Pular para o conteúdo principal

Destaques

Espectro Autista: Reflexão sobre conscientização do autismo

Vez ou outra eu recebo mensagens de pessoas pedindo ajuda sobre como trazer mais conscientização em lugares nos quais pouco se sabe sobre autismo. Nem toda cidade tem especialista em autismo, isso é um fato que todo mundo que já precisou de um, sabe como é. Minha dica é: compre/arrecade livros ATUALIZADOS sobre o assunto e/ou livros de ficção (com personagens autistas) e/ou livros escritos por autistas. Recomendo firmemente a literatura, já que a leitura trabalha a empatia e fica mais fácil dos neurotípicos entenderem como é estar 'na nossa pele', mesmo que por alguns minutos.


Não vai dar livro desatualizado, que é um desserviço. Já tem muita desinformação no Brasil. Eu poderia fazer uma lista sobre todos absurdos que leio, mas não vou.

Enfim, não dá para fugir da leitura. Infelizmente, muitos conteúdos brasileiros estão defasados, outros logo vão estar por causa das alterações do CID11 do Espectro Autista [só entra em vigor em 2022]. Tem muita coisa boa produzida pela comunid…

Concurso de Vídeos sobre Literatura – Sindicato dos Escritores do Distrito Federal

Atenção, Vlogueiros Literários, Autores e interessados. O Sindicato dos Escritores do Distrito Federal está com inscrições abertas para o I Concurso de Vídeos, cujo tema é Literatura. As inscrições são gratuitas e abertas para o público, independente da idade ou nacionalidade, desde que seja gravado em língua portuguesa.

Para participar, é preciso gravar um vídeo literário em alguma das categorias: Uma história curta, relatando um conto ou crônica; Dramatização de um poema; Documentário; Biografia de alguma personalidade literária; Resumo de um livro que aprecia.

Serão aceitos vídeos produzidos com qualquer tipo de equipamento: Câmera ou celular. Os formatos aceitos são: AVI, MP4, MOV, MPEG, MPG, WMA, FLV. Cada autor pode concorrer com até 2 trabalhos e os vídeos devem ter duração máxima de 3 minutos.

Inscrições gratuitas de 10 de junho até 10 de agosto de 2014. Os vídeos devem ser gravados em CD ou DVD e enviados para a Caixa Postal 9662 – Brasilia-DF CEP 70.040-976. Além do CD, cada autor deve enviar o formulário de inscrição devidamente preenchido e assinado. Se preferir, o participante pode gravar o vídeo no youtube e enviar o link para sindescritoresdf@gmail.com. Mesmo se optar por esta modalidade de envio, é necessário o envio do formulário de inscrição para o endereço informado.

Serão selecionados 5 trabalhos, sendo que o primeiro lugar receberá um E-book Reader Kobo. Os demais receberão cestas de livros dos autores do Sindicato dos Escritores do Distrito Federal.

Leia o regulamento na íntegra!

*Com informações do Sindicato dos Escritores do DF

Comentários

Mais lidas da semana