sábado, 26 de julho de 2014

Ebook: 7 Coisas que Aprendi – 58 Escritores Contam Experiências e Dicas Sobre a Profissão

Uma maneira bacana de aprender mais sobre o ofício do escritor é lendo sobre as experiências de outros profissionais. Descobri, recentemente, o Ebook 7 Coisas que Aprendi, organizado pelo T. K. Pereira (autor do blog Escriba Encapuzado) e do Alexandre Lobão (Vida de Escritor). O livro digital grátis tem 194 paginas e contém conselhos de 58 escritores que compartilharam alguns de seus aprendizados, deixando dicas práticas e mensagens que podem inspirar autores iniciantes a definirem seus objetivos, refletirem sobre a escrita e continuarem fazendo aquilo que amam.

Nem preciso dizer que devorei o livro, né? Gostei muito do ebook a ponto de imprimir as experiências dos escritores Christopher Kastensmidt e Diego Schutt (Ficção em Tópicos) e fazer anotações de trechos e dicas de outros autores, que podem me ajudar a melhorar o meu processo criativo, organizar a minha rotina, ter mais disciplina, além de me manter firme na minha jornada do escritor. Se você é escritor iniciante ou está pensando em começar a escrever, creio que essas dicas poderão ajudá-lo também, pois informação nunca é demais e precisamos estar sempre aprendendo. Aliás, até mesmo escritores veteranos encontrarão alguns conhecimentos e questões que podem ser pensadas.

É preciso ter paciência para se tornar escritor. Esta talvez seja uma das lições mais importantes e compartilhadas por diversos autores. Escritores que ainda não têm muito conhecimento do mercado editorial podem pensar que a publicação do livro envolve somente enviar o seu manuscrito para uma editora e num piscar de olhos, a obra estará impressa e disponível nas principais livrarias do país. A não ser que você tenha fechado um contrato com uma editora grande, sinto muito informar, mas não será assim.

No entanto, a tão necessária paciência não é só contemplada no momento de conclusão de um livro e procura da editora. Os autores precisam ter um bom material (leia-se escrito, reescrito, revisado, com uma boa trama). Christopher Kastensmidt afirma no livro que uma história irrecusável leva anos de tentativas, desenvolvimento de estilo e prática diária. Ele deixou como dica, por exemplo, não ter pressa para ser publicado e saber escolher bons concursos literários e antologias para participar em que o autor não precisa gastar dinheiro, pode aprender e ter seu material selecionado.

“O verdadeiro escritor sabe que o ato de produzir é o mais importante. Se acontecerem publicações ao longo do caminho, é a cereja do bolo” – Christopher Kastensmidt.

Outra informação relevante compartilhada por Kastensmidt é a importância de o escritor estar sempre produzindo e publicando novos livros, se ele deseja sobreviver da arte da escrita – algo que pode levar anos.

A pressa pode ser a pior inimiga do escritor, literalmente. Um manuscrito mal revisado e mal escrito pode estragar a oportunidade do autor de tentar abrir seu caminho no mundo editorial. Com centenas de originais de livros para analisar e a concorrência com as traduções de best-sellers de autores internacionais, o escritor brasileiro precisa lutar para encontrar o seu espaço.

Diego Schutt deixou algumas dicas que eu gostei e acredito que possa ser interessante a vocês – não deixe de ler o livro, pois uma resenha jamais substituirá a leitura na íntegra da obra. O conselho fundamental para todo escritor é a de aprender sobre o gênero literário que você deseja escrever, o papel das palavras, os elementos da narrativa, a importância de escrever cenas e usar as palavras para transformar as sensações.

“Entender o papel de cada uma das peças que compõem uma história vai permitir a você criar enredos mais elaborados e envolventes” – Diego Schutt

O escritor ainda aborda a importância do autor de compreender as diferentes personalidades para que todos os personagens não pareçam versões mal acabadas suas; deixar algumas histórias amadurecerem; não se esquecer das transformações do personagem. Além de praticar a escrita sempre, Diego Schutt recomenda também estudar as teorias literárias e ler muitas histórias.

Muitas das dicas e experiências dos escritores compartilhadas se convergem e algumas se divergem, porém é legal como cada um dos pontos podem ser analisados, discutidos e incorporados aos nossos cotidianos. Não existem fórmulas mágicas e soluções rápidas para quem deseja se tornar um escritor da noite para o dia.


Ler, escrever, revisar, revisar, viver a vida, observar, escutar, ter humildade para ouvir críticas, desenvolver uma personalidade própria, saber seduzir o leitor com as palavras, ter esperança, cultivar a paciência, amar as palavras, saber planejar suas histórias (principalmente as mais longas), usar um blog para compartilhar seus textos, desfrutar da solidão e saber desenvolver relacionamentos.

