Pular para o conteúdo principal

Destaques

Scoop: Jornalistas da BBC e uma entrevista polêmica com príncipe Andrew

Quando um escândalo internacional envolvendo a Família Real estoura, uma jornalista tenta ser a primeira a conseguir uma resposta do príncipe Andrew para a BBC. Scoop é um filme de 2024 sem grandes surpresas para quem acompanhou a cobertura midiática da época, que mostra a importância do jornalismo não se silenciar quando se faz relevante. Um caso que havia sido noticiado há nove anos sobre a amizade de Andrew e Jeffrey Epstein estoura com a prisão do milionário e suicídio. Enquanto jornais de diferentes partes do mundo fizeram cobertura, o silêncio de príncipe Andrew no Reino Unido incomoda a equipe de jornalismo, que tenta persuadi-lo a dar uma entrevista. Enquanto obtém autorização para fazer a entrevista, a equipe de jornalismo mergulha nas informações que a Família Real não gostaria que fossem divulgadas sobre as jovens que faziam parte do esquema de tráfico sexual e as vezes em que príncipe Andrew estava no avião particular de Epstein. O filme foca mais na equipe de jornalismo do

Hemingwrite: Máquina de Escrever Digital Evita Distrações e Sincroniza Documentos

Sentindo falta das máquinas de escrever? O designer-chefe Adam Leeb e o desenvolvedor de softwares Patrick Paul criaram a Hemingwrite, uma máquina de escrever digital. O projeto do aparelho eletrônico, que tem a proposta de possibilitar aos escritores a chance de escrever sem distrações da internet, está cadastrado na Kickstarter, a maior plataforma de crowdfunding (financiamento coletivo) do mundo. Os idealizadores da ferramenta de escrita têm a meta de alcançar 250 mil dólares até o dia 23 de janeiro de 2015.
Máquina de Escrever Digital
Máquina de Escrever Digital está em fase de arrecadação de recursos para sua fabricação. Foto: Divulgação / Hemingwrite.

Afinal, o que é a tal da Hemingwrite e quais são suas vantagens? Os idealizadores a definem como uma máquina de escrever digital e minimalista. Os seus pontos fortes são a chance de escrever livre de distrações oriundas do excesso de conectividade (E-mails, Redes Sociais, excesso de informações e demais atividades que poderiam ser feitas no computador ou dispositivos portáteis, mas que podem atrapalhar o escritor, como as notificações de aplicativos e jogos) e a conexão WiFi para sincronizar os documentos em diferentes nuvens de armazenamento, como Dropbox, Google Docs e Evernote.

"A Hemingwrite foi projetada para somente uma coisa: Colocar as palavras na página"

Conhecido como O Kindle da Escrita, principalmente por causa de sua tela de alto contraste que possibilitam escrever durante o dia. A máquina de escrever digital também terá uma bateria com duração de quatro a seis semanas, além de uma memória de mais de um milhão de páginas, possibilitando ao escritor, roteirista e redator levá-la para onde quiser, sem se preocupar tanto com a energia e armazenamento dos textos.
Hemingwrite Máquina Escrever Digital Sem Distrações
"Sente e escreva" é a proposta da Hemingwrite, diminuindo as distrações da internet e aplicativos. Foto: Divulgação / Hemingwrite.

Mesmo com os inúmeros softwares de escrita, Adam Leeb e Patrick Paul afirmam que apesar dessas ferramentas ajudarem a diminuir as distrações, elas não fornecem a experiência pura de uma máquina de escrever. Outro diferencial da Hemingwrite será a durabilidade. Os criadores do aparelho não querem que ele se torne obsoleto em pouco tempo.

Algumas das características técnicas da Hemingwrite: 

  • Tela de 6 polegadas de Tinta Eletrônica (E Ink); 
  • Baixo consumo de energia; 
  • Iniciação Instantânea; 
  • Teclado Mecânico;
  • Portabilidade;
  • Design Retrô;
  • 1,8 KG 

A Hemingwrite está disponível para pré-venda por 349 dólares. Para os brasileiros, o valor sai 429 dólares por causa das taxas de envio, ou seja, aproximadamente 1135 reais. O valor é um pouco salgado, principalmente para escritores que não são best-sellers. Só vendendo muitos livros e tendo outros trabalhos para comprar. Enfim, é preciso levar em conta a funcionalidade do aparelho – há pessoas que gastam muito mais em coisas supérfluas.
Máquina de Escrever Digital Fácil de Carregar
A Hemingwrite tem uma alça que facilita carregá-la para outros lugares. Foto: Divulgação / Hemingwrite.

Para quem é apaixonado por máquinas de escrever e sabe como é ruim ter que transcrever e armazenar o conteúdo, o sistema de nuvens de arquivos pode ser uma ótima opção. Como o processo de escrita e de edição são diferentes, os criadores da Hemingwrite recomendam que ela seja usada somente para escrever, podendo o escritor usar o computador para selecionar o seu arquivo (sincronizado) e  escolher o seu programa favorito de edição de texto.

Os protótipos da Hemingwrite começaram a ser produzidos em setembro de 2014 e o projeto foi publicado no Kickstarter desde ontem. Em menos de 24 horas, a Hemingwrite arrecadou mais de 200 mil dólares. Os criadores vivem na cidade de Detroit, Michigan, nos Estados Unidos.

O dinheiro arrecadado nas pré-vendas será utilizado para que os eletrônicos sejam fabricados. Com mais de um mês para o fim do prazo para alcance da meta mínima para que o projeto seja financiado, a Hemingwrite já conta com 690 apoiadores e aproximadamente 242 mil dólares. A previsão de envio das máquinas de escrever é setembro de 2015!

Para comprar sua Hemingwrite ou mais informações, confira a página do projeto na Kickstarter: Hemingwrite - A Distraction Free Digital Typewriter

E aí, o que vocês acharam? Comprariam? Se gostou da novidade, compartilhe!

Comentários

Mais lidas da semana