Pular para o conteúdo principal

Destaques

Scoop: Jornalistas da BBC e uma entrevista polêmica com príncipe Andrew

Quando um escândalo internacional envolvendo a Família Real estoura, uma jornalista tenta ser a primeira a conseguir uma resposta do príncipe Andrew para a BBC. Scoop é um filme de 2024 sem grandes surpresas para quem acompanhou a cobertura midiática da época, que mostra a importância do jornalismo não se silenciar quando se faz relevante. Um caso que havia sido noticiado há nove anos sobre a amizade de Andrew e Jeffrey Epstein estoura com a prisão do milionário e suicídio. Enquanto jornais de diferentes partes do mundo fizeram cobertura, o silêncio de príncipe Andrew no Reino Unido incomoda a equipe de jornalismo, que tenta persuadi-lo a dar uma entrevista. Enquanto obtém autorização para fazer a entrevista, a equipe de jornalismo mergulha nas informações que a Família Real não gostaria que fossem divulgadas sobre as jovens que faziam parte do esquema de tráfico sexual e as vezes em que príncipe Andrew estava no avião particular de Epstein. O filme foca mais na equipe de jornalismo do

Lançamento: Pretérito Imperfeito – Gustavo Araujo

Um dos lançamentos da Caligo Editora para este semestre é o livro Pretérito Imperfeito, do escritor Gustavo Araujo. O romance foi inspirado no conto A Menina na Floresta, escrito pelo autor, em 2009, e publicado na comunidade Contos Fantásticos, do antigo Orkut.


Segundo Gustavo Araujo numa entrevista concedida a jornalista e escritora Thaís Lemes Pereira, publicada no blog da Caligo Editora, a história se passa na cidade fictícia de Porto Esperança e se centra em três personagens: Toninho, Cecília e Pedro Vieira. Gustavo descreve seu romance como uma história de amor, desde a primeira descoberta até o amor pela literatura e escrita.

O livro já está em fase de impressão. A previsão é de que as vendas comecem em março. O romance deve ser vendido na livraria virtual da Caligo Editora. Assim que tiver informações sobre o lançamento, divulgo aqui no blog.

Sinopse – Pretérito Imperfeito é uma história sobre Toninho, um garoto de treze anos e de natureza singular, que prefere passar os dias observando passarinhos e refugiando-se, solitário, na clareira de um bosque nos limites da cidade.

Também é sobre os dilemas de Cecília, uma menina inteligente que adora ler e escrever e que, ao lado da mãe, está confinada em sua própria casa, refém das atividades misteriosas em que seu pai está envolvido.

Por fim, é a história de Pedro Vieira, pai de Toninho, desde a infância em um sítio no Rio Grande do Sul, até a paternidade tardia, redentora, talvez, de um passado que ele prefere deixar escondido em uma caixa no alto do armário.

Pretérito Imperfeito entrelaça essas três realidades distorcendo tempo e espaço falando de amor. Do amor sofrido pela primeira vez. Do amor por livros e por escrever. Do amor entre pais e filhos. De redenção, de segundas chances. De reescrever o final da própria história.

Confira o texto da contracapa do livro Pretérito Imperfeito, escrito por Diogo Bernadelli:

“Gustavo Araujo procura, com êxito, combinar numa só pancada a sobriedade do realismo barretiano com a habilidosa e visionária com vocação dos autores contemporâneos. Em meio a isso tudo, Toninho, o menino de gênio doce, conduz o leitor pelas memórias mais ternas da infância. Que cheiram a café melado e pão com manteiga, com textura de muro áspero que esfola o joelho, deliciosas como o primeiro amor. E do tamanho da dor – a mais pura e sincera dor.

Pretérito Imperfeito é a prova de que a alma dos clássicos não envelhece.

Algo grande renasce com este livro: e a literatura atual precisa saber o que é”.

Assista ao Book Trailer de Pretérito Imperfeito divulgado na fan page do livro:



Para ficar por dentro do livro, curta sua página no Facebook: https://www.facebook.com/preterito.imperfeito.livro

O livro já está cadastrado no Skoob.

Fique por dentro das novidades da Caligo Editora, parceira do Blog do Ben Oliveira. Curta: https://www.facebook.com/CaligoEditora e https://www.facebook.com/BlogDoBenOliveira  

Comentários

Mais lidas da semana