Pular para o conteúdo principal

Destaques

Scoop: Jornalistas da BBC e uma entrevista polêmica com príncipe Andrew

Quando um escândalo internacional envolvendo a Família Real estoura, uma jornalista tenta ser a primeira a conseguir uma resposta do príncipe Andrew para a BBC. Scoop é um filme de 2024 sem grandes surpresas para quem acompanhou a cobertura midiática da época, que mostra a importância do jornalismo não se silenciar quando se faz relevante. Um caso que havia sido noticiado há nove anos sobre a amizade de Andrew e Jeffrey Epstein estoura com a prisão do milionário e suicídio. Enquanto jornais de diferentes partes do mundo fizeram cobertura, o silêncio de príncipe Andrew no Reino Unido incomoda a equipe de jornalismo, que tenta persuadi-lo a dar uma entrevista. Enquanto obtém autorização para fazer a entrevista, a equipe de jornalismo mergulha nas informações que a Família Real não gostaria que fossem divulgadas sobre as jovens que faziam parte do esquema de tráfico sexual e as vezes em que príncipe Andrew estava no avião particular de Epstein. O filme foca mais na equipe de jornalismo do

Dicas sobre Escrita no blog Marcado com Letras, da escritora Lorena Miyuki

A escritora e tradutora Lorena Miyuki, autora do blog Marcado com Letras, escreveu 5 textos sobre os Desafios da Escrita, abordando cada passo do processo: Invenção, Organização, Rascunhos, Revisão e Edição.

Imagem: Reprodução / Blog Marcado com Letras – Lorena Miyuki .
Como aqui no blog também gosto de compartilhar dicas de escrita, mas nem sempre publico pela falta de tempo, decidi recomendar as postagens da Lorena, que além de ser parceira do blog, também participou da mesma coletânea do que eu, o eBook A Hora do Pesadelo: Contos de Terror.

No primeiro texto sobre o processo criativo da escrita, Lorena fala sobre algumas técnicas e exercícios que podem ajudar na hora de inventar ideias (escrita livre, brainstorming, listagens, perguntas). Já na segunda parte, ela dá algumas dicas de organização dessas ideias, como a utilização de diagramas, ilustrações e classificações.

A escritora também fala sobre a importância de rascunhar a primeira versão do trabalho e dá dicas breves sobre como enfrentar o bloqueio criativo. Em seguida, Lorena Miyuki deixa algumas recomendações no processo de revisão do livro ou do conto.

Para finalizar, a quinta e última parte do processo de criação literária, Lorena fala sobre a edição, na qual ela descreve essa atividade fundamental para evitar erros de digitação, formatação e estilo.

As dicas podem ajudar bastante escritores iniciantes, que têm vontade de escrever seus livros, contos e histórias, mas não fazem ideia por onde começar. O bacana é que além dos livros sobre escrita de ficção, na internet é possível encontrar várias dicas e materiais gratuitos! É claro, nada substitui um conteúdo mais aprofundado e crítico, porém na hora de aprender mais sobre a arte literária, toda ajuda é bem-vinda!

Ficou interessado? Para facilitar a vida de vocês, leitores, separei os links de cada uma das postagens. Acesse o blog Marcado com Letras e confira os textos sobre Os Desafios da Escrita:

1) Inventar 

2) Organizar 

3) Rascunhar 

4) Revisar

5) Editar 

Sobre a autora – Lorena Miyuki. 27 anos, desenhista amadora, escritora queer, professora de inglês, tradutora, analista internacional, nerd, introvertida, romântica, imaginativa, honesta, mente-aberta, teórica, criativa, quieta, sonhadora. Livreira. Autora dos livros: Império Esquecido, A última festa, Anistia e Primarius. Para conhecer os livros dela, acesse: http://www.marcadocomletras.com/p/sobre-os-livros.html 

Comentários

  1. Obrigada pelo post, Ben! :D
    Sei que já agradeci antes, mas não custa repetir!
    Lembrando que tenho outras dicas no site também, pra quem se interessar :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Lorena! Eu que agradeço pelos textos. Esse seu apoio a autores iniciantes é bacana!

      Beijos e obrigado pela visita e comentário!

      *

      Para quem leu o comentário e ficou interessado, já sabem, o endereço do Marcado com Letras é: http://www.marcadocomletras.com/

      Excluir

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Volte sempre!

Mais lidas da semana