Pular para o conteúdo principal

Destaques

Recomeçar

Era quando as energias estavam esgotadas que se lembrava da importância de aproveitar os bons momentos. De um instante para o outro, o humor já estava diferente e não havia muito o que pudesse fazer. Aprendera com as experiências passadas que esses acontecimentos poderiam ser passageiros e logo estaria de volta a quem realmente era. Escrevia para se lembrar de que não era a primeira nem a segunda vez que passava por aquilo. Escrevia para se lembrar de que tudo poderia ficar bem. Escrevia. Os dias pareciam mais longos. Deveria estar dormindo, mas acabara escrevendo. Precisava se escavaziar das memórias e emoções. Precisava encontrar novas significações. Precisava se esquecer dos traumas dos episódios e criar novas memórias. Ia, então, se esquecendo dia após dia... Ia se dando a oportunidade de deixar o passado para trás e não se prender nele. Ia aceitando que aprendera algumas coisas tarde demais, mas sempre haveria espaço para recomeçar. Ia se deixando vibrar no momento presente, solta...

Lançamento: Livro de contos 11 de Março – João Paulo Hergesel

O escritor João Paulo Hergesel lança em Alumínio (SP), no 11 de março, o seu livro de contos “11 de Março”, publicado pela Editora Penalux. O evento está marcado para acontecer a partir das 19h, na Câmara Municipal de Alumínio.
11 de Março é o sexto livro do escritor João Paulo Hergesel. Foto: Divulgação / Editora Penalux.

Sobre o livro 11 de Março: 

O mundo é cruel. Se determinado ser ou situação não se enquadra nos padrões éticos e estéticos impostos pela sociedade, surge a rejeição. Com a Literatura, também é assim: torna-se preciso amordaçar a criatividade para que os críticos aceitem engolir a logorreia vomitada pelo autor. Sim, até para vomitar, a beleza é necessária.

Mas nem tudo que é belo é confortável. Este é justamente o propósito da arte: provocar desconforto. 11 de março, portanto, reúne contos assim: perturbadores. Contos negligenciados. Contos que, por não respeitarem o aroma primaveril do jardim de borboletas, não puderam sequer concorrer a alguns prêmios literários.

A única instrução válida para apreciar a obra é que o leitor se prepare para sofrer: chorar, orar, sentir dó, dor, dormir e ter pesadelos com casos de terrorismo, maus tratos, abuso sexual, canibalismo e outros temas que não se preocupam com a política do bom cidadão. Mas o sofrimento temporário até vale a pena, já que a vida também é temporária – e, quando menos se espera, todos estão descansando em paz.

Sobre o autor – João Paulo Hergesel é um escritor sorocabano – radicado em Alumínio, SP – nascido em 25 de julho de 1992. Mestre em Comunicação e Cultura e licenciado em Letras pela Universidade de Sorocaba, dedica-se à produção literária e à pesquisa na área de Narrativas Midiáticas, com enfoque no estudo do estilo. Autor de livros infantojuvenis e com participações em diversas antologias, coleciona dezenas de prêmios literários, nacionais e internacionais. Mais informações em http://www.jogodepalavras.com.

Convite: 

LANÇAMENTO – 11 de março de 2015, às 19 horas, na Câmara Municipal de Alumínio.
(Rua Hamilton Moratti, 10 – Vila Santa Luzia – Alumínio, SP)

AUTÓGRAFOS – 13 de março de 2015, às 20 horas, na Uniso – câmpus Trujillo.
(Avenida General Osório, 35 – Vila Trujillo – Sorocaba, SP)

Outras obras do autor:
Um perfume chamado Dri (Editora Dubolsinho, 2014) — lançamento previsto para maio/2015;
Um gato caolho do rabo comprido (Jogo de Palavras, 2013);
Estilística cibernética (Editora Penalux, 2013);
Anilina, Ziguezague e Désirée (Editora Patuá, 2011);
20 Contar (e-book, Editora Virtual Libri, 2008).

João Paulo Hergesel está sorteando um exemplar do livro 11 de Março na página do Facebook do livro: https://www.facebook.com/pages/11-de-março/

Em breve, o livro estará disponível no site da Editora Penalux

Mais lidas da semana