Deixo aqui mais duas citações do livro Sete Coisas que Aprendi, para que possa instigá-los a fazerem o download do ebook grátis (importante ressaltar: liberado pelos autores. Não é pirataria) e o lerem com prazer e calma, para que algumas informações sejam absorvidas e pensadas de forma mais proveitosa:

“Não há momento ideal para escrever, portanto, não espere por um” – T. K. Pereira

“Escrever é uma dança cega no caos da criação mental. Tem dias que tudo dá certo e outros dias em que tudo dá errado. O importante é sempre sentar a bunda na cadeira e escrever alguma coisa, todos os dias” – Newton Nitro

Segue a lista de escritores e profissionais do mercado editorial que participaram do ebook e deixaram os seus depoimentos, seguindo a ordem de publicação: Alexandre Lobão; Alliah; Álvaro Domingues; Ana Lúcia Merege; Ananda Santos; Angélica Rodrigues Santos; Beatriz Vieira; Bráulio Tavares; Brontops Baruq; Bruno Cobbi; Carmem Maria Bastos; Christopher Kastensmidt; Cláudio B.; Cris Lasaitis; Danielle Meniche; Devanil Junior; Diego Schutt; Douglas Eralldo; Edson Gomes; Eduardo Kasse; Eduardo Pastore; Eduardo Spohr; Eliana Vieira Leal Vaz; Emanuel J. Santos; Eric Novello; Fernanda de Aragão e Ramirez; Flávio Medeiros Jr.; Francine Cruz; Geraldo Lima; Isaac A. Moreira; J. B. Oliveira; J. M. Beraldo; Kizzy Ysatis; Leonardo Barros; Lica Moreira; L. P. Faustini; Luis Dill; Marcelo Amaral; Marcelo Spalding; Maurício Melo Júnior; Natália Oliveira; Nelson Magrini; Newton Nitro; Pâmela Rodrigues; Priscila Reis Andrade; Rafael Gallo; Rafael Lima; Roberto Campos Pellanda; Roberto Klotz; Rogério Pietro; Ronize Aline; Sara Farinha; Sérgio Fantini; T. K. Pereira; Tammy Luciano; Valentina Silva Ferreira; Vanessa de Oliveira; James McSill; Kyanja Lee e Victor Tagore.

São tantas informações que podem somar e muito. Obras assim – e fica aqui a minha gratidão ao T. K. Pereira e Alexandre Lobão –, podem ajudar bastante pessoas que sonham se tornar escritores ou que estão no início da carreira e acabam fazendo más escolhas, em momentos de desespero e impaciência para se ver logo publicado e, no final, acabam tendo prejuízo financeiro e, até mesmo, tornando um ofício tão lindo em uma jornada repleta de mágoas e desilusões.

T. K. Pereira e Alexandre Lobão são os organizadores do eBook 7 Coisas que Aprendi. Foto: Divulgação.

Ufa! Lista grande de nomes... Enfim, se você ficou interessado em baixar o eBook grátis 7 Coisas que Aprendi: 58 escritores compartilham experiências inspiradoras sobre sua profissão, acesse o link a seguir: http://www.escribaencapuzado.com.br/ebook-7-coisas-que-aprendi/ e cadastre o seu e-mail.

Espero que tenha gostado da dica de leitura! Não deixe de recomendar o post sobre o ebook para aquele colega que é escritor ou deseja seguir o ofício, mas ainda está cheio de dúvidas e perdido. Não custa nada... O ebook é gratuito e informação nunca é demais! ;-)

PS: Também fui convidado para dar minha contribuição no blog do T.K. Pereira (Escriba Encapuzado). Confira minhas respostas: http://www.escribaencapuzado.com.br/2014/08/7-coisas-ben-oliveira/

4 comentários:

  1. Adorei! Sabemos que não é fácil, mas para quem ama o que faz, isso é apenas um detalhe. Um sonho realizado é um sabor muito delicioso...rsrsrrssr
    Obrigada por compartilhar essas valiosas dicas!
    www.escritoraadriana.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Adriana! Muito obrigado pela visita e comentário!
      É sempre bom esse feedback.

      Abraços!

      Excluir
  2. Oiii!!! Realmente compartilhar ensinamentos e aprender nunca é demais. Vou dar uma olhadinha no e-book, já que tenho um blog voltado para quem quer escrever. :) Obrigada pela dica e abraços
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Gih! Muito obrigado por sua visita e comentário! Espero que sua leitura seja prazerosa. É sempre bom descobrir novos materiais sobre escrita e colegas escritores.

      Abraços

      Excluir

Obrigado pelo comentário. Volte sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários Recentes

Me acompanhe no Instagram