Pular para o conteúdo principal

Destaques

Sobre Reler Livros

Reler um livro era como tocar um tecido que você já usou várias vezes, como se fosse pela primeira vez. A textura parecia diferente; o cheiro não era o mesmo; Era impossível não imaginar na palavra que circulava pela mente: diferente.  E por que esperar pelo impossível igual? O leitor não era o mesmo. Um intervalo de tempo considerável havia se passado. O personagem que costumava ser o favorito talvez agora seja outro. O texto que escreveria a respeito do livro talvez jamais fosse igual. Era um diferente leitor, um diferente livro, uma diferente interpretação. Ler pelo mero prazer era diferente de ler pensando na resenha que escreveria em seguida. Escolher o livro de forma aleatória era diferente de já tê-lo em mente. Reler era diferente de ler, mas sobretudo, era uma nova forma de leitura: os detalhes que antes não chamavam a atenção, agora pareciam brilhar nas páginas. Não estava no mesmo lugar em que estava quando o leu pela primeira vez. Sua pele não era a mesma, tampouco seu céreb

Resenha: Técnicas de Comunicação Escrita – Izidoro Blikstein

Qualquer pessoa que estude, se interesse ou trabalhe com Comunicação precisa estar sempre se atualizando e procurando aprender mais. Esta semana li o livro Técnicas de Comunicação Escrita, do autor Izidoro Blikstein, de 104 páginas, publicado em 2002, pela Editora Ática. A obra integra a série Princípios, que, aliás, tem uns títulos bem bacanas para quem deseja aprender alguns conteúdos discutidos em cursos de graduação, de forma simples e objetiva.

No início do livro, o leitor acompanha um mal entendido, em forma de narrativa. Um chefe deixa um bilhete para sua funcionária comprar uma passagem para ele, à noite, para o Rio de Janeiro, mas ela entende tudo errado, não por sua incompetência, e sim pelas possibilidades múltiplas de interpretar a mensagem.

Então, se apropriando da fala da secretária, o autor explica quais foram os erros cometidos pelo chefe e orientando que alterações poderiam ser feitas para que a mensagem ficasse clara, como a ordem das palavras e a posição das vírgulas que deixaram o bilhete com duplo sentido.

Izidoro Blikstein questiona: “O que é escrever bem?”. Ao longo do livro, ele usa o exemplo do bilhete e outras situações práticas para abordar como a boa comunicação escrita pode fazer toda a diferença e a importância de aprender a dominá-la. Segundo o autor, um bom texto evita os erros gramaticais, a falta de clareza e deselegância.

O autor ensina três segredos da comunicação escrita: Provocar uma reação ou resposta através de uma mensagem correta; tonar comum para que o receptor entenda a mensagem; estimular ou persuadir para produzir a resposta.

“Ninguém é obrigado a adivinhar quais são os nossos pensamentos, desejos, projetos, problemas, necessidades etc. Nós é que devemos transmitir aos outros as ideias e necessidades que há em nossa mente” – trecho do livro Técnica de Comunicação Escrita (Izidoro Blikstein)

Segundo Blikstein, como a mensagem precisa de um veículo para ser transmitida, ela corre o risco de sofrer interferências, como a física, cultural (relacionadas ao contexto cultural do receptor) e psicológicas (antipatia, aspereza, entre outras).

O livro apresenta a estrutura e funcionamento da comunicação (remente, mensagem, destinatário, resposta) abordando cada uma das partes do processo, de forma bem simples, além de acrescentar a codificação e descodificação. Blikstein comenta que a maneira que o destinatário vai descodificar a mensagem escrita depende da experiência e grau de conhecimento dele. A obra também comenta a importância de saber analisar a bagagem cultural do outro antes de produzir a mensagem e de evitar o estereótipo, pois o mesmo pode conduzir a um “conhecimento deformado dos indivíduos”.

Na última parte da obra, Izidoro dá algumas dicas de ganchos para quem deseja agarrar o leitor, como: produzir, inicialmente, mensagens que não exijam grande esforço (frias), para depois complementar com mais aprofundadas (quentes); utilizar imagens e gráficos quando necessário para facilitar o entendimento do receptor, além de usar ruídos quando necessário para impactar o leitor, como frases em títulos de notícias e propagandas que despertam o interesse de quem está lendo.


Técnicas de Comunicação Escrita é um livro didático e introdutório para quem deseja aperfeiçoar sua produção textual e diminuir as interferências e possíveis problemas relacionados ao correto entendimento da mensagem. Ideal para acadêmicos de Comunicação Social e pessoas de qualquer área de atuação e estudo que se interessam pelo aprendizado, afinal, comunicar-se bem é algo fundamental independente da profissão ou graduação.

Comentários

  1. Tive a mesma opinião sobre o livro após a leitura, introdutório, porém muito didático! Super recomendo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nayara! Obrigado por compartilhar seu comentário aqui. Espero que mais leitores se interessem pelo livro.
      Abraços

      Excluir
  2. eu tenho uma trabalho sobre o terceiro gancho do livro e e tenho q fazer apresentação estou sem ideia será que pode me ajudar?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Volte sempre!

Mais lidas da semana