Pular para o conteúdo principal

Destaques

Para onde vão todas coisas que não dissemos?

Para onde vão todas coisas que não dissemos? Essa é uma pergunta que muitas pessoas se fazem. Algumas ficam presas dentro de nós. Outras conseguimos elaborar em um espaço seguro, como a terapia. Mas ignorar as coisas, muitas vezes pode ser pior. Fingir que as emoções não existem ou que as coisas que não aconteceram não faz elas desaparecerem. Quando um relacionamento chega ao fim, pouco importa quem se afastou de quem primeiro. Mas há quem se prende na ideia de que se afastou antes – em uma tentativa de controlar a narrativa, como se isso importasse. O fim significa que algo não estava funcionando e foi se desgastando ao longo do tempo. Nenhum fim acontece por mero acaso. Às vezes, quando somos levados ao limite, existem relações que não têm salvação – todos limites já foram cruzados e não há razão para impor limites, somente aceitar que o ciclo chegou ao fim. Isto não significa que você guarde algum rancor ou deseje mal para a pessoa, significa que você decidiu por sua saúde mental em...

Skoob: Rede Social lança meta para leitores brasileiros de mais de 700 mil livros

Após o Skoob atualizar sua interface e lançar aplicativo para iPhone, a novidade da maior rede social brasileira voltada para leitores é a Meta de Leitura 2015. O desafio é que os usuários participantes leiam um total de 713.763 livros, o equivalente a 252.161.316 páginas.


Como funciona a Meta de Leitura do Skoob?

O usuário da rede social deve marcar com a função de Meta de Leitura os livros que deseja ler durante 2015. Como recompensa, a cada 250 páginas lidas, o leitor ganha uma medalha. Outra funcionalidade é o cálculo de livros lidos, páginas lidas e o ritmo (quantas páginas lidas por dia).

Até o momento, são mais de 55 mil usuários do Skoob participando da Meta de Leitura 2015 e um total de 79.565 livros (11% do total). Além de poder conferir seu próprio ritmo, também é possível ver as informações de seus amigos.

Assim que a meta for alcançada, os usuários que participaram do desafio ganharão a medalha com a coruja (símbolo do Skoob) em seus perfis – algo que outras mídias sociais costumavam fazer para recompensar seus usuários, como Foursquare e a extinta GetGlue (TVTag).

A ideia é uma ótima forma de incentivar a leitura e abusar das outras funcionalidades do Skoob. Eu, por exemplo, costumo usar mais as opções de marcar “Estou lendo” e “Lido”, além do “Tenho”. Dificilmente usava o botão de Meta de Leitura.

Outro ponto interessante neste desafio lançado pelo Skoob é para avaliar quantos livros os brasileiros estão lendo.

Já faz 4 anos desde que foi realizada a 3ª edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil e os números não foram animadores. A publicação do Instituto Pró-Livro não só apontou que o brasileiro continua lendo pouco, como registrou o baixo interesse  pelos livros de ficção, tanto pelos jovens quanto por adultos, até mesmo professores, sendo que a maioria dos livros lidos era de autoajuda ou religioso.

Com a difusão dos eBooks e investimento em feiras de livros e demais eventos literários, creio que se realizassem uma nova pesquisa alguns resultados seriam diferentes. Através das informações divulgadas pelo Skoob, por exemplo, é possível ver a força dos best-sellers de ficção: as sagas Harry Potter, Crepúsculo, Percy Jackson e a trilogia O Senhor dos Anéis + O Hobbit, além das distopias contemporâneas como as trilogias de Jogos Vorazes e Divergente e os livros de romance do Nicholas Sparks.

Esses dados podem ser interessantes não só para as editoras, ajudando na criação de estratégias para movimentar o mercado de livros do Brasil, mas também para os autores nacionais que podem ficar por dentro do que os brasileiros estão gostando de ler e interagir com eles. Estou curioso para saber quais informações serão divulgadas quando a meta for alcançada.

Entre as novas alterações do Skoob, agora o leitor também encontra ofertas de livros de sites como Amazon, Lojas Americanas, Submarino e Livraria Cultura. A rede mostra os preços, facilitando na hora de descobrir em qual dos quatro comércios eletrônicos os livros estão mais em conta.

Quer acompanhar minhas leituras? Me adiciona ou siga no Skoob: http://www.skoob.com.br/usuario/270902-ben-oliveira

E você, já faz parte do Skoob? Para acompanhar a Meta de Leitura 2015, acesse: http://www.skoob.com.br/meta/ano/2015/ 

Mais lidas da semana