Pular para o conteúdo principal

Destaques

Cansado

 Os dias de cansaço vieram com tudo. Para onde tinha ido a energia? Para onde tinham ido o foco e a concentração? Não sabia. A qualquer momento, tudo poderia mudar. Era algo difícil de entender por si só, imagine aos outros ao redor. Por isso ia se fechando cada vez mais, até que as coisas voltassem ao normal.  A verdade é que não existia um normal. Estava sempre lutando para se manter nem um lado ou outro. Era cansativo. Havia coisas que só quem pensava conseguia entender  Ia, então, tentando descansar, mesmo quando a mente parecia inquieta. Ia se soltando, dia após dia, na esperança de que não houvesse mais sinais de uma possível crise e tudo poderia mudar.  Escrevia para lembrar que os momentos ruins passavam. Escrevia para lembrar que os bons também existiam. Escrevia para tirar o peso de si, o peso daquilo que não poderia ser controlável, não importa o quanto tentasse.  Escrevia quando deveria estar dormindo, mas não havia nada melhor do que conseguia pensa...

11º Prêmio Barco a Vapor recebe originais de Literatura Infantil e Juvenil até 31 de Janeiro de 2015

Você escreve narrativas de Literatura Infantil e Literatura Juvenil? Esta pode ser a sua oportunidade de ver o seu original publicado pela 11ª edição do Prêmio Barco a Vapor e premiado com R$ 40.000,00 (quarenta mil reais) como adiantamento de direitos autorais. As inscrições estão abertas até o dia 31 de Janeiro de 2015.
Prêmio Barco a Vapor de Literatura Infantil e Juvenil
Reprodução da página principal do site do 11º Prêmio Barco a Vapor de Literatura Infantil e Juvenil.

Poderão participar obras de ficção nos gêneros romance, novela e narrativa breve. A premiação é voltada para autores maiores de 18 anos que devem usar um pseudônimo para não serem identificados e podem inscrever no máximo dois originais.

Não é preciso enviar ilustrações junto com o original. O cadastro dos escritores deve ser feito no site do prêmio. Os originais devem se enquadrar em uma das séries da coleção Barca a Vapor:


  • Série Branca: leitor iniciante, a partir de 6 (seis) anos. Entre 11 (onze) mil e 21 (vinte e um) mil caracteres.
  • Série Azul: leitor em processo, a partir de 8 (oito) anos. Entre 22 (vinte e dois) mil e 63 (sessenta e três) mil caracteres.
  • Série Laranja: leitor fluente, a partir de 10 (dez) anos. Entre 63 (sessenta e três) mil e 126 (cento e vinte e seis) mil caracteres.
  • Série Vermelha: leitor crítico, a partir de 12 (doze) anos. Entre 98 (noventa e oito) mil e 210 (duzentos e dez) mil caracteres.


Sobre o Prêmio – Com a iniciativa de revelar novos autores, estimular a criação literária e publicar textos inéditos e de qualidade, o prêmio de Literatura surgiu na Espanha, em 1978. No Brasil, o Prêmio Barco a Vapor acontece desde 2005 e já publicou 10 livros de Literatura Infantil e Juvenil.

Conhecido como Premio El Barco de Vapor e promovido pela Fundação SM, a premiação acontece em nove países: Brasil, Chile, México, Argentina, Porto Rico, República Dominicana, Colômbia, Peru e Espanha.

Para conferir o regulamento na íntegra, o histórico do prêmio e as obras premiadas e publicadas no Brasil, as perguntas frequentes e fazer o cadastro, acesse o site oficial: Prêmio Barco a Vapor – 2015

Mais lidas da semana