Pular para o conteúdo principal

Destaques

Resenha: Tempo de Cura – Monja Coen

O livro Tempo de Cura , da autora Monja Coen , está repleto de reflexões e foi escrito no período da Pandemia de Covid-19, no período em que o Brasil e o resto do mundo estava lidando com questões como o isolamento social e o uso de máscaras respiratórias, bem como com pessoas que se negavam a seguir as orientações de saúde pública. O livro foi publicado pela editora Academia , em 2021. Compre o livro: https://amzn.to/3PiBtFO Em um período difícil, no qual as pessoas tiveram que lidar com a solidão, doenças e mortes, o livro escrito pela Monja Coen serviu como bálsamo para acalmar os corações e mentes – e pode ser lido até nos dias atuais, pois nunca estamos completamente imunes a passar por uma próxima pandemia e a doença permanece causando impactos para a saúde da população.  Compartilhando suas primeiras experiências com o zen e a meditação, Monja Coen é certeira em falar sobre a importância da paz e da cura e da preocupação com o bem-estar coletivo, dando como exemplo as orientaçõe

Comunidades para Leitores e Escritores no Google Plus

Não faz muito tempo desde que eu comecei a usar o Google Plus. Confesso que não botei fé na rede social do Google, acreditando que os brasileiros não a utilizariam com tanta frequência como usam outras mídias sociais, como o Twitter, Facebook e Orkut (Por que não? Afinal, esta última era dominada pelos brasileiros e tinha sido comprada pela mesma companhia do Google+).

Quando ouvi dizer do Google Plus, logo me veio à mente o Google Wave e o fracasso da plataforma que teve duração somente de um ano e se não foi muito bem recebida nos Estados Unidos, imagine no Brasil. Parece-me que desta vez a empresa está acertando em cheio, oferecendo uma série de ferramentas e atualizando constantemente sua rede social.

Logo que passei a utilizar o Plus, procurei algumas comunidades relacionadas a livros, escrita, literatura, leitores, escritores, sejam nacionais ou internacionais. É interessante como mesmo tendo uma quantidade menor de usuários do que o Facebook, as pessoas interagem bem, compartilhando conteúdos de acordo com a área de interesse. Às vezes, confesso que sinto falta dos comentários, principalmente no Facebook, onde parece que os usuários curtem os links sem nem mesmo terem aberto a página e lido o que foi postado.

Com tantos recursos, como a influência nas buscas do Google, integração com o Youtube, Hangout (vídeo-conferência para várias pessoas), usabilidade, entre outras características presentes no Google Plus, é possível usar a rede social para ficar atualizado, compartilhar experiências, tirar dúvidas, ajudar outros usuários, contar novidades para seus fãs, acompanhar palestras e lançamentos online, divulgar dicas de leitura e de escrita, estar por dentro do mercado literário, conhecer autores iniciantes e interagir com os escritores veteranos, participar de antologias, entre inúmeras possibilidades.

Abaixo você confere comunidades do Google Plus para quem gosta de ler e escrever:

Escritores – Espaço com a participação de mais de 2 mil escritores, poetas, editores, redatores, roteiristas, repórteres, corretores e agentes literários.

Escritores Criativos –  Comunidade para escritores com blogs divulgarem os seus trabalhos. Poesias, contos, prosas, reflexões, pensamentos, letras de música e textos para blogs.

Bons Livros para Ler – Comunidade do blog Bons Livros para Ler, cujo objetivo é motivar o hábito da leitura e convidar mais pessoas para conhecer boas obras literárias.

Eu Amo Livros – Comunidade oficial do blog Livros e Afins no Google Plus.

Livros – Comunidade para quem acredita na seguinte frase: "Os livros são o tesouro precioso do mundo e a digna herança das gerações e nações".

Ebooks Brasil – Espaço para discussão sobre livros digitais. Comunidade criada para discussões e troca de conhecimento acerca do livro digital, tanto para leitores e suas experiências de leitura, quanto para hacks e questões técnicas referentes a formatos, devices e design.

Livros Circulantes – Livros Circulantes são livros que não pertencem a nenhuma pessoa. Estão circulando pelo mundo.  Quando você recebe um desses livros você deve ler, cuidar do livro e passar para frente para que outra pessoa possa ler.

Literatura Brasileira – Espaço reservado para os admiradores da literatura não só brasileira, mas da literatura em geral.

Literatura para todos – Espaço para se comentar tudo sobre literatura e filosofia. Os usuários podem compartilhar imagens, artigos literários, recomendações de livros e muito mais. Escritores e leitores são bem-vindos.

Escritores Virtuais – Projeto experimental, a comunidade possibilita a divulgação de textos, poesias, histórias, blogs e trabalhos.

Escritores de Fantasia e Ficção Científica – Comunidade voltada para autores de ficção em português, para discutir assuntos pertinentes ao ato de escrever, discutir autores e referências.

Writer's Discussion Group – Um local para autores falarem tudo sobre escrita.

Escritores de Latinoamérica – A comunidade é voltada para todos os latino-americanos que dedicam suas vidas a usar suas palavras para entreter o mundo, dividindo as postagens entre: Novas publicações, Debate, Onde Publicar, Conselhos de Escrita, Oportunidades, Ferramentas, Eventos e Concursos Literários.

Writer's Blogs – Comunidade em inglês voltada para escritores com blogs.

A Casa do Leitor Comunidade do blog A Casa do Leitor (http://acasadoleitor.blogspot.com.br). Espaço poderá ser compartilhado imagens, divulgar conteúdo e gerar assuntos para debate, tanto literário quanto cinematográfico!

