Pular para o conteúdo principal

Destaques

Dois meses sem fumar cigarro

Quando eu comecei a parar de fumar cigarro, a primeira coisa que eu tinha em mente era a de que não queria ser o tipo de pessoa que fica contando com frequência há quanto tempo estava sem fumar, até me dar conta da importância disso, pelo menos no início. Aos dois meses sem fumar cigarro, a tentação e a fissura diminuem, tornando mais fácil de lidar com a ausência da nicotina. No início, é normal que haja um estranhamento do horário em que costumava fumar agora estar sendo usado para outra coisa, mas com o passar do tempo, as coisas melhoram. Ao mesmo tempo em que não via a importância de contar o tempo sem cigarro, uma parte de mim não acreditava que conseguiria ficar tanto tempo sem cigarro, como se fosse ficar preso em um constante ciclo de recaídas, mas a verdade era que havia conseguido e tinha como plano continuar longe do cigarro. Então, sim, depois de um tempo sem o cigarro e a nicotina, as coisas realmente melhoram, não é só algo que dizem para inspirar a pessoa a não desi...

Dicas sobre Escrita no blog Marcado com Letras, da escritora Lorena Miyuki

A escritora e tradutora Lorena Miyuki, autora do blog Marcado com Letras, escreveu 5 textos sobre os Desafios da Escrita, abordando cada passo do processo: Invenção, Organização, Rascunhos, Revisão e Edição.

Imagem: Reprodução / Blog Marcado com Letras – Lorena Miyuki .
Como aqui no blog também gosto de compartilhar dicas de escrita, mas nem sempre publico pela falta de tempo, decidi recomendar as postagens da Lorena, que além de ser parceira do blog, também participou da mesma coletânea do que eu, o eBook A Hora do Pesadelo: Contos de Terror.

No primeiro texto sobre o processo criativo da escrita, Lorena fala sobre algumas técnicas e exercícios que podem ajudar na hora de inventar ideias (escrita livre, brainstorming, listagens, perguntas). Já na segunda parte, ela dá algumas dicas de organização dessas ideias, como a utilização de diagramas, ilustrações e classificações.

A escritora também fala sobre a importância de rascunhar a primeira versão do trabalho e dá dicas breves sobre como enfrentar o bloqueio criativo. Em seguida, Lorena Miyuki deixa algumas recomendações no processo de revisão do livro ou do conto.

Para finalizar, a quinta e última parte do processo de criação literária, Lorena fala sobre a edição, na qual ela descreve essa atividade fundamental para evitar erros de digitação, formatação e estilo.

As dicas podem ajudar bastante escritores iniciantes, que têm vontade de escrever seus livros, contos e histórias, mas não fazem ideia por onde começar. O bacana é que além dos livros sobre escrita de ficção, na internet é possível encontrar várias dicas e materiais gratuitos! É claro, nada substitui um conteúdo mais aprofundado e crítico, porém na hora de aprender mais sobre a arte literária, toda ajuda é bem-vinda!

Ficou interessado? Para facilitar a vida de vocês, leitores, separei os links de cada uma das postagens. Acesse o blog Marcado com Letras e confira os textos sobre Os Desafios da Escrita:

1) Inventar 

2) Organizar 

3) Rascunhar 

4) Revisar

5) Editar 

Sobre a autora – Lorena Miyuki. 27 anos, desenhista amadora, escritora queer, professora de inglês, tradutora, analista internacional, nerd, introvertida, romântica, imaginativa, honesta, mente-aberta, teórica, criativa, quieta, sonhadora. Livreira. Autora dos livros: Império Esquecido, A última festa, Anistia e Primarius. Para conhecer os livros dela, acesse: http://www.marcadocomletras.com/p/sobre-os-livros.html 

Mais lidas da semana