Pular para o conteúdo principal

Destaques

Scoop: Jornalistas da BBC e uma entrevista polêmica com príncipe Andrew

Quando um escândalo internacional envolvendo a Família Real estoura, uma jornalista tenta ser a primeira a conseguir uma resposta do príncipe Andrew para a BBC. Scoop é um filme de 2024 sem grandes surpresas para quem acompanhou a cobertura midiática da época, que mostra a importância do jornalismo não se silenciar quando se faz relevante. Um caso que havia sido noticiado há nove anos sobre a amizade de Andrew e Jeffrey Epstein estoura com a prisão do milionário e suicídio. Enquanto jornais de diferentes partes do mundo fizeram cobertura, o silêncio de príncipe Andrew no Reino Unido incomoda a equipe de jornalismo, que tenta persuadi-lo a dar uma entrevista. Enquanto obtém autorização para fazer a entrevista, a equipe de jornalismo mergulha nas informações que a Família Real não gostaria que fossem divulgadas sobre as jovens que faziam parte do esquema de tráfico sexual e as vezes em que príncipe Andrew estava no avião particular de Epstein. O filme foca mais na equipe de jornalismo do

Escritor Marcelino Freire desperta a importância do olhar sobre as palavras

Na noite desta quinta-feira, 22 de janeiro, o escritor Marcelino Freire ministrou o primeiro dia da Oficina de Criação Literária na Casa de Ensaio, em Campo Grande (MS). Conhecido como Quebras, o projeto tem apoio do Rumos Itaú Cultural e está visitando diferentes capitais brasileiras com a proposta de ensinar mais sobre a literatura e conhecer quem são os autores, artistas e interessados destas cidades.
Escritor Marcelino Freire durante a Oficina de Criação Literária, em Campo Grande (MS). Foto: Ben Oliveira.

Além de oportunizar ao Marcelino Freire conhecer um pouco das realidades artísticas destas regiões, reunindo poetas, contistas, romancistas e cronistas, o evento é também uma ótima maneira destes artistas se encontrarem e se conhecerem.

Ao longo da noite, foram lidos poemas de Manoel de Barros e Antônio Moura (Rio Silêncio). Marcelino Freire também compartilhou um pouco de sua experiência de organização do livro Os Cem Menores Contos Brasileiros do Século, na qual ele desafiou 100 escritores brasileiros a escreverem histórias de até 50 letras. Ele contou que a inspiração para a obra surgiu de um microconto do escritor Augusto Monterroso: “Quando acordou, o dinossauro ainda estava lá”.

Marcelino falou sobre a importância dos poetas em sua vida. “Os poetas inauguram um olhar sobre as coisas”, acredita. Ele afirmou que cada escritor tem o seu próprio sistema linguístico, suas referências e palavras:

“Escrever é personalidade”.

Após os comentários iniciais, o escritor propõe um exercício para que os participantes realizassem com as palavras. “Que olhar vocês inaugurariam para essas palavras?”, pergunta. Então, os alunos se apresentam, escolhem uma palavra e depois tentam tecer uma definição, ou como Marcelino recomendou, um olhar sobre ela. Escolho a palavra “Horror”, mas é só uma entre as dezenas de escolhas da turma, como “Saudade”, “Medo”, “Música”, “Terra”, “Neurose” e “Sonhos”.
Registro da oficina de Criação Literária. Foto: Jorge Filholini / Quebras.

Fico ansioso. Cada um dos participantes é convidado a ler o que escreveu em poucas linhas. Há quem descreva cenas, enquanto outros vão mais para a poesia. O medo de ler em voz alta é visível em alguns, já outros parecem confortáveis diante do público.

– Ben, sua vez. A palavra é Horror.
– O coração salta e para por um instante. O horror do escritor é quando ele não consegue escrever. Congelado, o relógio quebrado.

Assim se passam os minutos e comentários sobre cada um dos textos. Marcelino fala algumas máximas:

– Escritor não escreve com pontuação, escreve com pulsação;

– Um conto é um trem. Um escritor não conta uma história, ele a compõe;

– Escritor não escreve com rima, escreve com ímã;

– Um escritor vale mais pelo que não está escrito.

Foi a minha primeira experiência ao vivo com outros escritores, como os colegas que tenho são de outras cidades e nossos contatos se resumem ao meio online. Saí de lá com novas ideias para escrever, recomendações de leituras de prosa e poesia e mais um exercício para colocar a imaginação para funcionar. É interessante observar a insegurança que as pessoas têm quando se trata da escrita. Pessoas de diferentes formações estavam lá, algumas com textos publicados, outras que escreviam só em casa e os interessados em desvendar o universo da criação literária.

Intercalando momentos de humor e literatura, o que Marcelino Freire ensina em sua oficina de escrita vai além do que os livros sobre a arte de ficção abordam, ele orienta e desperta um olhar mais consciente sobre as palavras – elemento que faz toda diferença na criação do estilo da escrita e não só chama mais atenção do leitor, como, muitas vezes, é o que determina o seu sucesso no mercado editorial.

Assista ao vídeo de Marcelino Freire contando sobre a amizade que teve com Manoel de Barros e lendo um texto do poeta:


No site, Marcelino Freire e Jorge Filholini compartilham o roteiro da viagem, escrevem crônicas sobre as capitais pelas quais eles passaram, entrevistam personagens e mais. Para conhecer melhor o projeto, ficar por dentro das cidades que o Quebras já passou e vai passar, acesse o site oficial: http://quebras.com.br/. Vale a pena! 

Não deixe de curtir a página do Quebras no Facebook: https://www.facebook.com/quebrascultural

Comentários

Mais lidas da semana