Pular para o conteúdo principal

Destaques

Sobre Reler Livros

Reler um livro era como tocar um tecido que você já usou várias vezes, como se fosse pela primeira vez. A textura parecia diferente; o cheiro não era o mesmo; Era impossível não imaginar na palavra que circulava pela mente: diferente.  E por que esperar pelo impossível igual? O leitor não era o mesmo. Um intervalo de tempo considerável havia se passado. O personagem que costumava ser o favorito talvez agora seja outro. O texto que escreveria a respeito do livro talvez jamais fosse igual. Era um diferente leitor, um diferente livro, uma diferente interpretação. Ler pelo mero prazer era diferente de ler pensando na resenha que escreveria em seguida. Escolher o livro de forma aleatória era diferente de já tê-lo em mente. Reler era diferente de ler, mas sobretudo, era uma nova forma de leitura: os detalhes que antes não chamavam a atenção, agora pareciam brilhar nas páginas. Não estava no mesmo lugar em que estava quando o leu pela primeira vez. Sua pele não era a mesma, tampouco seu céreb

5 Vantagens de usar o Google Plus para compensar o baixo alcance orgânico do Facebook

Depois que o alcance orgânico do Facebook diminuiu muito, comecei a usar mais o Google Plus. Como diria um colega blogueiro e publicitário: “Facebook virou veículo. Só aparece quem paga”. Exageros à parte, é mais ou menos assim: Se a sua fan page tem 900 curtidas, por exemplo, em média 10 a 20% dos usuários visualizarão os seus posts nas timelines deles.

Confira: Ebook gratuito Google Plus e suas potencialidades para empresas

Diferença de alcance orgânico do Facebook e Google Plus. A mesma postagens nas duas redes sociais.

O número de usuários no Google Plus ainda é menor do que o do Facebook, no entanto existem algumas vantagens: 

– A cada curtida no Google Plus, os usuários que fazem parte do mesmo círculo, verão o seu conteúdo com mais facilidade nos resultados de busca do Google;

– Ainda não há a limitação de alcance dos conteúdos não pagos, como existe no Facebook;

– Os usuários participam de comunidades de assuntos que se interessam e costumam não só curtir e compartilhar as postagens, mas também interagir através de comentários;

– As imagens com links, quando curtidas, também influenciam na hora de encontrar o conteúdo no mecanismo de busca;

– É possível realizar hangouts (encontros online com transmissão de vídeo ao vivo) para vários usuários, como um bate-papo com os leitores, uma palestra etc.

Tenho obtido bons resultados no Google Plus. Embora as interações sejam maiores, é inegável que a influência do Facebook seja mais forte, pela quantidade de usuários ativos – aqueles que além de terem a conta, usam a rede social com frequência.

Veja: Comunidades para Blogueiros no Google Plus

Essa mesma discussão surgiu na época que o Facebook começou a fazer mais sucesso no Brasil e os usuários passaram a abandonar o Orkut. Alguns profissionais de mídias sociais que gerenciavam contas de empresas, por mais que soubessem que o público estava migrando de rede, não podiam ignorar que a influência dos usuários do Orkut ainda era forte.

Uma das estratégias utilizadas pelos usuários para aumentar a circulação de seus conteúdos é a criação de comunidades. Eu, por exemplo, tenho uma comunidade chamada Amor pelos Livros. “E qual é a vantagem?”, você me pergunta. Bom, eu sei que todos os usuários que entraram nela são interessados em livros. Logo, eu não vou desperdiçar o meu tempo divulgando num grupo, onde as pessoas deixam curtidas e comentários vazios.

Fique por dentro: Comunidades para Leitores e Escritores no Google Plus

No Facebook também é possível driblar o baixo alcance orgânico das fan pages. Um ótimo exemplo é o grupo Literatura com temática LGBT, administrado pelo escritor Sérgio Viula, na qual os usuários compartilham informações, resenhas e novidades sobre livros voltados para o público de gays, lésbicas e trans. É uma ótima forma de atingir o público certo, sem gastar energia e tempo desnecessários, divulgando o mesmo link numa página que não vai alcançar todos os seus seguidores e parte deles pode não se interessar, pois nunca leram um livro gay ou não têm o mínimo interesse, expondo os usuários a comentários homofóbicos e preconceituosos.

Fica a dica, então! Vamos usar mais o Google Plus, já que o Facebook tem sido ingrato com os usuários que não investem nas publicidades pagas. Cabe a cada um avaliar quais são as suas necessidades nas mídias sociais e ver o que compensa. Levando em conta de que nem sempre as curtidas e comentários são de qualidade, que a visualização na linha do tempo não significa que a pessoa abriu o link e que muitas interações nem sempre são sinônimo de qualidade.

Meu perfil no Google Plus para quem quiser fazer parte da minha rede! 

Comentários

  1. Eu sou grande fã do Google Plus,o alcance do Facebook está muito baixo e a maioria das pessoas só querem likes e views!No G+ você divulga a vontade,e eu sempre visito um e outro blog na correria de divulgação e o rendimento de meu blog é bem melhor quando eu uso o G+.Beijos!
    http://apenasumaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Mariana! Concordo com o que você disse. No Facebook, se você jogar algo em alguma comunidade, tem gente que não lê, não curte, não nada. Já no Google Plus, os usuários costumam interagir. Não dá para deixar de usar de vez o FB, mas usando o G+ já faz uma diferença no aumento do alcance.
      Beijos e obrigado pela visita e comentário!

      Excluir
  2. Vou compartilhar esse post numa comunidade sobre o G+, lá tem mais de 80 mil membros :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Rony! Fico muito feliz que tenha gostado e que vá compartilhá-lo ^^
      A interação no Google Plus está bem bacana! Algo que no Facebook, pelo menos no meu, está se perdendo.
      Abraços e obrigado pelo comentário!

      Excluir
    2. Uma sugestão minha é colocar o botão do "+1" no seu blog. Assim podemos dar +1 nas postagens e por esse próprio botão poderemos compartilhar.

      Excluir
    3. Olá, Rony! Tem o botão "Share on Google Plus"! Vou ver se acrescento os outros botões de redes sociais numéricos. Há quem prefira eles, talvez pela 'contagem' ou praticidade. No entanto, a função é a mesma!
      Abraços

      Excluir
  3. Muito boas as dicas e realmente o G+ da um bom retorno mesmo. Posso dizer que também estou tendo bons resultados desde que aderi ao Google Plus. Realmente vale a pena...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gui, o Google Plus tem me dado maior retorno do que o Facebook. Mesmo tendo mais amigos e maior número de curtidas na fan page, no G+ os usuários têm interagido melhor. O alcance orgânico do Facebook está cada vez mais desanimador. Sem falar que os conteúdos de qualidade competem com os virais e desinformações compartilhadas lá.
      Abraços

      Excluir

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Volte sempre!

Mais lidas da semana