Pular para o conteúdo principal

Destaques

Quando a previsão do tempo erra

Quando a previsão do tempo erra podemos ficar felizes ou frustrados. Se gostamos de sol e não queremos chuva ou frio, é uma alegria quando a previsão do tempo erra. A verdade é que nem sempre a previsão do tempo acerta e está tudo bem. O mesmo vale sobre pessoas – há momentos em que podemos ficar felizes ou frustrados –, mas fazia parte da vida. Então, quer você estivesse torcendo por um dia de chuva ou desejando que o sol tomasse conta, é importante lembrar que nem sempre o que queremos, é o que o outro quer e está tudo bem. É até um exercício de empatia, de se colocar no lugar do outro e tentar entender, como duas pessoas poderiam querer coisas opostas. Havia aprendido que mais de uma coisa poderia ser verdade. Então, havia conseguido tomar sua dose diária de sol. Precisava, pois ajudava na sua regulação do humor. Mas também entendia quem se alegrava com a chuva e o frio. Mudávamos com o tempo e as previsões do tempo também mudavam. Ficamos felizes, frustados, mas dificilmente indife...

7 Coisas que Aprendi sobre o Ofício de Escritor no blog do Escriba Encapuzado

Depois de ler e resenhar o Ebook 7 Coisas que Aprendi, organizado pelos escritores T. K. Pereira e Alexandre Lobão, com dicas e depoimentos de 58 escritores sobre seus ofícios, fui convidado pelo T. K. (Escriba Encapuzado) a deixar a minha contribuição e compartilhar um pouco do que aprendi e estou aprendendo como escritor. Fiquei muito feliz com a oportunidade, pois gostei do projeto e acredito que uma das melhores formas de aprender é ajudando os outros.


Como cada pequena vitória na vida do escritor precisa ser comemorada, não podia deixar de compartilhar com vocês esta novidade! No dia-a-dia enfrentamos uma série de desafios: começar a escrever, bloqueio criativo, muita leitura, confesso, às vezes preciso me controlar para não passar dos limites e deixar minha mente fatigada.

Cada um dos autores que tenho conhecido, seja para trocar informações sobre escrita, resenhar seus livros ou entrevistar, tem me auxiliado a manter os pensamentos positivos e lidar com as adversidades do universo literário. É muito bem construir esses relacionamentos, compartilhar as coisas boas e desabafar sobre as ruins. No final, sente-se mais leve e mais preparado para continuar seguindo em frente, pois embora os primeiros passos foram dados, a jornada do escritor é longa!

Confira um trecho do que aprendi e ainda estou aprendendo na jornada do escritor:

"A vida de escritor apresenta aprendizado constante. Todos os dias é aquela batalha contra si mesmo para começar a escrever. Paciência, disciplina, muita leitura, escrita, revisão. Desde que entrei nesta jornada, não parei de aprender".

Para quem ficou interessado em conferir minhas respostas, acesse o blog Escriba Encapuzado e leia a resposta na íntegra: http://www.escribaencapuzado.com.br/2014/08/7-coisas-ben-oliveira/

Sobre o 7 Coisas que Aprendi – O livro online grátis com 194 páginas e informações interessantes sobre o universo da escrita, ajudando autores iniciantes a aprenderem mais sobre o ofício de escritor. Não deixe de ler a resenha sobre o Sete Coisas que Aprendi!

Para fazer o download do ebook, acesse: http://www.escribaencapuzado.com.br/ebook-7-coisas-que-aprendi/

Em breve, tenho mais novidades para contar para vocês! ;-)

Mais lidas da semana