Pular para o conteúdo principal

Destaques

Abrir mão do controle

O excesso de controle poderia fazer tão mal quanto à falta de controle. Era ao compartilhar as experiências que conseguia voltar a respirar em paz. Não precisava passar por tudo sozinho. Experiências do passado não necessariamente iam se repetir. Porém, estar consciente dos riscos era se aproximar mais da estabilidade.  A ansiedade poderia ser tão ruim quanto uma crise. Era necessário saber como abrir mão do controle e acreditar um pouco nas coisas do jeito que elas eram. Ao inspirar, ia se conectando com a paz interior. Ao expirar, se soltava do peso que o pressionava contra o chão. Ao sentir o momento presente, se soltava do passado e se permitia estar no aqui e agora. Era somente ao encontrar flexibilidade nos limites, que permitia a respiração leve. Tornar tudo pesado e engessado não era a resposta. O excesso escondia uma falta: nem sempre era possível estar com tudo sob controle. Aceitando as coisas como elas eram, consciente de que, às vezes, o melhor já estava sendo feito e ...

Próxima Leitura: Ninguém Me Explicou Na Escola – Fernando Favaretto

Chegou hoje o livro Ninguém Me Explicou Na Escola, do autor Fernando Favaretto, de 364 páginas, publicado em 2014, pela Editora Multifoco (Selo Desfecho Romances). O livro traz memórias do período da adolescência de Fernando, época na qual ele viveu uma série de emoções e transformações, e se recorda de muitas questões e inquietações que não foram ensinadas na escola.



Sinopse: “Os diários escritos pelo autor de 1992 a 1994, enquanto era seminarista, serviram de inspiração para a história de um adolescente às voltas com dúvidas e inquietações que envolvem fé e religião, vocação e escolha profissional, sexo e desejo, amor e amizade, medo e culpa. Uma história das coisas ditas e das escondidas, das verdades encobertas e das mentiras necessárias. Uma história sobre o que vale a pena saber e sobre o que não pode ser ensinado”.

Texto da Orelha do Livro: “O impeachment do presidente Collor, a ECO 92, a primeira medalha olímpica da seleção masculina de voleibol, a chacina da Candelária, o tetracampeonato mundial de futebol, a morte do piloto Ayrton Senna e a do poeta Mario Quintana. De 1992 a 1994 muitas coisas aconteceram, no Brasil e no mundo, e também num seminário franciscano no interior do Rio Grande do Sul, onde um adolescente acaba encontrado justamente as tentações das quais queria fugir.

Uma fuga que se transforma num encontro com as verdades sobre as quais quase ninguém falava, numa época em que as pessoas escreviam cartas, ouviam música em fita cassete e começavam a estudar informática usando o MS-DOS. Numa época, de certa forma, não tão diferente da aula, já que a vida segue acontecendo de um modo que ninguém explicou na escola...”.

Sobre o autor – Fernando Favaretto é natural de Sério (RS), formado em Letras e Jornalismo e Mestre em Educação. Além de ser diretor da UFRGS TV, escreve e trabalha com educação a distância.

Link do livro no Skoob: http://www.skoob.com.br/livro/424230ED480439

O livro Ninguém Me Explicou na Escola (Fernando Favaretto) pode ser encontrado no site da Editora Multifoco 

Mais lidas da semana