Pular para o conteúdo principal

Destaques

Scoop: Jornalistas da BBC e uma entrevista polêmica com príncipe Andrew

Quando um escândalo internacional envolvendo a Família Real estoura, uma jornalista tenta ser a primeira a conseguir uma resposta do príncipe Andrew para a BBC. Scoop é um filme de 2024 sem grandes surpresas para quem acompanhou a cobertura midiática da época, que mostra a importância do jornalismo não se silenciar quando se faz relevante. Um caso que havia sido noticiado há nove anos sobre a amizade de Andrew e Jeffrey Epstein estoura com a prisão do milionário e suicídio. Enquanto jornais de diferentes partes do mundo fizeram cobertura, o silêncio de príncipe Andrew no Reino Unido incomoda a equipe de jornalismo, que tenta persuadi-lo a dar uma entrevista. Enquanto obtém autorização para fazer a entrevista, a equipe de jornalismo mergulha nas informações que a Família Real não gostaria que fossem divulgadas sobre as jovens que faziam parte do esquema de tráfico sexual e as vezes em que príncipe Andrew estava no avião particular de Epstein. O filme foca mais na equipe de jornalismo do

Skoob: Rede Social lança meta para leitores brasileiros de mais de 700 mil livros

Após o Skoob atualizar sua interface e lançar aplicativo para iPhone, a novidade da maior rede social brasileira voltada para leitores é a Meta de Leitura 2015. O desafio é que os usuários participantes leiam um total de 713.763 livros, o equivalente a 252.161.316 páginas.


Como funciona a Meta de Leitura do Skoob?

O usuário da rede social deve marcar com a função de Meta de Leitura os livros que deseja ler durante 2015. Como recompensa, a cada 250 páginas lidas, o leitor ganha uma medalha. Outra funcionalidade é o cálculo de livros lidos, páginas lidas e o ritmo (quantas páginas lidas por dia).

Até o momento, são mais de 55 mil usuários do Skoob participando da Meta de Leitura 2015 e um total de 79.565 livros (11% do total). Além de poder conferir seu próprio ritmo, também é possível ver as informações de seus amigos.

Assim que a meta for alcançada, os usuários que participaram do desafio ganharão a medalha com a coruja (símbolo do Skoob) em seus perfis – algo que outras mídias sociais costumavam fazer para recompensar seus usuários, como Foursquare e a extinta GetGlue (TVTag).

A ideia é uma ótima forma de incentivar a leitura e abusar das outras funcionalidades do Skoob. Eu, por exemplo, costumo usar mais as opções de marcar “Estou lendo” e “Lido”, além do “Tenho”. Dificilmente usava o botão de Meta de Leitura.

Outro ponto interessante neste desafio lançado pelo Skoob é para avaliar quantos livros os brasileiros estão lendo.

Já faz 4 anos desde que foi realizada a 3ª edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil e os números não foram animadores. A publicação do Instituto Pró-Livro não só apontou que o brasileiro continua lendo pouco, como registrou o baixo interesse  pelos livros de ficção, tanto pelos jovens quanto por adultos, até mesmo professores, sendo que a maioria dos livros lidos era de autoajuda ou religioso.

Com a difusão dos eBooks e investimento em feiras de livros e demais eventos literários, creio que se realizassem uma nova pesquisa alguns resultados seriam diferentes. Através das informações divulgadas pelo Skoob, por exemplo, é possível ver a força dos best-sellers de ficção: as sagas Harry Potter, Crepúsculo, Percy Jackson e a trilogia O Senhor dos Anéis + O Hobbit, além das distopias contemporâneas como as trilogias de Jogos Vorazes e Divergente e os livros de romance do Nicholas Sparks.

Esses dados podem ser interessantes não só para as editoras, ajudando na criação de estratégias para movimentar o mercado de livros do Brasil, mas também para os autores nacionais que podem ficar por dentro do que os brasileiros estão gostando de ler e interagir com eles. Estou curioso para saber quais informações serão divulgadas quando a meta for alcançada.

Entre as novas alterações do Skoob, agora o leitor também encontra ofertas de livros de sites como Amazon, Lojas Americanas, Submarino e Livraria Cultura. A rede mostra os preços, facilitando na hora de descobrir em qual dos quatro comércios eletrônicos os livros estão mais em conta.

Quer acompanhar minhas leituras? Me adiciona ou siga no Skoob: http://www.skoob.com.br/usuario/270902-ben-oliveira

E você, já faz parte do Skoob? Para acompanhar a Meta de Leitura 2015, acesse: http://www.skoob.com.br/meta/ano/2015/ 

Comentários

  1. Respostas
    1. Oi, Gabi! É super simples... Basta marcar o livro como meta de leitura. Tem que ser algum livro que você leu ou vá ler durante 2015! Assim que você marcar, o sistema atualiza automaticamente e faz a contagem de páginas lidas / recompensas de medalhas virtuais do Skoob.

      Abraços

      Excluir
  2. Olá,gostaria de saber como faço pra salvar/registrar quantas paginas ja li.
    tipo assim,eu to lendo um livro que ta na minha meta de leitura e ja li umas 100 paginas,como faço pra registrar isso ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ester!
      Não tenho certeza se a ferramenta marca as páginas das leituras atuais na questão da "Meta de Leitura 2015", mas uma forma de você marcar a evolução da sua leitura e tecer comentários sobre o livro é clicando no botão de mais e ir até Histórico de Leitura. Espero ter ajudado.
      Abraços! E obrigado pela visita :-)

      Excluir
  3. Saudações,
    Infelizmente só tomei conhecimento dessa iniciativa agora.
    Esse ano eu já li 25 livros, mas não coloquei nenhuma meta.
    Acredito que não seja possível adicionar retroativamente não é?
    Grande abraço,
    Almir Albuquerque
    Panorâmica Social

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Almir! Ainda é possível, pois ele marca de acordo com o ano.
      Não daria certo se você já tivesse adicionado à sua estante do Skoob no ano passado e tentasse marcar como Meta de Leitura (fiz um teste com um livro que reli durante este ano, mas já estava marcado lá como 'lido').
      Espero ter ajudado.
      Abraço

      Excluir
    2. Olá Ben,
      Sim, ajudou bastante.
      Eu já ia fazer as modificações, mas encontrei o site em manutenção.
      Grande abraço.

      Excluir
    3. Obrigado por avisar. Já dei de cara umas cinco vezes com a tela de manutenção. Hahaha
      Abraço

      Excluir

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Volte sempre!

Mais lidas da semana