Pular para o conteúdo principal

Destaques

Para onde vão todas coisas que não dissemos?

Para onde vão todas coisas que não dissemos? Essa é uma pergunta que muitas pessoas se fazem. Algumas ficam presas dentro de nós. Outras conseguimos elaborar em um espaço seguro, como a terapia. Mas ignorar as coisas, muitas vezes pode ser pior. Fingir que as emoções não existem ou que as coisas não aconteceram não faz elas desaparecerem. Quando um relacionamento chega ao fim, pouco importa quem se afastou de quem primeiro. Mas há quem se prende na ideia de que se afastou antes – em uma tentativa de controlar a narrativa, como se isso importasse. O fim significa que algo não estava funcionando e foi se desgastando ao longo do tempo. Nenhum fim acontece por mero acaso. Às vezes, quando somos levados ao limite, existem relações que não têm salvação – todos limites já foram cruzados e não há razão para impor limites, somente aceitar que o ciclo chegou ao fim. Isto não significa que você guarde algum rancor ou deseje mal para a pessoa, significa que você decidiu por sua saúde mental em pri...

Dicas sobre Escrita no blog Marcado com Letras, da escritora Lorena Miyuki

A escritora e tradutora Lorena Miyuki, autora do blog Marcado com Letras, escreveu 5 textos sobre os Desafios da Escrita, abordando cada passo do processo: Invenção, Organização, Rascunhos, Revisão e Edição.

Imagem: Reprodução / Blog Marcado com Letras – Lorena Miyuki .
Como aqui no blog também gosto de compartilhar dicas de escrita, mas nem sempre publico pela falta de tempo, decidi recomendar as postagens da Lorena, que além de ser parceira do blog, também participou da mesma coletânea do que eu, o eBook A Hora do Pesadelo: Contos de Terror.

No primeiro texto sobre o processo criativo da escrita, Lorena fala sobre algumas técnicas e exercícios que podem ajudar na hora de inventar ideias (escrita livre, brainstorming, listagens, perguntas). Já na segunda parte, ela dá algumas dicas de organização dessas ideias, como a utilização de diagramas, ilustrações e classificações.

A escritora também fala sobre a importância de rascunhar a primeira versão do trabalho e dá dicas breves sobre como enfrentar o bloqueio criativo. Em seguida, Lorena Miyuki deixa algumas recomendações no processo de revisão do livro ou do conto.

Para finalizar, a quinta e última parte do processo de criação literária, Lorena fala sobre a edição, na qual ela descreve essa atividade fundamental para evitar erros de digitação, formatação e estilo.

As dicas podem ajudar bastante escritores iniciantes, que têm vontade de escrever seus livros, contos e histórias, mas não fazem ideia por onde começar. O bacana é que além dos livros sobre escrita de ficção, na internet é possível encontrar várias dicas e materiais gratuitos! É claro, nada substitui um conteúdo mais aprofundado e crítico, porém na hora de aprender mais sobre a arte literária, toda ajuda é bem-vinda!

Ficou interessado? Para facilitar a vida de vocês, leitores, separei os links de cada uma das postagens. Acesse o blog Marcado com Letras e confira os textos sobre Os Desafios da Escrita:

1) Inventar 

2) Organizar 

3) Rascunhar 

4) Revisar

5) Editar 

Sobre a autora – Lorena Miyuki. 27 anos, desenhista amadora, escritora queer, professora de inglês, tradutora, analista internacional, nerd, introvertida, romântica, imaginativa, honesta, mente-aberta, teórica, criativa, quieta, sonhadora. Livreira. Autora dos livros: Império Esquecido, A última festa, Anistia e Primarius. Para conhecer os livros dela, acesse: http://www.marcadocomletras.com/p/sobre-os-livros.html 

Mais lidas da semana