Amor pelos livros e escrita – Comunidade para leitores, escritores, blogueiros, autores, jornalistas, enfim, profissionais e amantes dos livros, da literatura, da informação e do conhecimento. Fique à vontade para compartilhar dicas de leitura, lançamentos de livros, eventos, resenhas, promoções, artigos, crônicas, contos, romances, ebooks e links relevantes.

Clube dos Livros – Muitas pessoas acreditam que o conceito de diversão está diretamente ligado aos altos custos de uma viagem ou mesmo de uma festa. Contudo, se você encontrar um livro que chame a sua atenção, poderá viajar sem sair da sua casa.

O que estou lendo – Para os amantes da boa leitura.

Skoob – O Skoob é a primeira e maior rede social brasileira para quem gosta de ler. Página NÃO oficial.

Amo Ler – Comunidade para todos aqueles que adoram ler qualquer coisa: livros, revistas, artigos, etc.  Fique atento(a) na categoria "Ofertas e Promoções Online" e fique por dentro dos melhores preços para comprar aquele livro que tanto quer.

Escritores On line – Escritores. sejam bem vindos para compartilhar seus escritos, poemas, crônicas e textos.

Club de Literatura – Deja que los libros te lleven a conocer mundos nuevos. En esta comunidad podrás encontrar las sinopsis y opiniones de libros, novelas, datos interesantes y algunas obras de autoria de los miembros de la comunidad, entre otras cosas. Este lugar es para todos aquellos que saben que soñar no cuesta nada. ÚNETE.

Um Simples Prazer – Olá pessoas, me chamo Suellen e tenho um blog com o mesmo nome desta comunidade. O criei a fim de dividir minhas leituras com vocês. Sou apaixonada por livros e muito ciumenta com eles também ( quem não é??). Como não sou de falar muito pessoalmente sobre livros, até porque muitos livros que li minhas amigas não leram ou não curtem muito e vice versa. Tenho uma ajudante no blog, ela resenha mais livros de sagas/series e eu os individuais. Gostaria muito que vocês o seguissem, assim nos ajuda na divulgação.. Obrigada!!

Leitura em Rede – Leitura em Rede procura despertar, incentivar e promover a leitura no âmbito escolar e na comunidade, visando na formação do caráter do leitor, a melhor qualidade de aprendizagem e o desenvolvimento da escrita.

Creative Writing Comunidade em Inglês para compartilhar experiências de escrita e ideias, em categorias como romance, poesia, técnica, educacional.

Poetas, Escritores, Lectores: sigue y te seguirán

Artes, Poesias e Contos

Livros e E-Books – Se voce Gosta de Ler Livros, mas nao sabe onde baixar, gostaria de falar sobre o livro que leu... este é o seu lugar

Livros, poemas, afins e muito blablablá... – Esta comunidade foi criada como intuito da liberdade de expressão.. é livre para falar sobre qualquer tema.. Simplesmente para conversar, interagir, sobre o que tiver vontade . =) falem, postem.. divulguem.. se divirtam e convidem os amigos

Apaixonados por Livros

Escritores sem editoras

Eu amo literatura

Escritores sem classe

Viciados em livros

Baú dos Livros

Comentários

  1. Boas indicações! Google Plus tem um conteúdo de qualidade superior ao FB.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E, se me permite André, eu completarei seu comentário: o Google Plus nos permite interagir de maneira bem mais ampla.
      Abraços!
      Tânia Berti
      paralelismoliterario.blogspot.com.br

      Excluir
    2. Creio que no Google Plus os usuários têm interagido mais do que no Facebook. No FB há um volume maior de informações e as pessoas acabam não dando tanta atenção para as postagens.
      Abraços!

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom. Já estou participando de todas as comunidades que você indicou! Abraços.
    http://acasadoleitor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado das comunidades!
      Abraços

      Excluir
    2. Sou autor do livro Pedagogia Revolucionária e meu livro está sendo vendido nos sites das editoras Saraiva ,Amazon e Livrorama

      Excluir
  4. Boa noite!!!

    Vejam esse link... Concurso super interessante!

    http://concursointernacionaldepoesiacogito.blogspot.com.br/2013/08/cogito-international-poetry-competition.html

    http://concursointernacionaldepoesiacogito.blogspot.com.br/2013/08/os-100-melhores-poemas-do-concurso.html?spref=fb

    ResponderExcluir
  5. Adorei, vai ser muito útil pra mim.
    Post muito bem elaborado
    Parabéns
    Bjs
    Bárbara
    http://myself-here1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Tenho um blogger, o qual escrevo textos,achei interessante a comunidade de escritores criativos.Como Faço para participar dessa comunidade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rosimar!
      É só procurar pelo nome da comunidade no Google Plus ou clicar nos links e procurar o botão de solicitar participação. Os administradores das comunidades precisam aceitar os novos integrantes!
      Abraços e boa sorte!

      Excluir
  7. Olá,escrevo em meu blogger(relatosrosi.blogspot.com.br.

    ResponderExcluir
  8. Tenho que adentrar esse mundo, sempre vejo, mas estranho muito o seu formato, mas vendo tanta interação e concordando nesse comentário sobre a leitura no facebook, estou inclinada a dedicar mais tempo à plataforma, como autora e leitora.Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luciene! As pessoas costumam interagir mais lá no Google Plus, embora o alcance seja menor do que no Facebook. Há uma quantidade menor de usuários lá, porém a rede social não tem o algoritmo do Facebook que dá prioridade para quem paga. Vale a pena se arriscar. Aliás, quanto mais redes sociais, melhor para um escritor. O desafio é administrar o tempo, para não deixar a própria escrita de lado.
      Abraços

      Excluir

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Volte sempre!

Mais lidas da semana