Pular para o conteúdo principal

Destaques

Scoop: Jornalistas da BBC e uma entrevista polêmica com príncipe Andrew

Quando um escândalo internacional envolvendo a Família Real estoura, uma jornalista tenta ser a primeira a conseguir uma resposta do príncipe Andrew para a BBC. Scoop é um filme de 2024 sem grandes surpresas para quem acompanhou a cobertura midiática da época, que mostra a importância do jornalismo não se silenciar quando se faz relevante. Um caso que havia sido noticiado há nove anos sobre a amizade de Andrew e Jeffrey Epstein estoura com a prisão do milionário e suicídio. Enquanto jornais de diferentes partes do mundo fizeram cobertura, o silêncio de príncipe Andrew no Reino Unido incomoda a equipe de jornalismo, que tenta persuadi-lo a dar uma entrevista. Enquanto obtém autorização para fazer a entrevista, a equipe de jornalismo mergulha nas informações que a Família Real não gostaria que fossem divulgadas sobre as jovens que faziam parte do esquema de tráfico sexual e as vezes em que príncipe Andrew estava no avião particular de Epstein. O filme foca mais na equipe de jornalismo do

Projeto distribui livros grátis aos leitores de Ponta Grossa (PR)

A cidade de Ponta Grossa (PR) está com um projeto bem bacana de incentivo à leitura, o “Pegaí – Leitura Grátis”, com a missão de tirar os livros esquecidos das estantes para que sejam lidos por crianças, adolescentes e adultos. A iniciativa sem fins lucrativos, não governamental, é mantida por um grupo de pessoas apaixonadas por leitura.

Pegada Cultural no Terminal Central de ônibus da cidade de Ponta Grossa. Foto: Idomar Cerutti.

Idealizado pelo professor universitário Idomar Augusto Cerutti, a proposta do projeto é simples: propõe-se às pessoas que doem, peguem, leiam e compartilhem livros, ao invés de o deixarem as obras guardadas, juntando poeira.

Qualquer pessoa, de qualquer lugar do Brasil ou do exterior, pode doar livros. O PEGAÍ aceita a doação de obras do de diversos gêneros literários, como poesia, soneto, romance, crônicas, contos, ensaios e demais temáticas.

Pegada Cultural na Feirinha do Produtor, em Ponta Grossa. Foto: Idomar Cerutti.

As obras recebidas são catalogadas para que seu caminho nas mãos dos leitores seja acompanhado. E se o livro estiver “velhinho”, com as páginas caindo, não tem problema, ele é restaurado. Todas as doações recebidas são disponibilizadas, gratuitamente, para a população com o único pedido de que eles sejam devolvidos, assim outras pessoas podem desfrutar da mesma leitura.


“Eu sempre quis fazer algo assim dentro da universidade, ter um local onde os acadêmicos pudessem deixar livros lidos e pegar outros. Então, em 2013, eu assisti uma reportagem sobre um grupo de motoboys que estava distribuindo livros em praças de São Paulo e pensei: se eles conseguem fazer isso, por que nós não podemos fazer também? Contei para alguns amigos o que tinha em mente e fui estimulado a iniciar o projeto”, conta Cerutti.

A maneira encontrada para transformar esse desejo em realidade foi criar a “Pegada Cultural”, um evento itinerante que ocorre sempre em locais públicos e com grande circulação de pessoas, como terminais de ônibus, feiras, parques, supermercados e escolas. Aproximadamente 200 títulos, dos mais diversos gêneros literários, são disponibilizados em cada “Pegada”. Estes eventos são divulgados através da Fan Page do projeto no Facebook. Além disso, algumas estantes fixas estão espalhadas em locais estratégicos da cidade.

Voluntários do PEGAÍ acompanham a estante nas “Pegadas” com o objetivo de explicar aos leitores como funciona o projeto, motivar a doação de livros e estimular a leitura. Hoje, o projeto tem o apoio de 93 voluntários, pessoas que disponibilizam um pouco do seu tempo para essa ação social.


Os leitores não precisam fazer cadastro algum para poder pegar o livro e ler, e a devolução pode ser feita em vários pontos de coleta espalhados pela cidade de Ponta Grossa.

Leitor na estante do PEGAÍ – Leitura Grátis. Foto: Idomar Cerutti.
Fazer com que os leitores entendam a necessidade de devolver os livros ainda é o principal desafio do projeto, mas que foi assumido por todos os envolvidos porque acreditam nessa iniciativa. “Espero plantar uma sementinha nas pessoas. A leitura é muito prazerosa, cria uma sociedade mais crítica, questionadora”, assinala o idealizador do projeto.

Desde julho de 2013, mais de 15.300 mil livros já foram entregues para os leitores em 53 “Pegadas Culturais”. Destes, 345 foram restaurados e 840 devolvidos depois de lidos.

Confira o vídeo institucional do Projeto Pegaí – Leitura Grátis:


Estantes Permanentes:

– Supermercados Tozetto – Filiais: Jardim Carvalho, Oficinas e Uvaranas.
– Correios - Agência Centro;
– Ponto de Venda da Viação Campos Gerais - Terminal Central da cidade de Ponta Grossa;
– Agência do Trabalhador;
– Hemocentro

Pontos de Coleta (doação e devolução de livros):

– 2º Cartório de Protestos e Títulos - Cartório Carneiro;
– Agência do Trabalhador;
– Bibliotecas da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) - Campi Central e Uvaranas, e Bloco L no Campus Uvaranas;
– Centro Europeu – Escola de profissões;
– Correios - Agência Centro;
– CREA-PR - Ponta Grossa;
– Delegacia da Polícia Federal;
– Odontoponta;
– Padaria Deguste;
– Ponto de Venda da Viação Campos Gerais - Terminal Central da cidade de Ponta Grossa;
– Senai Ponta Grossa;
– Sesi Ponta Grossa;
– Sulmídia Informática (Shopping Palladium);
– Supermercados Tozetto – Matriz: Vila Estrela; e Filiais: Jardim Carvalho, Oficinas, Uvaranas e Nova Rússia.

PS: Além de Ponta Grossa, o projeto tem parceria com empresa de transporte rodoviário para receber doações de outras cidades do Paraná, Santa Catarina e São Paulo, sem custos aos doadores. No site do Pegaí está a lista com os nomes das cidades que podem ser atendidas.

O PEGAÍ - LEITURA GRÁTIS conta com a parceria de: Supermercados Tozetto, Gráfica i-Print, Gráfica Planeta, Gráfica Santana, Gráfica Inpag. Gráfica Vila Velha, Carbonar - Comunicação Visual, M2 Gráfica Rápida, Maco Brindes, Livrarias Curitiba, Tolemax, Rádio Jovem Pan, Rádio T, Rádio Santana, Rádio MZ, Rádio Mix, Princesa FM, TV Educativa, TV Vila Velha, TV Guará, Jornal da Manhã, Instituto GRPCom, RPC TV Esplanada, Expresso Princesa dos Campos, Viação Campos Gerais, KMM Informática, Linuxponta, Rotary Clube Ponta Grossa Vila Velha, UQMarca, Ruraltécnica, WinPonta Informática, Adega Viva, Invicto Publicidade e Propaganda, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Padaria Deguste e Produtora Zero Z.

Mais informações sobre o projeto PEGAÍ – LEITURA GRÁTIS:
Site: www.pegai.info.
E-mail: contato@pegai.info.
Fone: (42) 9917- 4888.

*Informações Assessoria de Imprensa: Talita Moretto.
Contato: talitamoretto@salaaberta.com | (42) 8815-9473.

Comentários

Mais lidas da semana