte de uma organização e ajuda a desmascarar outras empresas que participam do mesmo esquema relacionado à genética.

Sobre o autor – Abraão S. Dias, natural de Caxambu-MG. Gosta de ficção cientifica e acredita que para uma aventura ser realmente cativante precisa ter um toque de humor, muito suspense, mistério e uma boa dose de romance. "Bereshith, Segredos Profundos" é o primeiro livro da Série Purples.

Para ficar por dentro das novidades relacionadas ao livro, confira a página no Facebook da Série Purples.

Beresehith, Segredos Profundos pode ser adquirido no site Clube de Autores, onde está disponível sua versão impressa e ebook e o primeiro capítulo do livro.

Comentários

Mais lidas da semana