Pular para o conteúdo principal

Destaques

5 K-dramas Para Quem Não Gosta de Romance

Quando se lê ou ouve o termo dorama, muitas pessoas associam aos dramas românticos e leves, fazendo com que muitas pessoas evitem conhecer uma série de produções de gêneros diferentes, para quem também gosta de histórias mais sombrias e com uma dose de suspense e ação. Pensando em uma postagem assim que vi nas redes sociais, nas quais os dorameiros estavam indicando opções diferentes, decidi selecionar minhas cinco sugestões de dramas coreanos (kdramas) que fogem dos clichês românticos, dos quais algumas pessoas não gostam. Apesar de grande parte dos conteúdos lembrarem novelas de drama e romance, surgem cada vez mais possibilidades de gêneros e temas para assistir. Quando o termo dorama se popularizou no Brasil, parte da comunidade brasileira coreana não ficou muito feliz por associarem a um gênero. Confira 5 K-dramas Para Quem Não Gosta de Romance: 1) Round 6 (Squid Game): da lista, este é um dos dramas coreanos que conseguiram furar a bolha da dramaland e conquistaram telespectadore

5º Congresso Internacional CBL do Livro Digital traz o tema Conteúdo em Convergência

Com o tema Conteúdo em Convergência, o 5º Congresso Internacional CBL do Livro Digital, acontece dias 21 e 22 de agosto, no Auditório Elis Regina, antecedendo a 23ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo (22 a 31 de agosto).  Este ano, o evento coloca em pauta a convergência dos meios de comunicação que influencia diretamente o setor literário, do livro físico ao e-book.


Entre os principais destaques do evento, estão confirmados nomes como o de Jason Merkoski, o primeiro evangelista de tecnologia da Amazon, que na palestra de abertura, falará sobre seu livro Burning the page – a revolução dos livros digitais e o conteúdo em convergência. Oren Teicher, presidente da American Booksellers Association (ABA), participará de um painel sobre modelo de negócios para livrarias independentes no universo digital, com Jean-Marie Ozanne, diretor da Livraria Folies D´Encre, França, tendo como moderador o livreiro e editor José Luiz Tahan, da Realejo Livros.

Jose Borghino, diretor de política da International Publishers Association (IPA) e Stephen King, presidente do grupo Daisy de Londres colocarão em pauta o ePUB3, a nova versão de publicações digitais que traz mais recursos para o e-book – na mesa “ePub 3 e a revolução no mercado”. Como mediador, Pedro Milliet da Fundação Dorina Nowill.

Convergência entre mídias digitais e físicas nas bibliotecas será abordado por Olaf Eigenbrodt, diretor da Biblioteca Universitária de Hamburgo, na Alemanha, Julia Bergmann, consultora e especialista em bibliotecas digitais, também da Alemanha, tendo como moderador Pedro Luis Puntoni, professor da Universidade de São Paulo e coordenador do Núcleo de Cultura Digital do Cebrap.

Para falar sobre novos modelos de negócios no universo do livro digital da Espanha, José Luiz Verdes, CEO da Manuscritics, Carme Fenoll, responsável pelo Serviço de Bibliotecas da Calaluña e Rosa Sala Rose, CEO da Digital Tangible. O moderador deste painel será Danilo Venticinque, editor de cultura da Revista Época.

Prêmios para Trabalhos Científicos

Com o objetivo de promover e premiar trabalhos conceituais, o Congresso seguiu a tradição de avaliar trabalhos científicos e acadêmicos relativos ao livro digital. Este ano, as inscrições vieram de várias cidades do país, como Belo Horizonte, Brasília, Florianópolis, São Paulo, entre outras. Foram selecionados cinco trabalhos, que serão apresentados dia 21 de agosto, na Sala Jacarandá Paulista, Hotel Holiday Inn, das 14h às 18h.  Serão premiados três vencedores que, além de valor em dinheiro, poderão receber, dependendo do tema do trabalho, avaliação em fast track para publicação na REGE – Revista de Gestão da USP. O 1º colocado apresentará seu trabalho dia 22/8, às 16h30, na plenária do Congresso.

