Pular para o conteúdo principal

Destaques

Sobre rabiscos e telas brancas

A tela branca pode ser um convite à explosão criativa ou uma tortura ao artista que sente seu espírito definhando diante da pesada realidade. Em tempos de crise e ódio, a arte fica esquecida e é vista como desimportante; ironicamente, é quando mais precisamos dela, de algo que nos faça sentir vivo e toque as partes atordoadas.


O som dos dedos se movendo pelo teclado era como fantasmas de uma vida distante. É incrível perceber quantas vezes nós deixamos algumas partes nossas morrerem ao longo de nossas existências; as máscaras, antes tão confortáveis, agora incomodam e não nos servem mais. Leva tempo até ficarmos satisfeitos e ajustados à nova realidade. Viver é admitir que sabemos pouco sobre nós mesmos e há sempre algo novo que pode nos transformar, seja para o bem ou para o mal.

O artista encara a tinta respingando pela tela. Para o espectador sem intimidade, nada faz sentido, a desconexão de ideias é tormentosa; para ele, o lembrete de que sua arte nunca o abandonaria. Como poderia…

Resenha: O Poder da Luz – Leandro Schulai

O livro O Poder da Luz é o segundo da série O Vale dos Anjos, do escritor Leandro Schulai, publicado pela Livrus Negócios Editoriais, em 2014. O romance de literatura fantástica, com 432 páginas, continua contando a história do jovem guerreiro Dimítris e de como a vida dele continua após o encerramento do Torneio dos Céus. Porém, quando ele acha que vai ficar em paz, ele descobre que a competição retornou em sua etapa final.
Capa do livro O Poder da Luz, do escritor Leandro Schulai
Capa do livro O Poder da Luz, do escritor Leandro Schulai.

Dimítris Saloutros é o protagonista. No primeiro livro da série, O Torneio dos Céus, ele morre de um problema cardíaco e descobre o mundo habitado por diferentes anjos e deuses. O jovem faz amizade com o Obelisco e com a cupido Anne. Ele é treinado pelo Mestre Ramirez, mas quando um dos prisioneiros participa do torneio e se autodestrói, o torneio é cancelado. Se Dimítris vencesse o torneio, ele viraria um semideus e poderia reencontrar sua esposa Mariah e rever o seu pai Parnasos.

Leia: Resenha de O Torneio dos Céus – Leando Schulai

Com o retorno do Torneio dos Céus, Dimítris vê suas esperanças renovadas. Ele volta a treinar e descobre que o seu poder é maior do que ele imaginava, conseguindo controlar vários elementos, diferente dos outros lutadores que dominam somente um. Além de ultrapassar os seus próprios limites e aumentar suas chances de vencer o torneio, ele também descobre mais sobre As Oito Prisões, local onde acredita que o pai estará, já que mesmo com todo o trabalho de divulgação da mídia, ele não foi encontrado no Paraíso.

O Poder da Luz se aprofunda em algumas questões que foram abordadas de forma rápida no primeiro livro de O Vale dos Anjos. Por exemplo, apesar das dimensões das Oitos Prisões serem mencionadas em O Torneio dos Céus, a maior parte da história se passa no Paraíso, se focando nos anjos e demais criaturas de luz.

Para quem gostou das aventuras de Dimítris, Obelisco e Anne, o segundo livro traz mais cenas, batalhas e emoções. Algumas revelações são feitas ao longo do livro, outras que o leitor se surpreende e outras que ele vai deduzindo por conta própria. É possível sentir a forte influência dos animes, como Dragon Ball Z, na criação e fonte de inspiração para as lutas de O Vale dos Anjos.

Como muitos livros de fantasia, é preciso tirar um tempo para ler com calma e poder viajar pela história. A divisão em capítulos e quebras dentro da narrativa possibilita ao leitor respirar e desenvolver o seu próprio ritmo de leitura.

Escritor Leandro Schulai
Leandro Schulai no lançamento do livro
O Poder da Luz, na Livraria Martins Fontes.
Alguns diálogos do livro passaram com alguns erros de pontuação, como a falta de vírgula antes do vocativo (o interlocutor, o nome do personagem). Nada que uma revisão não possa resolver! O romance fantástico está bem estruturado. Estou curioso para saber quando sai o terceiro livro da série O Vale dos Anjos e qual será o seu título! Já quero mais aventuras de Dimítris Saloutros! :-) 

Sobre o autor – Leandro Schulai sempre foi apaixonado por livros. Fã de Literatura Fantástica, começou a esboçar a ideia para a sua série ainda aos dezesseis anos de idade. Seu livro de estreia, O Torneio dos Céus conquistou os leitores brasileiros em todos os cantos e apresentou uma nova visão do mundo dos anjos. A série O Vale dos Anjos revelou o autor, como um dos nomes da literatura de fantasia no Brasil. Leandro já organizou diversas antologias e criou o programa Na Mira dos Livros, para a cobertura de eventos literários.

Leia: Entrevista com o escritor Leandro Schulai

Se você gosta de Literatura Fantástica e gosta de apoiar autores nacionais, curta a página no Facebook da série O Vale dos Anjos e saiba onde comprar os livros: https://www.facebook.com/ovaledosanjos 

Comentários

  1. Curti muito o primeiro livro, ri horrores, e estou lendo o segundo. Gosto da escrita de Schulai, apenas a revisão que realmente deixou a desejar! Ansiosa!

    ResponderExcluir
  2. Oi, This! Obrigado pela sua visita.
    Fico feliz que também esteja curtindo a leitura. Quanto à revisão, se não tivessem alguns erros de pontuação e ortografia, a leitura seria muito mais agradável.
    Abraços!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Volte sempre!

Mais lidas da semana