Pular para o conteúdo principal

Destaques

Revolutionary Love: Série coreana de drama explora o abismo que divide as classes sociais

Embora muitos dramas coreanos pequem na representatividade de diversidade racial e deem pouquíssimo espaço para estrangeiros e imigrantes, a série Revolutionary Love (2017) da tvN e no Brasil disponível temporariamente pela Netflix , acaba indo além dos elementos de comédia e romance, mostrando o drama das diferenças de classes sociais , os preconceitos e a possibilidade de imersão nesse mundo desconhecido pelo filho do dono de um dos maiores conglomerados de empresas da Coreia do Sul . A ingenuidade e a ignorância da realidade das classes trabalhadoras tornam o protagonista um tanto embaraçoso, lembrando de forma vaga a jornada de Buda quando conheceu a realidade fora do palácio e foi confrontado com a fome, a doença, a pobreza e a morte. Longe de ser uma série com alguma alegoria espiritual, mas do ponto de vista do comportamento é interessante acompanhar como Byun Hyuk (Choi Si-won) se torna mais empático e humanizado quando seu caminho cruza com o de Baek Joon (Kang So-ra) . E

Dicas sobre Escrita no blog Marcado com Letras, da escritora Lorena Miyuki

A escritora e tradutora Lorena Miyuki, autora do blog Marcado com Letras, escreveu 5 textos sobre os Desafios da Escrita, abordando cada passo do processo: Invenção, Organização, Rascunhos, Revisão e Edição.

Imagem: Reprodução / Blog Marcado com Letras – Lorena Miyuki .
Como aqui no blog também gosto de compartilhar dicas de escrita, mas nem sempre publico pela falta de tempo, decidi recomendar as postagens da Lorena, que além de ser parceira do blog, também participou da mesma coletânea do que eu, o eBook A Hora do Pesadelo: Contos de Terror.

No primeiro texto sobre o processo criativo da escrita, Lorena fala sobre algumas técnicas e exercícios que podem ajudar na hora de inventar ideias (escrita livre, brainstorming, listagens, perguntas). Já na segunda parte, ela dá algumas dicas de organização dessas ideias, como a utilização de diagramas, ilustrações e classificações.

A escritora também fala sobre a importância de rascunhar a primeira versão do trabalho e dá dicas breves sobre como enfrentar o bloqueio criativo. Em seguida, Lorena Miyuki deixa algumas recomendações no processo de revisão do livro ou do conto.

Para finalizar, a quinta e última parte do processo de criação literária, Lorena fala sobre a edição, na qual ela descreve essa atividade fundamental para evitar erros de digitação, formatação e estilo.

As dicas podem ajudar bastante escritores iniciantes, que têm vontade de escrever seus livros, contos e histórias, mas não fazem ideia por onde começar. O bacana é que além dos livros sobre escrita de ficção, na internet é possível encontrar várias dicas e materiais gratuitos! É claro, nada substitui um conteúdo mais aprofundado e crítico, porém na hora de aprender mais sobre a arte literária, toda ajuda é bem-vinda!

Ficou interessado? Para facilitar a vida de vocês, leitores, separei os links de cada uma das postagens. Acesse o blog Marcado com Letras e confira os textos sobre Os Desafios da Escrita:

1) Inventar 

2) Organizar 

3) Rascunhar 

4) Revisar

5) Editar 

Sobre a autora – Lorena Miyuki. 27 anos, desenhista amadora, escritora queer, professora de inglês, tradutora, analista internacional, nerd, introvertida, romântica, imaginativa, honesta, mente-aberta, teórica, criativa, quieta, sonhadora. Livreira. Autora dos livros: Império Esquecido, A última festa, Anistia e Primarius. Para conhecer os livros dela, acesse: http://www.marcadocomletras.com/p/sobre-os-livros.html 

Comentários

  1. Obrigada pelo post, Ben! :D
    Sei que já agradeci antes, mas não custa repetir!
    Lembrando que tenho outras dicas no site também, pra quem se interessar :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Lorena! Eu que agradeço pelos textos. Esse seu apoio a autores iniciantes é bacana!

      Beijos e obrigado pela visita e comentário!

      *

      Para quem leu o comentário e ficou interessado, já sabem, o endereço do Marcado com Letras é: http://www.marcadocomletras.com/

      Excluir

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Volte sempre!

Mais lidas da semana