Pular para o conteúdo principal

Destaques

A difícil arte de encerrar ciclos

A difícil arte de encerrar ciclos. Ciclos que já não funcionavam. Às vezes, não importa o quanto você tente, as coisas simplesmente não vão funcionar. Então, você decide que não quer para o seu próximo ano, as mesmas coisas que aguentou no ano passado e atual, você deseja mudanças. Só que falar em mudanças é fácil. Difícil é colocar em prática. Ver você se dando conta de que é capaz de coisas que antes sequer imaginaria. Deixar alguém para trás. Deixar alguém que não faz parte mais do seu presente. Deixar alguém que não faz parte dos pensamentos no futuro. Deixar alguém. Ia encerrando ciclo após ciclo, na esperança de ter um ano mais leve, sem repetições dos mesmos erros. Ia só então se dando conta de que o amanhã poderia ser mais leve quando se realmente deixava pra trás o que estava pesando e parasse de ignorar. Não, algumas coisas deveriam ser encaradas de frente.  *Ben Oliveira é escritor, formado em jornalismo . Autor do livro de terror  Escrita Maldita , p ublicado na Am...

11º Prêmio Barco a Vapor recebe originais de Literatura Infantil e Juvenil até 31 de Janeiro de 2015

Você escreve narrativas de Literatura Infantil e Literatura Juvenil? Esta pode ser a sua oportunidade de ver o seu original publicado pela 11ª edição do Prêmio Barco a Vapor e premiado com R$ 40.000,00 (quarenta mil reais) como adiantamento de direitos autorais. As inscrições estão abertas até o dia 31 de Janeiro de 2015.
Prêmio Barco a Vapor de Literatura Infantil e Juvenil
Reprodução da página principal do site do 11º Prêmio Barco a Vapor de Literatura Infantil e Juvenil.

Poderão participar obras de ficção nos gêneros romance, novela e narrativa breve. A premiação é voltada para autores maiores de 18 anos que devem usar um pseudônimo para não serem identificados e podem inscrever no máximo dois originais.

Não é preciso enviar ilustrações junto com o original. O cadastro dos escritores deve ser feito no site do prêmio. Os originais devem se enquadrar em uma das séries da coleção Barca a Vapor:


  • Série Branca: leitor iniciante, a partir de 6 (seis) anos. Entre 11 (onze) mil e 21 (vinte e um) mil caracteres.
  • Série Azul: leitor em processo, a partir de 8 (oito) anos. Entre 22 (vinte e dois) mil e 63 (sessenta e três) mil caracteres.
  • Série Laranja: leitor fluente, a partir de 10 (dez) anos. Entre 63 (sessenta e três) mil e 126 (cento e vinte e seis) mil caracteres.
  • Série Vermelha: leitor crítico, a partir de 12 (doze) anos. Entre 98 (noventa e oito) mil e 210 (duzentos e dez) mil caracteres.


Sobre o Prêmio – Com a iniciativa de revelar novos autores, estimular a criação literária e publicar textos inéditos e de qualidade, o prêmio de Literatura surgiu na Espanha, em 1978. No Brasil, o Prêmio Barco a Vapor acontece desde 2005 e já publicou 10 livros de Literatura Infantil e Juvenil.

Conhecido como Premio El Barco de Vapor e promovido pela Fundação SM, a premiação acontece em nove países: Brasil, Chile, México, Argentina, Porto Rico, República Dominicana, Colômbia, Peru e Espanha.

Para conferir o regulamento na íntegra, o histórico do prêmio e as obras premiadas e publicadas no Brasil, as perguntas frequentes e fazer o cadastro, acesse o site oficial: Prêmio Barco a Vapor – 2015

Mais lidas da semana