Pular para o conteúdo principal

Destaques

Sem talvez

Não havia talvez quando se tratava de pôr a própria saúde mental em primeiro lugar, especialmente quando o outro a estava negligenciando. Não havia talvez para continuar sustentando um relacionamento que não ia para frente, no qual o outro se negava a se responsabilizar e se colocava constantemente no papel de vítima. Não havia talvez quando você havia se transformado em uma espécie de terapeuta que tinha que ficar ouvindo reclamações e problemas constantes, se sentindo completamente drenado após cada interação. Já não havia espaço para o talvez. Talvez as coisas seriam diferentes se o outro tivesse o mesmo cuidado com a saúde mental que você tem. Talvez a fase ruim iria passar um dia. Talvez a pessoa ia parar de se pôr como vítima e começar a se responsabilizar. Eram muitos talvez que não tinha mais paciência para esperar. Então, não, já havia aguentado mais do que o suficiente. Não era responsável por lidar com os problemas do outro. Não era responsável por tentar levar leveza diante...

Parceria com o autor Alexandre Loch

Dando continuidade à divulgação dos novos autores parceiros do Blog do Ben Oliveira, apresento a vocês o médico psiquiatra e filósofo Alexandre A. Loch, autor do livro Bile Negra, publicado em 2014, pelo selo Talentos da Literatura Brasileira, da Editora Novo Século.


Procurando melhor entender as angústias do ser humano, Alexandre Loch realizou diversos cursos, em psicanálise e formou-se também psicodramatista. Atualmente atende em seu consultório e também trabalha no Hospital das Clínicas, onde coordena a enfermaria de Ansiedade e Depressão e o Grupo de Psicoses.

Leitor de grandes obras da literatura mundial desde sua infância e grande interessado em compreender melhor a natureza do home, traz em Bile Negra uma tentativa de colocar em palavras as diversas formas nas quais a angústia humana se manifesta. Tenta unir arte, conhecimento técnico e vivência pessoal por meio do papel e da caneta. Site do autor Alexandre Loch: http://www.alexandreloch.com.br/

Sobre o livro Bile Negra – Ao contar a história de Iago, um jovem recém-chegado à cidade grande, o livro expõe as questões existenciais de alguém se digladiando com seus próprios vazios. Sob a perspectiva de sessões de terapia, o personagem aos poucos vai expondo suas entranhas repletas de conflitos e emoções em ebulição.

A narrativa conduz o leitor aos cantos mais sombrios da alma, explorando-o através de diversos personagens que aparecem erraticamente na cidade ao longo da trama, na medida que se encontram com protagonista.

Bile Negra é uma grande sessão de terapia; convida o leitor à reflexão pessoal e partilha as questões existenciais às quais estamos submetidos devido à sociedade na qual vivemos.

Já estou ansioso para começar a ler Bile Negra! A resenha do livro deve ser publicada durante este mês no blog.

Para quem ficou interessado, o livro está cadastrado no Skoob. Bile Negra pode ser comprado no site das Americanas e na Livraria Saraiva.

Comentários

Mais lidas da semana