Cases de sucesso

Empresas e profissionais do mercado do livro digital apresentarão seus cases de sucesso, dentro de temas que envolvem o livro digital: bibliotecas, perfil do novo profissional, como emprestar e-books, acessibilidade da leitura, educação no mundo digital.

Conheça abaixo a programação completa do evento:

21 de agosto, 5ª feira

9h - Abertura Oficial

9h30 – Palestra: “Burning the page” A revolução dos livros digitais e o conteúdo em convergência - Jason Merkoski - autor do Livro "Burning the Page",  gerente de desenvolvimento e de produto, foi o primeiro evangelista de tecnologia da Amazon – Estados Unidos.

11h – Painel: Em busca de um modelo de negócios para as livrarias independentes no universo digital - Oren Teicher - Presidente da ABA (American Booksellers Association) - Estados Unidos e Jean Marie Ozanne, diretor da Livraria Folies D’encre – França. Moderador: José Luiz Tahan – Livreiro e editor – Realejo Livros.

12h30 – Palestra: O BNDES e o novo Procult: incentivo à inovação no setor editorial - Luciane Gorgulho - chefe do departamento de Economia da Cultura do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Social) – Brasil.

14h às 18h – apresentação dos Trabalhos Científicos – local: Sala Jacarandá Paulista – mezanino do Hotel Holiday Inn.

14h30 – Painel: ePub3 e a revolução da acessibilidade no mercado - José Borghino,- diretor de política da IPA (International Publishers Association) e Stephen King, Presidente do grupo DAISY – Inglaterra. Moderador: Pedro Milliet - Fundação Dorina Nowill – Brasil.

16h30 – Painel: Convergência entre mídias digitais e físicas nas bibliotecas - Olaf Eigenbrodt, diretor da Biblioteca Estadual e Universitária de Hamburgo, Alemanha e Julia Bergman, consultora e especialista em bibliotecas digitais, também da Alemanha. Moderador: Prof. Pedro Luis Puntoni, professor da Universidade de São Paulo e coordenador do Núcleo de Cultura Digital do Cebrap.

22 de agosto, 6ª feira

14h – Palestra: O Livro Digital na Educação e Cultura

15h – Palestra: O livro digital e suas consequências jurídicas -  Dr. Carlos Fernando Mathias, ex-Ministro do STJ e Dr. Manoel J. Pereira dos Santos, professor da FGV. Moderador: Gilberto Mariot

16h30 – Apresentação do Trabalho Científico vencedor – 1º colocado

17h – Painel: Compartilhando experiências sobre o universo do livro digital - José Luiz Verdes,  CEO da Manuscritics,  Espanha; Carme Fenoll, Bibliotecária-chefe do Serviço de Bibliotecas da Calaluña, Espanha e Rosa Sala Rose,  CEO da Digital Tangible, também da Espanha. Moderador: Danilo Venticinque (Revista Época)

18h – Considerações finais e encerramento

*Programação sujeita a alterações

Cases

24.08 - 16h30 - Bookshare: tornando a leitura acessível para todos - Kristina Pappas (Benetech – Califórnia)

26.08 - 16h30 - Tecnologias educacionais a favor do aprendizado - Claudio Sassaki (Geekie Games)

26.08 - 19h - Didático e digital - Emerson Bento Pereira (Colégio Bandeirantes) e Fernando Moraes Fonseca Junior (Editora FTD). Moderadora: Susanna Florissi (CBL)

27.08 - 16h30 - Os papeis do ePublisher - Claudio Soares (Obliq Press e Tiago Ferro (E-Galaxia). Moderador: Vinicius Saraceni

27.08 - 19h - Leitura e empréstimos de ebooks no Brasil - Galeno Amorim (Árvore de Livros)

28.08 - 19h - Biblioteca cooperativa de ebooks Acadêmicos - Amanda Ramalho (Scielo) 

Serviço 

5º Congresso Internacional CBL do Livro Digital

21 e 22 de agosto de 2014

Auditório Elis Regina

Av. Olavo Fontoura, 1209 – ao lado do Pavilhão do Parque Anhembi

São Paulo

Informações: digital@cbl.org.br / 55 11 3069 1300

*Release / Informações de Edelmar Significa

Comentários

Mais lidas da semana