Pular para o conteúdo principal

Destaques

Scoop: Jornalistas da BBC e uma entrevista polêmica com príncipe Andrew

Quando um escândalo internacional envolvendo a Família Real estoura, uma jornalista tenta ser a primeira a conseguir uma resposta do príncipe Andrew para a BBC. Scoop é um filme de 2024 sem grandes surpresas para quem acompanhou a cobertura midiática da época, que mostra a importância do jornalismo não se silenciar quando se faz relevante. Um caso que havia sido noticiado há nove anos sobre a amizade de Andrew e Jeffrey Epstein estoura com a prisão do milionário e suicídio. Enquanto jornais de diferentes partes do mundo fizeram cobertura, o silêncio de príncipe Andrew no Reino Unido incomoda a equipe de jornalismo, que tenta persuadi-lo a dar uma entrevista. Enquanto obtém autorização para fazer a entrevista, a equipe de jornalismo mergulha nas informações que a Família Real não gostaria que fossem divulgadas sobre as jovens que faziam parte do esquema de tráfico sexual e as vezes em que príncipe Andrew estava no avião particular de Epstein. O filme foca mais na equipe de jornalismo do

Resenha: Caçadores de Demônios – Ademir Pascale

Minha leitura da semana foi o livro Caçadores de Demônios, do escritor Ademir Pascale, de 116 páginas, publicado em 2014, pela Editora Draco. Por se tratar de uma temática que eu adoro, fiquei muito ansioso antes de ler. Ao longo das páginas, me alegrou saber que o autor não decepciona e consegue nos envolver neste universo de fantasia.
A linda capa do livro Caçadores de Demônios.

Estamos acostumados a consumir narrativas sobre criaturas demoníacas, caçadores e apocalipses em diversos formatos (Livros, Filmes e Seriados), mas grande parte deles se passa em outros países, como Estados Unidos e México, por exemplo, talvez por serem os locais de origens de seus escritores e roteiristas. Ademir Pascale, no entanto, proporciona a experiência de viajar pela sua história em terras brasileiras, já que a história se passa em São Paulo.

“Quando o mal decide pelo extermínio da humanidade, desconfie de tudo e de todos”.

O ano da narrativa se passa em 2013 e é narrado em terceira pessoa. O protagonista do romance de fantasia é o caçador de demônios Rafael Monte Cerquillo. Enquanto lia o livro, não pude deixar de pensar em John Constantine, talvez por ambos personagens terem personalidades fortes e serem heróis imperfeitos, com seus próprios conflitos internos e falhas, deixando de lado aquela aura de mocinho salvador e romântico que, às vezes, se torna irritante.

É interessante observar como a capital paulista caiu muito bem como cenário de Caçadores de Demônios. Deixando de lado a discussão de que muitos escritores nacionais costumam ambientar suas narrativas em outros países, afinal, quando se trata de ficção, o autor não tem nenhuma obrigatoriedade de ser nacionalista ou regionalista, embora seja fundamental que ele ao menos conheça o lugar o suficiente para não falhar nas descrições, Ademir Pascale acertou em cheio na escolha.

“Demônios são ardilosos. E aquele é durão”.

Imagine a cidade de São Paulo repleta de assassinatos, brigas e confusões. Tudo bem, não é tão difícil assim de visualizar, já que basta uma rápida olhada nos noticiários para ver o alto índice de criminalidade e violência. Porém, o que a narrativa fantástica propõe é que muitos destes acontecimentos estão relacionados a vinda de demônios para a Terra e uma tentativa de destruir a humanidade.


Desde a primeira até a última página, o leitor se vê dentro da capital paulista repleta de demônios, as cenas de ação e de terror (para aqueles que são medrosos) são garantidas e bem escritas por Ademir Pascale de forma gráfica. Geralmente, quando estou envolvido numa leitura, fico tão focado nas entrelinhas dos personagens, seus sentimentos e pensamentos que tenho um pouco de dificuldades para imaginar de forma clara os movimentos dos personagens. Com Caçadores de Demônios, era como se um filme se passava em minha cabeça, e eu podia ver cada um dos personagens se movimentando em câmera lenta. Foi uma ótima experiência!

A trama principal do livro é a libertação de um dos demônios mais poderosos do inferno, Lilith, e a destruição da raça humana. Além de continuar suas caçadas habituais destas criaturas diabólicas, já que esta é a missão de Rafael, ele percebe que as coisas começam a ficar fora de controle. São Paulo se torna um daqueles cenários apocalípticos, embora não sejam mostrados, outros países também são influenciados pelos ataques.

“Ele caminha sem olhar para trás. Segue a pé rumo à sua residência; um quarto vagabundo com um banheiro que mal cabe uma pessoa, num quintal com mais seis quartos. Um cortiço. Seus vizinhos são viciados, ladrões e prostitutas. O aluguel é barato e ninguém jamais desconfiaria que ali reside um caçador de demônios, ou pelo menos ele acredita nisso. Gosta deste lugar. Sente-se em casa. E de qualquer maneira deve ser melhor do que o inferno. Ou pelo um pouco melhor”.

