Pular para o conteúdo principal

Destaques

Scoop: Jornalistas da BBC e uma entrevista polêmica com príncipe Andrew

Quando um escândalo internacional envolvendo a Família Real estoura, uma jornalista tenta ser a primeira a conseguir uma resposta do príncipe Andrew para a BBC. Scoop é um filme de 2024 sem grandes surpresas para quem acompanhou a cobertura midiática da época, que mostra a importância do jornalismo não se silenciar quando se faz relevante. Um caso que havia sido noticiado há nove anos sobre a amizade de Andrew e Jeffrey Epstein estoura com a prisão do milionário e suicídio. Enquanto jornais de diferentes partes do mundo fizeram cobertura, o silêncio de príncipe Andrew no Reino Unido incomoda a equipe de jornalismo, que tenta persuadi-lo a dar uma entrevista. Enquanto obtém autorização para fazer a entrevista, a equipe de jornalismo mergulha nas informações que a Família Real não gostaria que fossem divulgadas sobre as jovens que faziam parte do esquema de tráfico sexual e as vezes em que príncipe Andrew estava no avião particular de Epstein. O filme foca mais na equipe de jornalismo do

Resenha: Anelisa Sangrava Flores – Anderson Henrique

Anelisa Sangrava Flores é o título do livro de contos fantásticos, do escritor Anderson Henrique, de 126 páginas, publicado em 2014, pela Editora Penalux. Começando pela sua capa sugestiva e pelo texto do prefácio, o leitor já sabe o que o aguarda, narrativas que cruzam a linha entre o real e a fantasia!


O livro traz 13 contos de fantasia, mas os textos não se limitam às criaturas de outro mundo e aos elementos maravilhosos. Anderson Henrique consegue mesclar bem diferentes temáticas, deixando explícita sua paixão pela arte de contar histórias e o zelo com a linguagem. Outro ponto interessante no livro é a caracterização das personagens femininas, e como elas são marcantes, como Anelisa, Marialice, Estela, Bárbara, Ana Paula e Carolina.

O primeiro conto do livro é intitulado Gigante, na qual o leitor tem um primeiro contato direto com o universo fictício desenvolvido por Anderson Henrique. Nesta história, conhecemos Jurandir, e logo nas primeiras linhas sabemos que ele tinha características peculiares, como olhos grandes e mãos desproporcionais ao corpo. Embora o nome da narrativa entregue um pouco sobre o personagem principal, é o desenvolvimento da trama que nos impressiona!

Desde as páginas iniciais, percebe-se a força da metamorfose, transformação esta que acontece a alguns personagens, literalmente, e podem ser sentidos através da leitura. A boa literatura não somente entretém, mas também proporciona a vivência na pele dos personagens, expande horizontes e como uma viagem, a pessoa que éramos antes não é a mesma que voltou.

Por ter o mesmo título do livro, antes mesmo de ler o segundo conto, Anelisa Sangrava Flores, desenvolvemos uma forte expectativa. Pela capa, temos noção do que vem pela frente, mas somos surpreendidos. A narrativa apresenta Anelisa, uma garota tão ligada à natureza que possui um dom misterioso e encantador. Quando o seu sangue entra em contato com a terra, flores começam a nascer. O conflito final nos dá uma bela dose de reflexão, com suas metáforas e contrastes entre dor e alegria, morte e esperança.

“Seu dom era também uma angústia com a qual a jovem teve de aprender a conviver. Esses cuidados poderiam ser um tomento se não estivesse tão à vontade com aquilo que a fazia única e peculiar. Compreendeu cedo que cada ferida abriga uma dádivda: a dor encerra em si uma alegria futura”. – trecho do conto Anelisa Sangrava Flores.

Uma Noite, Uma Década é o terceiro conto do livro. Anderson Henrique nos proporciona uma dose de romantismo e nostalgia com os personagens principais, Marialice e Eduardo. Os efeitos do tempo sobre o amor, a entrega e o abandono, a jovialidade e a velhice. Um encontro prazeroso entre os dois, um hotel, o poder dos desejos e das palavras.

“Há noites que sintetizam anos, e anos que rastejam ao encontro de uma única noite” – trecho do conto Uma Noite, Uma Década

Estela e Carolina, Scarlet e Jordana são, respectivamente, o quarto e quinto contos. A sedução das mulheres, as transformações das personagens, a influência dos sonhos, a idealização, o estranhamento. Outra marca das narrativas do Anderson presentes na obra é esta brincadeira entre realidade e fantasia, além de trazer uma crítica ao que é considerado normal e ao que foge à regra diante dos olhos da sociedade.

