Pular para o conteúdo principal

Destaques

Scoop: Jornalistas da BBC e uma entrevista polêmica com príncipe Andrew

Quando um escândalo internacional envolvendo a Família Real estoura, uma jornalista tenta ser a primeira a conseguir uma resposta do príncipe Andrew para a BBC. Scoop é um filme de 2024 sem grandes surpresas para quem acompanhou a cobertura midiática da época, que mostra a importância do jornalismo não se silenciar quando se faz relevante. Um caso que havia sido noticiado há nove anos sobre a amizade de Andrew e Jeffrey Epstein estoura com a prisão do milionário e suicídio. Enquanto jornais de diferentes partes do mundo fizeram cobertura, o silêncio de príncipe Andrew no Reino Unido incomoda a equipe de jornalismo, que tenta persuadi-lo a dar uma entrevista. Enquanto obtém autorização para fazer a entrevista, a equipe de jornalismo mergulha nas informações que a Família Real não gostaria que fossem divulgadas sobre as jovens que faziam parte do esquema de tráfico sexual e as vezes em que príncipe Andrew estava no avião particular de Epstein. O filme foca mais na equipe de jornalismo do

Resenha: Para Ser Escritor – Charles Kiefer

O livro Para Ser Escritor, de Charles Kiefer, de 160 páginas, publicado pela Editora LeYa, em 2010, traz algumas orientações para o leitor que tem interesse em aprender mais sobre o processo de criação literária. O autor compartilha sua experiência de mais de 25 anos como professor de Oficinas Literárias.

Charles Kiefer dedicou o livro aos seus alunos. Para Ser Escritor traz vários textos que abordam uma série de assuntos do processo criativo do escritor, desde a solidão do ofício, na qual são elaboradas as ideias e os rabiscos começam a ganhar forma, até suas metamorfoses – leitor, crítico, autor.

"Um escritor somente é escritor quando menos é escritor, no instante mesmo em que tenta ser escritor e escreve" – Charles Kiefer

O escritor e Professor de Escrita Criativa comenta sobre como da mesma maneira que o conto moderno apresentou um estilo mais veloz, a internet também proporciona uma transformação das narrativas, já que segundo Charles Kiefer, a literatura se espelha no mundo. Então, ele fez análises sobre como os blogs se tornaram ferramentas de publicação e de expressão, podendo servir como uma ótima forma de treino ao futuro escritor profissional e também de publicação – como já vemos acontecendo, alguns blogueiros que reúnem suas crônicas em livros.

Sobre as oficinas literárias, Charles descreve algumas situações que o incomodam, como a tentativa de alguns alunos de homogeneizarem suas escritas, a dificuldade de aceitação de críticas, a narrativa estruturada e sem vida, entre outras.

Para quem gosta de contos, o autor tece comentários sobre o gênero literário e dá ao leitor uma luz sobre a diferença entre essas narrativas curtas de ficção e as crônicas, sendo que a segunda está mais pautada na documentação da realidade e a primeira proporciona a criação de outro mundo, ainda que haja verossimilhança.

Entre os textos interessantes disponíveis no livro, dois me cativaram mais. O primeiro é intitulado A Má Literatura, na qual Charles Kiefer cita 8 características que estão presentes nas obras ficcionais mal construídas, como os personagens estereotipados  e os diálogos artificiais. O segundo se chama Quatro Mundos da Criação, no qual ele descreve quais seriam esses lugares ou etapas pelas quais os escritores passam, desde o primeiro contato com a ideia indefinida até sua concretização.

São tantos assuntos abordados, ainda que as extensões dos textos variem, até os mais curtos trazem informações valiosas. Ao mesmo tempo em que Charles Kiefer compartilha suas experiências que teve com seus alunos, ele acaba revelando algumas de suas particularidades, como sua preferência por lançamentos em livrarias, sua visão sobre os concursos literários, suas obsessões e por aí vai...

Nunca tive a oportunidade de fazer nenhum curso de criação literária com Charles Kiefer e também ainda não li suas obras de ficção, mas depois de ler o seu livro Para Ser Escritor, difícil é não se animar para aprender mais sobre a escrita. Uma leitura leva a várias outras e tão gostoso quanto se envolver com narrativas ou ler livros técnicos e teóricos sobre a escrita, é adquirir este conhecimento de maneira mais palpável e humana. Quando se é novato no mundo da escrita e um escritor veterano, premiado e que dá aulas sobre produção de textos está disposto a ensinar, não há como recusar. Recomendo a leitura!

Sobre o autor – Charles Kiefer nasceu em Três de Maio (RS), em 05 de novembro de 1958. Estreou na ficção, em 1982, com Caminhando Na Chuva. Ganhador três vezes do Prêmio Jabuti, em 1985, com a novela O Pêndulo do Relógio, em 1993, com o livro de contos Um Outro Olhar e em 1996, com Antologia Pessoal, entre outras premiações. Tem mais de 30 livros publicados no Brasil, na França e em Portugal, entre as editoras que o publicam no Brasil estão Ática, Record e LeYa.  Charles Kiefer é professor de Escrita Criativa, Produção de Textos Poéticos, Oficina de Criação Literária e Conto Brasileiro: Teoria e Prática, na PUCRS, e orientador de oficinas literárias particulares.

Para Ser Escritor pode ser comprado no site do Submarino, Livraria da Folha e Amazon (eBook).

Comentários

Mais lidas da semana