Sem querer estragar a surpresa do leitor, pretendo não dar mais detalhes da narrativa. Rafael encontra aliados incomuns e bem suspeitos. Como bom amante de filmes de terror, apesar de vibrar com as vitórias do protagonista, também adorei ver o circo pegando fogo! Gosto muito de como os personagens principais são redondos e voláteis e nos proporcionam um bom entretenimento e surpresas, de como o autor imprimiu uma dose de realismo nas reações dos personagens planos diante dos acontecimentos.

Apesar de o universo fictício ser o mesmo de O Desejo de Lilith, outro livro de Ademir Pascale, o leitor não encontra dificuldades de compreensão caso ainda não tenha lido. Depois de concluir a leitura de Caçadores de Demônios, fiquei com aquela sensação de ‘quero mais, por favor!’. Pois assim como o escritor, eu também gosto de Edgar Allan Poe, Stephen King e por aí vai... E é possível sentir a influência deles em sua escrita. Seria muito bacana se o livro fosse adaptado para a televisão, principalmente com o espaço que as fantasias sombrias têm ganhado nos seriados e filmes, conquistado os telespectadores. Por um Brasil com mais narrativas de terror! O medo e a resolução de conflitos – enfrentar aquilo que nos assusta – são poderosos elementos catárticos.
Páginas pretas de Caçadores de Demônios. Belo projeto gráfico!

Caçadores de Demônios saiu da gráfica em janeiro de 2015. Além do conteúdo (projeto editorial), o projeto gráfico do livro é muito bonito. A ilustração de capa é de Hugo Maximo e traz três dos personagens principais, o papel escolhido (pólen bold) torna a leitura mais agradável, com destaque para as páginas pretas iniciais em cada um dos capítulos. A extensão da narrativa é na medida certa e aumenta a expectativa para que o autor divulgue mais histórias deste universo, se focando nos pontos de vista dos outros personagens.


Sobre o autor – Ademir Pascale é paulista, escritor e ativista cultural. Participou em mais de 40 livros, sendo um dos mais recentes Nouvelles du Brésil, publicado na França pela Editora Reflets d’Ailleurs. Publicou pela Editora Draco O Desejo de Lilith, do mesmo universo em que se passa Caçadores de Demônios. Fã número um de Edgar Allan Poe, adora pizza, séries de TV e HQs. Seu blog é O Desejo de Lilith: http://odesejodelilith.blogspot.com.br/

Leia: entrevista com escritor Ademir Pascale!

Caçadores de Demônios pode ser comprado no site da Editora Draco. Para ficar por dentro das novidades do escritor, conheça sua página no Facebook: https://www.facebook.com/ademir.pascale
*PS: Quero deixar o meu agradecimento ao Ademir Pascale e Lenir Alves pelo contato e oportunidade de resenhar o livro Caçadores de Demônios para os leitores do Blog do Ben Oliveira! Lembrando: Independente do livro ser comprado ou enviado pelo autor, tento ser o mais sincero possível. Acesse: Lista completa de resenhas de livros publicadas no blog.

Comentários

  1. Ben, simplesmente obrigada pela resenha! Depois de passar por alguns blogs com informações insuficientes, finalmente cheguei ao seu e poxa, parabéns! Estive procurando por resenhas tanto de Caçadores de Demônios quanto do Desejo de Lilith, já que ando interessada nesses livros! Valeu mesmo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Dany! Que maravilha o seu comentário. Fico feliz que a resenha do livro publicada no blog tenha te ajudado. Caçadores de Demônios é show. Ainda não li O Desejo de Lilith, um dia quem sabe... Gosto muito de livros de fantasia com uma pegada de terror.
      Obrigado pela sua visita. Volte sempre!
      Beijos

      Excluir
  2. Eu adoro o catálogo da Draco, já li alguns e quero mais!
    Ajuda muito o fato de que adoro: brasileiros e fantasia rsrsrsrsrsrsrrs
    Estou no projeto #12mesesdepoe e tudo relacionado ao mestre me enlouquece!
    Pela capa eu achava que ele era mais adolescente que adulto, não me pergunte o porquê kkkkkkkkkkkkkk! Mas sua resenha esclareceu bastante e me deixou louca para ler.
    A Draco vai me falir!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se quiser ver minha resenha de Janeiro para o Desafio 12 meses de Poe só visitar: http://blogmundodetinta.blogspot.com/2016/01/off-topic-de-tinta-12-meses-de-poe.html

      Excluir
    2. Oi, Agatha! Pode deixar que vou visitar o seu blog, sim! Adoro Edgar Allan Poe ♥
      Caçadores de Demônios é uma delícia de ler. Acho que se você gosta de Constantine, vai se divertir bastante.
      Abraços. Obrigado pelo comentário e visita! ♥

      Excluir

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Volte sempre!

Mais lidas da semana