Pular para o conteúdo principal

Destaques

Terminar de processar as emoções

Processar as emoções era muito mais importante do que fingir que algo não aconteceu. Era reconhecer os próprios erros e acertos e se permitir sentir as coisas boas e ruins. Era tentador fingir que nada aconteceu. Mas também era imaturo, também era um sinal de que havia se desconectado do real e emoções não processadas voltariam de um jeito mais cedo ou mais tarde. Foi reconhecendo os dias bons, mas acima de tudo, sentindo os ruins. Foi deixando tudo para trás, consciente de que não havia mais nada para revisitar, não havia pontas soltas. Então, de tanto sentir tristeza, dúvida e medo, havia sentido intensamente as emoções de forma que elas já não cabiam mais dentro de si. Ia se despedindo das emoções negativas, das emoções positivas, e abrindo as portas para novas emoções chegarem. Tudo o que sabia era que ficar em negação não era a resposta que buscava. Os dias pareciam que nunca iam chegar ao fim, mas finalmente se sentia livre do fantasma do outro.

Resenha: O Poder da Luz – Leandro Schulai

O livro O Poder da Luz é o segundo da série O Vale dos Anjos, do escritor Leandro Schulai, publicado pela Livrus Negócios Editoriais, em 2014. O romance de literatura fantástica, com 432 páginas, continua contando a história do jovem guerreiro Dimítris e de como a vida dele continua após o encerramento do Torneio dos Céus. Porém, quando ele acha que vai ficar em paz, ele descobre que a competição retornou em sua etapa final.
Capa do livro O Poder da Luz, do escritor Leandro Schulai
Capa do livro O Poder da Luz, do escritor Leandro Schulai.

Dimítris Saloutros é o protagonista. No primeiro livro da série, O Torneio dos Céus, ele morre de um problema cardíaco e descobre o mundo habitado por diferentes anjos e deuses. O jovem faz amizade com o Obelisco e com a cupido Anne. Ele é treinado pelo Mestre Ramirez, mas quando um dos prisioneiros participa do torneio e se autodestrói, o torneio é cancelado. Se Dimítris vencesse o torneio, ele viraria um semideus e poderia reencontrar sua esposa Mariah e rever o seu pai Parnasos.

Leia: Resenha de O Torneio dos Céus – Leando Schulai

Com o retorno do Torneio dos Céus, Dimítris vê suas esperanças renovadas. Ele volta a treinar e descobre que o seu poder é maior do que ele imaginava, conseguindo controlar vários elementos, diferente dos outros lutadores que dominam somente um. Além de ultrapassar os seus próprios limites e aumentar suas chances de vencer o torneio, ele também descobre mais sobre As Oito Prisões, local onde acredita que o pai estará, já que mesmo com todo o trabalho de divulgação da mídia, ele não foi encontrado no Paraíso.

O Poder da Luz se aprofunda em algumas questões que foram abordadas de forma rápida no primeiro livro de O Vale dos Anjos. Por exemplo, apesar das dimensões das Oitos Prisões serem mencionadas em O Torneio dos Céus, a maior parte da história se passa no Paraíso, se focando nos anjos e demais criaturas de luz.

Para quem gostou das aventuras de Dimítris, Obelisco e Anne, o segundo livro traz mais cenas, batalhas e emoções. Algumas revelações são feitas ao longo do livro, outras que o leitor se surpreende e outras que ele vai deduzindo por conta própria. É possível sentir a forte influência dos animes, como Dragon Ball Z, na criação e fonte de inspiração para as lutas de O Vale dos Anjos.

Como muitos livros de fantasia, é preciso tirar um tempo para ler com calma e poder viajar pela história. A divisão em capítulos e quebras dentro da narrativa possibilita ao leitor respirar e desenvolver o seu próprio ritmo de leitura.

Escritor Leandro Schulai
Leandro Schulai no lançamento do livro
O Poder da Luz, na Livraria Martins Fontes.
Alguns diálogos do livro passaram com alguns erros de pontuação, como a falta de vírgula antes do vocativo (o interlocutor, o nome do personagem). Nada que uma revisão não possa resolver! O romance fantástico está bem estruturado. Estou curioso para saber quando sai o terceiro livro da série O Vale dos Anjos e qual será o seu título! Já quero mais aventuras de Dimítris Saloutros! :-) 

Sobre o autor – Leandro Schulai sempre foi apaixonado por livros. Fã de Literatura Fantástica, começou a esboçar a ideia para a sua série ainda aos dezesseis anos de idade. Seu livro de estreia, O Torneio dos Céus conquistou os leitores brasileiros em todos os cantos e apresentou uma nova visão do mundo dos anjos. A série O Vale dos Anjos revelou o autor, como um dos nomes da literatura de fantasia no Brasil. Leandro já organizou diversas antologias e criou o programa Na Mira dos Livros, para a cobertura de eventos literários.

Leia: Entrevista com o escritor Leandro Schulai

Se você gosta de Literatura Fantástica e gosta de apoiar autores nacionais, curta a página no Facebook da série O Vale dos Anjos e saiba onde comprar os livros: https://www.facebook.com/ovaledosanjos 

Mais lidas da semana