A previsão de José Pasqual tem como protagonista um homem que tem uma certeza: o fim do mundo está próximo. Todas suas ações acontecem em torno desta premissa. O que mais gostei no conto é de sua loucura, pois tenho predileção por personagens neuróticos. É interessante essa relação entre o protagonista e as pessoas que acreditam no mesmo. Perdi a conta de quantas vezes já ouvi a expressão “É o fim do mundo” e de como ano após ano, muitas pessoas se preparam para o apocalipse.

Assim como todo livro de contos, algumas narrativas são mais prazerosas do que outras. Pescaria noturna foi a história que me agradou menos, sobre Pedro, um pescador que é agraciado com uma surpresa. Embora seja bem elaborada, não houve uma afinidade forte com os personagens. Por outro lado, dificilmente um autor consegue prender a atenção do leitor e agradar com todas suas produções, mas as outras 12 narrativas me cativaram!

Quadro meu, moldura sua narra a história de Bárbara, uma artista fascinante e passional. Foi um dos contos mais marcantes. Gosto deste diálogo entre a literatura e a pintura. Desde os primeiros parágrafos até o último, Anderson Henrique nos conduz por essa viagem, com uma boa dose de metalinguagem.

“Bárbara pintava nua. Despia-se da roupa, das preocupações, do aluguel atrasado, e pintava o tempo que fosse necessário para finalizar sua arte”. – trecho do conto Quadro Meu, Moldura Sua.

A transição tem uma pegada de ficção científica e aborda uma viagem espacial e vida extraterrestre. Foi uma surpresa gostosa encontrar esta narrativa dividindo espaço com outros contos de fantasia urbana.

Os muitos verões de Ana Paula e O beijo trazem histórias românticas. No primeiro, é possível sentir como se estivéssemos observando Anderson digitar o conto, pois as palavras são bem medidas e pontuadas, tal como o som das teclas batendo, e há um diálogo com as outras narrativas presentes no livro. No segundo, há uma personagem misteriosa que beija um estranho, nos levando a perguntar várias coisas. As reviravoltas e o clímax são emocionantes!

“A cabeça de um homem apaixonado é um pomar de interrogações. Você pode deixar as frutas penduradas até que amadureçam, mas ainda assim, com o tempo, caem e acabam atingindo sua cabeça” – trecho do conto O Beijo.

Recortes da Eternidade e Um pouco acima do chão são os dois últimos contos. Criaturas fantásticas mostram que também podem se apaixonar, assim com os outros personagens mostram suas imprevisibilidades. A originalidade de Anderson ao contar histórias com esses seres e o final inesperado são aditivos. Um pouco acima do chão foi boa escolha para finalizar o livro e deixar aquele gostinho de missão cumprida e quero mais no leitor. O escritor equilibra a literatura arte, mas sem deixar de envolver o leitor e se tornar fonte de entretenimento.


Sobre o autor – Anderson Henrique nasceu no Rio de Janeiro, Capital, em 1982. É formado em Letras - Literaturas de Língua Portuguesa. Alguns de seus textos foram premiados em concursos literários nacionais. Publicou nos livros Dramas Urbanos, pela editora Monte Castelo, Dimensões.br pela editora Andross, Grimoire dos Vampiros e Ufo - Contos não identificados pela editora Literata. Anelisa Sangrava Flores é seu primeiro livro solo. Para mais informações, conheça o blog do autor: http://anelisasangravaflores.blogspot.com.br.

Bom, é isso. Resenhar livros de contos não é fácil, mas espero que tenham gostado! Valorize a literatura nacional e dê uma força para a nova safra de autores brasileiros. Anelisa Sangrava Flores pode ser comprado em formato impresso no site da Editora Penalux e em eBook na Amazon

Bônus: Imagem com o trecho do livro que criei para divulgar a resenha! 


Comentários

  1. Fico muito feliz com esse fluxo constante de publicações no gênero fantasia. É um terreno fértil com leitores aficcionados e quem se aventura nessa área corre o "risco" de ganhar um público fiel. Fantasia e romantismo dão uma bela mistura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ronaldo! Concordo contigo. O romantismo quando bem escrito, fugindo dos clichês, misturado à fantasia, dá um belo resultado. Torço para que o público-leitor saiba valorizar esta nova safra de autores brasileiros. Precisamos dar uma oxigenada no mercado nacional de livros.
      Abraços

      Excluir

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Volte sempre!

Mais lidas da semana